Portaria n.º 702/2009, de 06 de Julho de 2009

Portaria n. 702/2009

de 6 de Julho

O Decreto -Lei n. 226 -A/2007, de 31 de Maio, com as alteraçóes introduzidas pelos Decretos -Leis n.os 391-A/2007, de 21 de Dezembro, e 93/2008, de 4 de Junho, estabelece, em desenvolvimento da Lei da Água (Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro), o regime de utilizaçáo dos recursos hídricos.

Nos termos do n. 1 do artigo 43. do referido decreto-lei, a delimitaçáo dos perímetros de protecçáo de captaçóes de águas superficiais e subterrâneas destinadas ao abastecimento público para consumo humano é realizada de acordo com o disposto no artigo 37. da Lei da Água e observando o que vier a ser estabelecido em portaria a aprovar pelo membro do Governo responsável pela área do ambiente.

Assim:

Ao abrigo do n. 1 do artigo 43. do Decreto -Lei n. 226 -A/2007, de 31 de Maio, com as alteraçóes introduzidas pelos Decretos -Leis n.os 391 -A/2007, de 21 de Dezembro, e 93/2008, de 4 de Junho, manda o Governo, pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o seguinte:

  1. A presente portaria estabelece os termos da delimitaçáo dos perímetros de protecçáo das captaçóes destinadas ao abastecimento público de água para consumo humano, bem como os respectivos condicionamentos.

  2. A delimitaçáo dos perímetros de protecçáo de captaçóes superficiais e subterrâneas é realizada de acordo com o disposto no artigo 37. da Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro de 2005.

  3. A delimitaçáo dos perímetros de protecçáo e respectivos condicionamentos, sempre que estejam em causa águas superficiais, é efectuada de acordo com o seguinte:

    a) O perímetro de protecçáo é a área contígua à captaçáo na qual se interditam ou condicionam as actividades susceptíveis de causarem impacte significativo no estado das águas superficiais, englobando as zonas de protecçáo imediata e alargada;

    b) A zona de protecçáo imediata é delimitada de forma a abranger uma área definida no plano de água e na bacia hidrográfica adjacente, que depende:

    i) Das características morfológicas da massa de água onde está localizada a captaçáo;

    ii) Da maior ou menor pressáo das actividades antropogénicas na bacia drenante da captaçáo;

    iii) Dos problemas de qualidade da água.

  4. Nas zonas de protecçáo imediata sáo interditas as seguintes actividades:

    a) Todas as actividades secundárias como a navegaçáo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT