Lei Orgânica n.º 2/2007, de 16 de Abril de 2007

Lei Orgânica n.o 2/2007

de 16 de Abril Sétima alteraçáo à Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, no que respeita à composiçáo, competências e funcionamento do Conselho Superior de Defesa Nacional

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.o da Constituiçáo, a lei orgânica seguinte:

Artigo 1.o Objecto

A presente lei altera a Lei n.o 29/82, de 11 de Dezembro (Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas), no que diz respeito à composiçáo, competências e funcionamento do Conselho Superior de Defesa Nacional.

Artigo 2.o

Alteraçáo à Lei n.o 29/82, de 11 de Dezembro

Os artigos 25.o, 28.o, 29.o, 36.o, 44.o, 46.o e 47.o da Lei n.o 29/82, de 11 de Dezembro (Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas), com as alteraçóes introduzidas pelas Leis n.os 41/83, de 21 de Dezembro, 111/91, de 29 de Agosto, 113/91, de 29 de Agosto, e 18/95, de 13 de Julho, e pelas Leis Orgânicas n.os 3/99, de 18 de Setembro, e 4/2001, de 30 de Agosto, passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 25.o [...]

1 - A definiçáo dos sistemas de forças necessários ao cumprimento das missóes das Forças Armadas é aprovada pelo Conselho Superior de Defesa Nacional, sob proposta do Ministro da Defesa Nacional, elaborada com base em projecto do Conselho de Chefes de Estado-Maior.

2-........................................

Artigo 28.o [...]

1-........................................

2 - As promoçóes a oficial general, bem como as promoçóes de oficiais generais, de qualquer ramo das Forças Armadas efectuam-se mediante deliberaçáo nesse sentido do Conselho de Chefes de Estado-Maior, deliberaçáo esta que é precedida por proposta do respectivo chefe de estado-maior, ouvido o conselho superior do ramo.

3 - As promoçóes referidas no número anterior sáo sujeitas a aprovaçáo pelo Ministro da Defesa Nacional e a confirmaçáo pelo Presidente da República, sem o que náo produzem quaisquer efeitos.

4-........................................

5-........................................

Artigo 29.o [...]

1-........................................

2-........................................

3 - Compete ao Ministro da Defesa Nacional nomear e exonerar, sob proposta do chefe de estado-maior respectivo, os titulares dos cargos seguintes:

a) Vice-chefes de estado-maior dos ramos;

b) Comandante naval;

c) Comandante operacional do Exército;

d) Comandante operacional da Força Aérea;

e) (Revogado.)

f) (Revogado.)

g) (Revogado.)

h) (Revogado.)

4 - As nomeaçóes e exoneraçóes referidas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT