Portaria n.º 574/79, de 31 de Outubro de 1979

 
TRECHO GRÁTIS

Desenvolver no aluno a capacidade de comunicação que lhe permita: Exprimir-se de maneira adequada às situações em que se encontra; Integrar-se e interferir, como elemento responsável, nas estruturas sociais em que se insere; Compreender o papel desempenhado pela linguagem no processo de transmissão de cultura de umas gerações para outras.

Para atingir estes objectivos devem ter-se em conta os aspectos que se explicitam como Objectivos específicos nos quadros de desenvolvimento programático do 7.º e 8.º anos de escolaridade.

  1. ANO Quadro de desenvolvimento programático (ver documento original) Quadro de desenvolvimento programático (ver documento original) Sugestão de núcleos temáticos Para a estruturação das unidades didácticas em que se organizem as actividades indicadas neste programa-proposta, parece útil a sugestão de núcleos temáticos que se prendam à realidade vivida e que sejam adequados ao nível etário dos alunos.

    Simples sugestão, ela não invalida, e antes pressupõe, que o professor ou grupo de professores, considerando os interesses manifestados pelos alunos, encontrem e planifiquem outros esquemas de núcleos.

    (ver documento original) Nota. - As indicações didácticas, que propositadamente não se incluíram no programa, serão posteriormente enviadas, enriquecidas por documentação relativa a algumas das actividades propostas.

    Instrumentos didácticos 1 - Textos: De acordo com os objectivos e as actividades propostas, é múltipla a proveniência dos textos a utilizar: trabalhos de alunos, imprensa, publicidade, selectas, obras completas.

    De entre as obras a seguir indicadas, seleccionar-se-á uma ou duas para realização das actividades previstas: Alves Redol: Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos; Avieiros.

    Aquilino Ribeiro: Cinco Reis de Gente; O Romance da Raposa; Peregrinação (versão de A. Ribeiro).

    Branquinho da Fonseca - Bandeira Preta.

    Henrique Galvão - Kurika.

    José Gomes Ferreira - As Aventuras de João-sem-Medo.

    Soeiro Pereira Gomes - Esteiros.

    Em caso de se verificar interesse na exploração de qualquer outra obra não referida, deverá o professor fazer uma proposta devidamente fundamentada, que tornará possível o enriquecimento desta lista, cuja elaboração se tornou difícil na medida em que houve que conciliar interesse dos temas e adequação ao nível etário dos alunos.

    Não se consideraram as colectâneas de contos, uma vez que cada conto é, por si, uma obra completa. Isto não impede que o trabalho relativo às actividades propostas incida sobre um conto.

    2 - Outros Instrumentos didácticos Gramáticas; Dicionários; Prontuários ortográficos; Meios áudio-visuais.

  2. ano Quadro de desenvolvimento programático (ver documento original) Os núcleos temáticos Na mesma linha do programa do 7.º ano, afigura-se conveniente a sugestão de núcleos temáticos motivantes de actividades de acordo com as realidades vividas e o nível etário dos alunos, e em coordenação com as restantes disciplinas. Os esquemas apresentados não são, de forma alguma, únicos, nem pretendem cercear a liberdade de professores e alunos, a quem cabe a última palavra na escolha dos temas que melhor sirvam os seus interesse comuns.

    Sendo a educação um fenómeno humano, é evidente que ela se debruça sobre os problemas do homem e a sua situação no mundo. O homem, na sua ânsia de renovação, não deverá ser submetido a esquemas rígidos de pensamento, negando-se-lhe a criatividade e o poder de transformação do mundo. Neste contexto, considerar-se-ão vários esquemas subordinados a este conceito geral: 'O homem - um ser no mundo com o mundo.' (ver documento original) Obras de leitura integral (para selecção) Alexandre Herculano - Lendas e Narrativas.

    Camilo Castelo Branco: Doze Casamentos Felizes.

    'Maria Moisés', das Novelas do Minho.

    Eça de Queirós: O Mandarim.

    As Minas de Salomão (tradução).

    Contos.

    Ferreira de Castro - A Missão.

    Graciliano Ramos - Vidas Secas.

    J. Gomes Ferreira - O Mundo dos Outros.

    Júlio Dinis - A Morgadinha dos Canaviais.

    Irene Lisboa - Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma.

    Manuel da Fonseca - Seara de Vento.

    Manuela Porto - Contos.

    Miguel Torga: Bichos.

    Novos Contos da Montanha.

    Selma Lagerlöf - Contos.

    Sophia de Mello Breyner - Contos Exemplares.

    Truman Capote - A Harpa de Ervas.

    Nota. - A escolha de contos, lendas ou novelas terá sempre em conta o gosto e o nível etário dos alunos.

    Bibliografia BARTHES, Roland e outros - Análise Estrutural da Narrativa. Col. Novas Perspectivas de Comunicação. Ed. Vozes, Petrópolis, 1972.

    - Linguística e Literatura. Ed. 70, Lisboa, 1978.

    BENAMOU, M. - Pour une Nouvelle Pédagogie du Texte littéraire. Hachette/Larousse (BEL),1971.

    BOURNEUF, Roland & RÉAL OUELLET - L'univers du Roman. Col. Littératures Modernes,1972.

    BUTOR, Michel - Essai sur le Roman. Col. Idées. Paris, 1971.

    CARMO, M. Carlos Dias & MÁRIO - Introdução ao Texto Literário. Didáctica Editora, Lisboa,1975.

    CARVALHO, Amorim de - Tratado de Versificação Portuguesa. Ed. 70, 1974.

    CHOMSKY, Noam - La Langue et la Pensée. Payot, 1968.

    COELHO, Nelly Novaes - Literatura e Linguagem. Livraria José Olímpio Editora, 1974.

    COHEN, Jean - Estrutura da Linguagem Poética. Publicações D. Quixote-Universidade Moderna,37.

    CRESSOT, Marcel - Le Style et ses Techniques. PUF. Paris, 1971.

    DESSAINTES, M. - Recherche Linguistique et Enseignemente. Duculet, Gemblorux.

    DUBOIS, J. - Dictionnaire de Linguistique. Larousse.

    DUBOIS, Charlier, F. - Comment s'initier à la linguistique. Larousse. Trad. port. de João Peres. L.' Almedina, Coimbra, 1976.

    - Bases de Análise Linguística.

    FIGUEIREDO, José Nunes de & FERREIRA, António Gomes - Compêndio de Gramática Portuguesa. Porto Editora.

    FIÚZA, Mário - Introdução ao Estudo do Texto Literário. Porto Editora, 1975.

    FLORIDO, Maria Beatriz Silva, Maria Emília Duarte & FONSECA, Joaquim - Novos Caminhos para a Linguagem. Porto Editora, 1978.

    GENOUVRIER & PEYTARD - Linguística e Ensino do Português. L.' Almedina, Coimbra.

    GENETTE, Gérard - Figures III. Col. Poétique. Ed. Seuil, Paris, 1972.

    GLOTON, R. - Le Français: pédagogie globale de la communication et de l'expression.

    Colin, Paris, 1969.

    IMBERT, E. Anderson - Métodos de Crítica Literária. L.' Almedina, 1971.

    JAKOBSON, Roman - Essais de Linguistique Générale. Paris. Editions Minuit.

    KAYSER, Wolfgang - Análise e Interpretação da Obra Literária. Arménio Amado, Coimbra.

    LEFEBVRE, Maurice-Jean - Estrutura do Discurso, da Poesia e da Narrativa. L.' Almedina,Coimbra.

    MARQUES, F. Costa - Análise Literária. L.' Almedina, Coimbra, 1972.

    MOISÉS, Massaud - Guia Prático de Análise Literária. Ed. Cultrix, S. Paulo, 1972.

    NIQUE, C. - Initiation méthodique à la grammaire générative. Colin, Paris.

    PRADO COELHO, J. - Dicionário das Literaturas.

    - Ao Contrário de Penélope.

    - A Letra e o Leitor.

    REIS, Carlos - Técnicas de Análise Textual. L.' Almedina, 1976.

    - Estatuto e Perspectivas do Narrador na Ficção de Eça de Queirós. L.' Almedina, 1975.

    RODRIGUES LAPA, M. - Estilística da Língua Portuguesa. Col. Univ. Livre, Seara Nova,1973.

    SARAIVA, António José & LOPES, Óscar - História da Literatura Portuguesa.

    SEIXO, Maria Alzira - Categorias da Narrativa. Arcádia, 1976.

    SILVA, Vítor M. Aguiar - Teoria da Literatura. L.' Almedina, Coimbra, 1969.

    TODOROV, Tzvetan - Dicionário das Ciências da Linguagem. D. Quixote, Lisboa, 1973.

    - Poétique, Col. Points. Ed. Seuil, Paris, 1968.

    VANOYE, Francis - Expression Communication. Armand Colin, 1973.

    Programa da disciplina de Francês (7.º ano de escolaridade) (Iniciação) Sumário 1 - Objectivos.

    2 - Noções gramaticais.

    3 - Actividades na aula.

    4 - Observações.

    5 - Realizações linguísticas para concretização dos objectivos propostos.

    6 - Bibliografia utilizada na elaboração do actual programa.

    7 - Bibliografia sumária para uso do professor.

    Objectivos Ao estabelecermos os objectivos que o aluno deve atingir ao iniciar-se na comunicação em francês, considerámo-los em três campos que se interpenetram: afectivo, psico-motor e comportamental.

    Objectivos afectivos: Ser capaz de: 1 - Dominar a sua timidez; 2 - Afirmar-se; 3 - Aceitar o confronto com os outros; 4 - Ter gosto pela expressão em língua estrangeira, oralmente e por escrito; 5 - Considerar-se valorizado socialmente pelo facto de falar em língua estrangeira; 6 - Ver alargada a sua possibilidade de contactos humanos; 7 - Desenvolver atitudes de abertura a uma cultura diferente da sua; 8 - Tomar consciência contrastivamente do funcionamento da sua língua materna.

    Objectivos psico-motores: Ser capaz de: 1 - Distinguir uns sons de outros; 2 - Discriminar os sons; 3 - Variar as entoações; 4 - Prenunciar correctamente; 5 - Identificar fonemas com grafemas; 6 - Ler; 7 - Escrever.

    Objectivos comportamentais: 1 - Apresentar-se: 1.2 - Apresentar alguém.

    2 - Formular perguntas: 2.1 - Responder às interpelações anteriores; 2.2 - Pedir autorização: 2.2.1 - Responder às interpelações anteriores.

    3 - Pedir uma opinião: 3.1 - Compreender o que se pediu e saber responder.

    4 - Pedir e dar informações.

    5 - Compreender ordens recebidas e dá-las.

    6 - Desculpar-se: 6.1 - Aceitar desculpas.

    7 - Saudar: 7.1 - Responder à saudação.

    8 - Despedir-se.

    9 - Formular votos.

    10 - Agradecer, ser amável.

    11 - Exprimir: 11.1 - Uma opinião; 11.2 - Decepção e admiração; 11.3 - Um desejo, sentimentos.

    12 - Afirmar, formular perguntas, negar, nos seguintes núcleos temáticos: 12.1 - O aluno; 12.2 - A escola; 12.3 - Os amigos; 12.4 - A família; 12.5 - A casa.

    13 - Referir-se ao corpo humano: 13.1 - Referir-se a estados fisiológicos e a sensações; 13.2 - Inquirir sobre o estado de saúde, sensações, etc.; 13.3 - Referir actos de higiene; 13.4 - Referir qualidades físicas; 13.5 - Identificar posições e movimentos.

    14 - Identificar o nome de diferentes peças de vestuário: 14.1 - Enunciar e compreender atributos relacionados com o vestir.

    Noções gramaticais 1: 1.1 - Os artigos: definidos, indefinidos e partitivo: 1.1.1 - A contracção do artigo em à / de.

    1.2 - Os demonstrativos: ce, cet, cette, ces.

    1.3 - Os possessivos: mon, ton...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO