Louvor n.º 412/2020

Data de publicação23 Outubro 2020
SectionSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Ministro

Louvor n.º 412/2020

Sumário: Atribuição de louvor aos militares da GNR que integraram a FOCON da ANEPC, pelo modo como cumpriram esta missão junto do povo irmão de Moçambique.

Atribuição de louvor aos militares da GNR que integraram a FOCON da ANEPC, pelo modo como cumpriram esta missão junto do povo irmão de Moçambique

Na sequência da catástrofe provocada pelo ciclone tropical IDAI em Moçambique, no ano de 2019, foi enviada por Portugal uma Força Conjunta (FOCON) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que participou, de 22 de março a 2 de abril, na operação de ajuda humanitária naquele país amigo.

Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) que integraram a FOCON cumpriram de forma pronta e exemplar as missões atribuídas no esforço nacional e internacional de ajuda ao povo de Moçambique, em que revelaram grande dedicação e provado esforço, fatores que, conjugados com uma postura flexível e proativa, permitiram ao comando da Força a sua projeção e envolvimento em múltiplas tarefas, designadamente no transporte de alimentação, água potável e diversos bens essenciais ao restabelecimento do quotidiano das populações afetadas, bem como em missões de busca e salvamento e de desobstrução de vias de comunicação. A participação da Força num conjunto de intervenções bem distintas, granjeou inúmeros elogios, quer das comunidades locais, quer das instituições europeias e internacionais presentes naquele território por colocar toda a sua energia em favor de um desiderato maior.

Não obstante tratar-se de um teatro de operações distante, com condições naturais e sociais particularmente exigentes após a passagem daquela tempestade, que afetou especialmente a província de Sofala, os objetivos alcançados pela força destacada para Moçambique são demonstrativos da inusitada bravura e coragem manifestada por todos os militares da GNR para ultrapassar as dificuldades, bem como do elevado profissionalismo e sentido de missão.

Na verdade, só operacionais altamente preparados, conscientes das suas capacidades e que treinam envolvimentos operacionais semelhantes aos que encontraram naquele país, reúnem condições físicas e psicológicas para serem projetados em tão curto espaço de tempo e cumprirem de forma digna de louvor as missões que lhes foram confiadas.

Pelas razões acima expressas, os militares da GNR que integraram a FOCON da ANEPC merecem ser credores de pública expressão de louvor e que os serviços prestados junto do povo irmão de Moçambique sejam...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT