Lei n.º 93/2009, de 01 de Setembro de 2009

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 93/2009 de 1 de Setembro Aprova o regime jurídico da emissão e execução de decisões de aplicação de sanções pecuniárias, transpondo para a ordem jurídica interna a Decisão Quadro n.º 2005/214/JAI, do Conselho, de 24 de Fevereiro, relativa à aplicação do princípio do reconhe- cimento mútuo às sanções pecuniárias, com a redacção que lhe foi dada pela Decisão Quadro n.º 2009/299/JAI, do Conselho, de 26 de Fevereiro.

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea

  1. do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto 1 -- A presente lei estabelece o regime jurídico da emis- são e da transmissão, pelas autoridades judiciárias portu- guesas, de decisões de aplicação de sanções pecuniárias, tendo em vista o seu reconhecimento e a sua execução em outro Estado membro da União Europeia, bem como do reconhecimento e da execução, em Portugal, das de- cisões de aplicação de sanções pecuniárias tomadas pelas autoridades competentes dos outros Estados membros da União Europeia, transpondo para a ordem jurídica in- terna a Decisão Quadro n.º 2005/214/JAI, do Conselho, de 24 de Fevereiro, com a redacção que lhe foi dada pela Decisão Quadro n.º 2009/299/JAI, do Conselho, de 26 de Fevereiro. 2 -- A execução na União Europeia das decisões de aplicação de sanções pecuniárias é baseada no princípio do reconhecimento mútuo e realizada em conformidade com o disposto na Decisão Quadro n.º 2005/214/JAI, do Conselho, de 24 de Fevereiro, com a redacção que lhe foi dada pela Decisão Quadro n.º 2009/299/JAI, do Conselho, de 26 de Fevereiro. 3 -- A presente lei não prejudica a aplicação de con- venções bilaterais ou multilaterais entre Portugal e outros Estados membros da União Europeia que permitam ir além do disposto na presente lei e contribuam para simplificar ou facilitar os procedimentos de execução das sanções pecuniárias.

    Artigo 2.º Definições 1 -- Para os efeitos da presente lei, considera -se:

  2. «Decisão», uma decisão transitada em julgado pela qual é imposta uma sanção pecuniária a uma pessoa singular ou colectiva, sempre que a decisão tenha sido tomada por:

  3. Um tribunal do Estado de emissão, pela prática de uma infracção penal, nos termos da lei do Estado de emissão; ii) Uma autoridade do Estado de emissão que não seja um tribunal, pela prática de uma infracção qualificada como penal pela lei do Estado de emissão, desde que a pessoa em causa tenha tido a possibilidade de ser julgada por um tribunal competente, nomeadamente em matéria penal; iii) Uma autoridade do Estado de emissão que não seja um tribunal, no que respeita a actos que sejam puníveis segundo a lei Estado de emissão por constituírem infrac- ções às normas jurídicas, desde que a pessoa em causa tenha tido a possibilidade de ser julgada por um tribunal competente, nomeadamente em matéria penal; iv) O tribunal competente, nomeadamente em matéria penal, em que a decisão foi proferida nos termos da su- balínea anterior;

  4. «Sanção pecuniária», a obrigação de pagar:

  5. Uma quantia em dinheiro após condenação por in- fracção, imposta por uma decisão; ii) Uma indemnização estabelecida no âmbito da mesma decisão em benefício das vítimas, quando estas não possam ser parte civil no processo e o tribunal actue no exercício da sua competência penal; iii) Uma quantia em dinheiro relativa às custas das acções judiciais ou administrativas conducentes às de- cisões; iv) Uma quantia em dinheiro a pagar a um fundo público ou a uma organização de apoio às vítimas, determinada no âmbito da referida decisão;

  6. «Estado de emissão», o Estado membro da União Europeia no qual tenha sido proferida uma decisão;

  7. «Estado de execução», o Estado membro da União Europeia ao qual tenha sido transmitida uma decisão para efeitos de execução. 2 -- Para os efeitos da presente lei, não se consideram sanções pecuniárias:

  8. As decisões de perda dos instrumentos ou produtos do crime;

  9. As decisões de natureza cível, decorrentes de uma acção de indemnização e restituição que tenham força executiva, nos termos do Regulamento (CE) n.º 44/2001, do Conselho, de 22 de Dezembro, relativo à competência judiciária, ao reconhecimento e à execução de decisões em matéria civil e comercial, com a redacção que lhe foi dada pelos Regulamentos (CE) n. os 1496/2002, 2245/2004 e 280/2009. Artigo 3.º Âmbito de aplicação 1 -- São reconhecidas e executadas, sem controlo da dupla incriminação do facto, as decisões de aplicação de sanções pecuniárias que respeitem às seguintes infracções, desde que, de acordo com a lei do Estado de emissão, estas sejam puníveis:

  10. Associação criminosa;

  11. Terrorismo;

  12. Tráfico de seres humanos;

  13. Exploração sexual e pornografia de menores;

  14. Tráfico de estupefacientes e de substâncias psico- trópicas;

  15. Tráfico de armas, munições e explosivos;

  16. Corrupção;

  17. Fraude na obtenção ou desvio de subsídio ou subven- ção, incluindo a fraude lesiva dos interesses financeiros das Comunidades Europeias na acepção da Convenção, de 26 de Julho de 1995, relativa à protecção dos interesses financeiros das Comunidades Europeias;

  18. Branqueamento de produtos do crime;

  19. Contrafacção de moeda, incluindo o euro;

  20. Cibercriminalidade;

  21. Crimes contra o ambiente, incluindo o tráfico de espécies animais ameaçadas e de espécies e variedades vegetais ameaçadas;

  22. Auxílio à entrada e à permanência de imigrantes ilegais;

  23. Homicídio e ofensas à integridade física graves ou qualificadas;

  24. Tráfico de órgãos e tecidos humanos;

  25. Rapto, sequestro e tomada de reféns;

  26. Racismo e xenofobia;

  27. Roubo;

  28. Tráfico de bens culturais, incluindo antiguidades e obras de arte;

  29. Burla;

  30. Coacção ou extorsão;

  31. Contrafacção, imitação e uso ilegal de marca ou de produtos;

  32. Falsificação de documentos administrativos e res- pectivo tráfico; aa) Falsificação de meios de pagamento; ab) Tráfico de substâncias hormonais e outros estimu- ladores de crescimento; ac) Tráfico de materiais nucleares ou radioactivos; ad) Tráfico de veículos furtados ou roubados; ae) Violação; af) Incêndio provocado; ag) Crimes abrangidos pela jurisdição do Tribunal Penal Internacional; ah) Desvio de avião ou de navio; ai) Sabotagem; aj) Conduta que infrinja o Código da Estrada ou o re- gime dos tempos de condução e de repouso e do transporte de mercadorias perigosas; al) Contrabando de bens; am) Violação dos direitos de propriedade intelectual; an) Ameaças e actos de violência contra pessoas, inclu- sivamente quando cometidos no âmbito de manifestações desportivas; ao) Vandalismo; ap) Furto; e aq) Infracções definidas pelo Estado de emissão e abran- gidas por obrigações de execução decorrentes de instru- mentos adoptados nos termos do Tratado da Comunidade Europeia ou do título VI do Tratado da União Europeia. 2 -- No caso de infracções não referidas no número anterior, o reconhecimento e a execução da decisão pela autoridade judiciária portuguesa ficam sujeitos à condição de a decisão se referir a factos que constituam infracção punível pela lei portuguesa, independentemente dos seus elementos constitutivos ou da sua qualificação no direito do Estado de emissão.

    Artigo 4.º Comunicações entre as autoridades competentes 1 -- Todas as comunicações oficiais são efectuadas directamente entre as autoridades competentes do Estado de emissão e do Estado de execução, por qualquer meio que permita a obtenção de um registo escrito daquelas e em condições que permitam a verificação da sua auten- ticidade. 2 -- O disposto no número anterior não prejudica que a transmissão ao Reino Unido e à Irlanda de decisão, acom- panhada da certidão, se efectue através das respectivas autoridades centrais, ou de outras autoridades designadas para este efeito, caso aqueles Estados membros façam declaração nesse sentido, depositada junto do Secretariado- -Geral do Conselho da União Europeia e notificada à Co- missão. 3 -- As comunicações são traduzidas numa das línguas oficiais do Estado de execução ou noutra língua oficial das instituições das Comunidades Europeias aceite por este Es- tado mediante declaração depositada junto do Secretariado- -Geral do Conselho da União Europeia.

    Artigo 5.º Amnistia e perdão A amnistia e o perdão podem ser concedidos tanto pelo Estado de emissão como pelo Estado de execução.

    Artigo 6.º Afectação das importâncias resultantes da execução de decisões As importâncias resultantes da execução de decisões revertem para o Estado de execução, salvo acordo em contrário entre este e o Estado de emissão.

    Artigo 7.º Encargos O Estado Português renuncia, em condições de reci- procidade, ao reembolso dos encargos com a execução de decisões de aplicação de sanções pecuniárias.

    CAPÍTULO II Emissão, conteúdo e transmissão, por parte das autoridades portuguesas, de decisão de aplicação de sanção pecuniária Artigo 8.º Autoridade portuguesa competente para a emissão É competente para emitir a decisão de aplicação de sanção pecuniária e transmiti -la à autoridade competente do Estado de execução:

  33. O tribunal que tiver tomado a decisão; ou

  34. No caso de a decisão ter sido tomada por autoridade administrativa, o tribunal competente para a execução.

    Artigo 9.º Transmissão de decisão 1 -- A decisão, ou a sua cópia autenticada, acompanhada da certidão cujo modelo consta do anexo à presente lei, pode ser transmitida às autoridades competentes de um Estado membro da União Europeia em cujo território a pessoa singular ou co- lectiva contra a qual tenha sido proferida a decisão possua bens ou rendimentos, tenha a sua residência habitual ou, tratando -se de pessoa colectiva, tenha a sua sede estatutária. 2 -- A certidão é traduzida para a língua oficial do Es- tado de execução, para uma das suas línguas oficiais ou, quando tal seja aceite pelo Estado de execução, para uma língua oficial das instituições da União. 3 -- A certidão deve ser assinada pela autoridade emi- tente, a qual certificará a exactidão do seu conteúdo. 4 -- A decisão, ou a sua cópia autenticada, bem como a certidão, são...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT