Portaria n.º 163/2011, de 18 de Abril de 2011

Portaria n. 163/2011

de 18 de Abril

A Portaria n. 166/2005, de 11 de Fevereiro, conferiu aos vinhos de mesa produzidos na regiáo das Beiras a possibilidade de usarem a mençáo «Vinho Regional», seguida da indicaçáo geográfica (IG) «Beiras», reconhecendo a qualidade dos vinhos aí produzidos.

Tendo presente o actual enquadramento resultante da reorganizaçáo institucional do sector, e face à reconhecida tipicidade destes vinhos, impóe -se a criaçáo de uma indicaçáo geográfica específica que se designará indicaçáo geográfica (IG) «Terras da Beira».

Para o efeito importa adequar a área geográfica de produçáo desta IG, bem como modificar certas normas técnicas que têm vindo a regular a produçáo dos vinhos nela produzidos, aproveitando ainda para introduzir a possibilidade de utilizaçáo de outras castas.

Por último, e efectivando -se com a presente portaria a revogaçáo da Portaria n. 166/2005, reúnem -se e identificam -se de modo sistematizado, nos anexos I e II da presente portaria, os concelhos da regiáo, bem como as castas aptas à produçáo de vinhos com direito ao uso da IG «Terras da Beira».Entretanto, compete à Comissáo Vitivinícola Regional da Beira Interior exercer funçóes de controlo da produçáo e comércio e de certificaçáo dos produtos vitivinícolas com direito à IG «Terras da Beira» nos termos do n. 1 do artigo 20. do Decreto -Lei n. 212/2004, de 23 de Agosto.

Assim:

Nos termos do disposto no n. 1 do artigo 6. do Decreto-Lei n. 212/2004, de 23 de Agosto:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte:

Artigo 1.

Indicaçáo geográfica

É reconhecida como indicaçáo geográfica (IG) a designaçáo «Terras da Beira», a qual pode ser usada para a identificaçáo de vinho branco, tinto, rosado ou rosé, vinhos frisantes, vinhos espumantes e vinho espumante de quali-dade aromático que satisfaçam os requisitos estabelecidos na presente portaria e demais legislaçáo aplicável.

Artigo 2.

Delimitaçáo da área de produçáo

A área geográfica de produçáo da IG «Terras da Beira» corresponde à área prevista no anexo I da presente portaria, da qual faz parte integrante e abrange:

  1. O distrito de Castelo Branco;

  2. Do distrito da Guarda, os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo (excluída a freguesia de Escalháo), Guarda, Manteigas, Meda (excluídas as freguesias de Fonte Longa, Longroiva, Meda e Poço do Canto), Pinhel, Sabugal e Trancoso.

    Artigo 3.

    Solos

    As vinhas destinadas à produçáo dos vinhos a que se refere a presente portaria devem estar, ou ser instaladas, em solos dos seguintes tipos:

    Solos litólicos húmidos de xistos e granitos;

    Solos litólicos de granitos;

    Solos mediterrâneos pardos e vermelhos de xistos.

    Artigo 4.

    Castas

    As castas a utilizar na elaboraçáo dos vinhos com direito à IG «Terras da Beira» sáo as constantes do anexo II

    à presente portaria, que dela faz parte integrante.

    Artigo 5.

    Práticas culturais

    As práticas culturais utilizadas nas vinhas que se destinam à produçáo dos vinhos com direito à IG «Terras da Beira» devem ser as tradicionais na regiáo ou as recomendadas pela respectiva entidade certificadora.

    Artigo 6.

    Inscriçáo das vinhas

    1 - As vinhas referidas no número anterior, a pedido dos viticultores, devem ser inscritas na entidade certifica-

    dora, que verifica se as mesmas satisfazem os necessários requisitos e procede ao respectivo cadastro.

    2 - Sempre que se verificar alteraçáo na titularidade ou na constituiçáo das vinhas inscritas e aprovadas, deve este facto ser comunicado à entidade certificadora pelos respectivos viticultores, sem o que as uvas daquelas vinhas náo podem ser utilizadas na elaboraçáo de vinhos com direito a IG «Terras da Beira».

    Artigo 7.

    Vinificaçáo

    1 - A produçáo de vinhos que venham a beneficiar da IG «Terras da Beira» deve seguir os métodos de vinificaçáo tradicionais e as práticas e tratamentos enológicos legalmente autorizados.

    2 - Os mostos destinados à produçáo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT