Portaria n.º 988/2010, de 28 de Setembro de 2010

Portaria n. 988/2010

de 28 de Setembro

A Portaria n. 424 -E/2008, de 13 de Junho, aprova, no âmbito do eixo prioritário n. 1 do Programa Operacional Pescas 2007 -2013 (PROMAR), o Regulamento do Regime de Apoio às Compensaçóes Sócio -Económicas, restrito à atribuiçáo de compensaçóes sócio -económicas náo reno-váveis para efeitos de gestáo da frota de pesca, previstas

na alínea e) do n. 1 do artigo 27. do Regulamento (CE)

n. 1198/2006, do Conselho, 27 de Julho.

Segundo o disposto no n. 2 do artigo 27. do referido

Regulamento, o FEP pode contribuir para a atribuiçáo de prémios individuais aos pescadores com menos de 40 anos que possam demonstrar que trabalharam, pelo menos, 5 anos como pescadores ou que têm formaçáo profissional equivalente, e que adquiram, pela primeira vez, a propriedade, total ou parcial, de um navio de pesca de comprimento de fora a fora inferior a 24 m, equipado para pescar no mar, e que tenha entre 5 e 30 anos.

Face ao exposto e em ordem a estimular o rejuvenescimento da populaçáo activa do sector das pescas, impóe -se ampliar o âmbito do Regulamento do Regime de Apoio às Compensaçóes Sócio -Económicas, prevendo apoios à aquisiçáo de embarcaçóes por jovens pescadores e aproveitando, ainda, o ensejo para articular esse mesmo regime com a experiência na execuçáo do PROMAR, introduzindo-lhe, igualmente, algumas alteraçóes à tramitaçáo processual, no intuito de promover uma maior flexibilidade e celeridade, numa lógica de agilizaçáo do Programa.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, ao abrigo da alínea a) do n. 2 do artigo 3. do Decreto -Lei n. 81/2008, de 16 de Maio, o seguinte:

Artigo 1.

Alteraçáo do Regulamento do Regime de Apoio para a Atribuiçáo de Compensaçóes Sócio -Económicas náo Renováveis para Efeitos de Gestáo da Frota de Pesca

Sáo alterados os artigos 1. a 10. do Regulamento do Regime de Apoio para a Atribuiçáo de Compensaçóes Sócio -Económicas náo Renováveis para Efeitos de Gestáo da Frota de Pesca, aprovado pela Portaria n. 424 -E/2008, de 13 de Junho, que passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 1. [...]

No âmbito da medida que considera a atribuiçáo de compensaçóes sócio -económicas, prevista na subalínea v) da alínea a) do n. 1 do artigo 3. do Decreto -Lei n. 81/2008, de 16 de Maio, o presente Regulamento estabelece os seguintes regimes:

a) Compensaçóes sócio -económicas náo renováveis, doravante designadas de prémios fixos individuais, aos pescadores cujos contratos de trabalho terminem em virtude de a embarcaçáo a bordo da qual exerciam a sua profissáo cessar definitivamente a respectiva actividade, no contexto da imobilizaçáo definitiva de embarcaçóes de pesca, nos termos da alínea e) do n. 1 do artigo 27. do Regulamento (CE) n. 1198/2006, do Conselho, de 27 de Julho;

b) Aquisiçáo de embarcaçóes de pesca por jovens pescadores, nos termos do n. 2 do artigo 27. do supra-referido Regulamento.

Artigo 2. [...]

1 - Sáo beneficiários dos apoios previstos na alínea a) do artigo anterior os pescadores cujos contratos de trabalho terminaram em virtude de a embarcaçáo

4312 a bordo da qual exerciam a sua profissáo ter cessado definitivamente a actividade no contexto da imobilizaçáo definitiva de embarcaçóes de pesca, ao abrigo do disposto na subalínea i) da alínea a) do n. 1 do artigo 3.

do Decreto -Lei n. 81/2008, de 16 de Maio.

2 - Sáo beneficiários dos apoios previstos na alínea b) do artigo anterior os pescadores com menos de 40 anos de idade com, pelo menos, 5 anos comprovados de exercício dessa profissáo ou detentores de formaçáo equivalente, que adquiram, pela primeira vez, a proprie-dade, total ou parcial, de uma embarcaçáo de pesca.

3 - Para efeitos do presente regulamento, considera-se 'pescador' o tripulante, residente legal no território comunitário, que exerça uma actividade de pesca profissional a bordo de uma embarcaçáo de pesca, registada num porto do continente.

Artigo 3.

Condiçóes de acesso dos promotores

1 - Sem prejuízo das condiçóes gerais de acesso previstas no artigo 4. do Decreto -Lei n. 81/2008, de 16 de Maio, os promotores das candidaturas aos prémios fixos individuais devem reunir as seguintes condiçóes:

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - Sem prejuízo das condiçóes gerais de acesso previstas no artigo 4. do Decreto -Lei n. 81/2008, de 16 de Maio, os promotores das candidaturas aos apoios à aquisiçáo de embarcaçóes de pesca previstos no presente Regulamento devem reunir as seguintes condiçóes:

a) Serem titulares de cédula marítima válida;

b) Exercerem a profissáo de pescador há, pelo menos, cinco anos ou serem detentores de formaçáo equivalente;

c) Terem idade inferior a 40 anos;

d) Nunca terem sido proprietários de uma embarcaçáo de pesca, ainda que parcialmente.

Artigo 4.

[...]

1 - Estáo impedidos de apresentar candidaturas aos prémios fixos individuais previstos no presente Regulamento os seguintes tripulantes:

a) Aqueles que, à data da cessaçáo da respectiva actividade profissional, nos termos previstos no n. 1 do artigo 2., sejam proprietários de uma embarcaçáo devidamente licenciada para o ano em curso que náo seja aquela à qual foi concedido o apoio à imobilizaçáo definitiva da actividade;

b) Aqueles que já tenham beneficiado do prémio fixo individual ao abrigo do presente Regulamento.

2 - Náo sáo admissíveis as candidaturas aos apoios à aquisiçáo de embarcaçóes de pesca previstos no presente Regulamento que envolvam transacçóes entre parentes do 1. grau da linha recta, ou entre uma pessoa colectiva e um seu associado.

Artigo 5. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 - O apoio à aquisiçáo de embarcaçáo de pesca reveste a forma de subsídio a fundo perdido, sendo no valor de 15 % do custo de aquisiçáo da embarcaçáo e num montante máximo de € 50 000.

5 - O máximo elegível do apoio previsto no número anterior é definido no anexo I do presente Regulamento.

Artigo 6. [...]

1 - As candidaturas sáo apresentadas nas direcçóes regionais de agricultura e pescas, adiante designadas por DRAP.

2 - As candidaturas aos apoios previstos na alínea a) do artigo 1. do presente Regulamento sáo apresentadas, o mais tardar, até 50 dias úteis após a cessaçáo da actividade profissional por força da imobilizaçáo definitiva da embarcaçáo.

3 - Após a recepçáo das candidaturas podem ser solicitados pelas DRAP quaisquer esclarecimentos ou documentos que se entendam necessários, devendo o promotor responder no prazo máximo de 10 dias, se outro prazo náo for fixado, findo o qual, na ausência de resposta, poderá o gestor do PROMAR determinar o seu arquivamento.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT