Resolução do Conselho de Ministros n.º 115/2019

ELIhttps://data.dre.pt/eli/resolconsmin/115/2019/07/18/p/dre
Data de publicação18 Julho 2019
SeçãoSerie I
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros

Resolução do Conselho de Ministros n.º 115/2019

Sumário: Autoriza o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P., a realizar a despesa com a aquisição dos serviços de capacidade computacional em private cloud e housing para implementação da infraestrutura em tecnologias de informação e plano de continuidade de negócio.

O Programa do XXI Governo Constitucional, no tocante à valorização da atividade agrícola e florestal e ao espaço rural, assumiu como objetivo essencial que os agricultores recebam os pagamentos do I Pilar da Política Agrícola Comum (PAC) nos calendários mais curtos permitidos pela regulamentação europeia e q+ue os beneficiários do II Pilar da PAC vejam os seus projetos aprovados e os pagamentos processados de forma regular.

Para tanto, os serviços de capacidade computacional em private cloud e housing para implementação da infraestrutura em tecnologias de informação são fundamentais para assegurar o cumprimento dos objetivos do Programa do Governo por parte do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P. (IFAP, I. P.), enquanto organismo pagador. Estes serviços asseguram a solução de Disaster Recovery (DR), implementada através de um Centro de Processamento de Dados alternativo (CPD Secundário). Para além do DR, os serviços de private cloud e housing asseguram ainda o reforço da capacidade computacional do ambiente de produção, em períodos de pico, no que respeita à componente de servidores aplicacionais virtualizados, por forma a assegurar a performance necessária nesses mesmos períodos.

Em complemento, existe a necessidade de assegurar serviços que permitam a adequação técnica necessária do atual Centro de Processamento de Dados do IFAP, I. P. (CPD Principal), que suporta o ambiente de produção. Estes serviços são prestados através do aluguer operacional de infraestrutura tecnológica, nomeadamente componentes de capacidade computacional (servidores aplicacionais virtualizados e servidores de bases de dados virtualizados), capacidade de backups (sistema de salvaguardas), capacidade de conectividade (equipamentos de switching), capacidade de balanceamento de carga (equipamentos para distribuição da carga pelos servidores aplicacionais), capacidade de armazenamento de informação (storage) e capacidade de replicação com o CPD Secundário (mecanismos de replicação de storage e de backups).

Esta necessidade sentida há vários anos pelo IFAP, I. P., é reforçada pela imposição da União Europeia a todos os organismos pagadores...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT