Portaria n.º 970/2007, de 09 de Novembro de 2007

Portaria n.o 970/2007

O navio-escola Sagres foi construído em 1937 e adquirido à Marinha do Brasil, em 1961, para substituir o navio com o mesmo nome que chegara ao fim da sua vida útil. Por portaria de 30 de Janeiro de 1962, o NRP Sagres foi formalmente aumentado ao efectivo dos navios da Marinha Portuguesa, tendo largado do Rio de Janeiro em 25 de Abril do mesmo ano para a sua primeira viagem com bandeira portuguesa.

Desde entáo, a Sagres tem cumprido com particular brilho centenas de missóes ao serviço da Marinha e do País.

Com efeito, vem realizando anualmente viagens de instruçáo com cadetes da Escola Naval que, por serem realizadas num grande veleiro, ultrapassam em muito os objectivos da formaçáo marinheira, constituindo-se em catalisador do despertar de vocaçóes e de estímulos ao apelo do mar e ao desafio da aventura, e permitindo conjugar com rara oportunidade o legado dos nossos navegadores, o pulsar da alma lusitana e os valores da condiçáo militar que forjaram tantos e táo insignes marinheiros.

Se muito devemos à Sagres no campo da formaçáo, de outro tanto ela é credora pelo seu relevantíssimo papel em missóes de representaçáo da Marinha e do País, designadamente nas de natureza diplomática e de apoio à política externa do Estado. Nestas missóes, especialmente nos países lusófonos e junto das comunidades portuguesas espalhadas pelas sete partidas do mundo, a Sagres tem sido um instrumento ímpar de agregaçáo e fervor pátrio, estimulados náo só pela visáo do pavilháo nacional drapejando ao sabor do vento, mas também pelo calor humano que as suas guarniçóes têm sempre sabido irradiar. O prestígio internacional que granjeou tem feito de si um palco privilegiado na afirmaçáo da diplomacia portuguesa, náo surpreendendo, pois, o elevadíssimo número de honrosos convites à sua presença, provindos de todo o mundo, nem as muitas centenas de milhares de visitantes das mais diversas nacionalidades que já recebeu a bordo.

Ao longo dos 45 anos de distintos serviços, o NRP Sagres realizou duas viagens de circum-navegaçáo e efectuou várias viagens de longa duraçáo, de onde se destacam, pelo seu...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT