Despacho n.º 19072/2006, de 19 de Setembro de 2006

Despacho n.o 19 072/2006

Nos termos dos artigos 7.o e 25.o da Lei n.o 108/88, de 24 de Setembro, dos artigos 29.o e 31.o dos Estatutos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), publicados no Diário da República, 1.a série-B, n.o 205, de 5 de Setembro de 2000, dos Decretos-Lei n.os 155/89, de 11 de Maio, 42/2005, de 22 de Fevereiro, e 74/2006, de 24 de Março, e dos despachos n.os 10 543/2005 (2.a série), de 11 de Maio, e 7287-B/2006 (2.a série), de 31 de Março, o conselho científico, na reuniáo de 6 de Janeiro de 2006, aprovou a adequaçáo do curso de mestrado em Estudos Africanos: Análise e Gestáo do Desenvolvimento Social e Económico conducente ao grau de mestre, adequaçáo essa registada na Direcçáo-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-11/2006.

  1. o

    Adequaçáo

    1 - O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa adequa o curso de mestrado em Estudos Africanos: Análise e Gestáo do Desenvolvimento Social e Económico ao regime jurídico fixado pelo Decreto-Lei n.o 74/2006, de 24 de Março, nos termos do título IV

    daquele diploma.

    2 - Em resultado dessa adequaçáo, o ISCTE confere o grau de mestre em Estudos Africanos: Análise e Gestáo do Desenvolvimento Social e Económico e ministra o ciclo de estudos a ele conducente, a seguir designado por mestrado.

  2. o

    Objectivo

    O objectivo do mestrado é proporcionar formaçáo especializada de natureza académica com recurso a actividade de investigaçáo, de inovaçáo ou de aprofundamento de competências profissionais na área dos estudos africanos. 3.o

    Organizaçáo

    1 - O mestrado tem 120 créditos (ECTS) e uma duraçáo de quatro semestres curriculares.

    2 - O mestrado organiza-se num curso de especializaçáo, a que correspondem 60 créditos, e numa dissertaçáo, com 60 créditos.

    3 - O plano de estudos do mestrado desdobra-se em três ramos de especializaçáo: Estado, Política e Relaçóes Internacionais; Gestáo do Desenvolvimento e Cooperaçáo; Populaçáo, Recursos e Governaçáo. 4.o

    Coordenaçáo

    1 - O mestrado é coordenado por um coordenador científico e pela comissáo científica de estudos africanos.

    2 - Compete ao coordenador científico:

    1. Elaborar propostas de selecçáo dos candidatos;

    2. Coordenar as actividades lectivas e tutoriais;

      19 316 c) Apresentar as propostas de orientadores das dissertaçóes; d) Preparar as propostas de júris de provas de mestrado, ouvidos os orientadores;

    3. Preparar a proposta de número de vagas.

      3 - Compete à comissáo científica:

    4. Aprovar os candidatos seleccionados; b) Deliberar sobre equivalências; c) Promover a articulaçáo com os outros cursos de mestrado; d) Nomear o coordenador científico do mestrado; e) Aprovar os orientadores das dissertaçóes; f) Propor os júris de provas de mestrado;

    5. Propor as propinas;

    6. Propor o número de vagas; i) Decidir ou propor a decisáo sobre casos omissos nesta regulamentaçáo.

  3. o

    Condiçóes de acesso

    Podem candidatar-se ao mestrado:

    1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado segundo o Processo de Bolonha; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realizaçáo do mestrado.

  4. o

    Candidatura

    As candidaturas seráo dirigidas ao coordenador científico do mestrado e apresentadas no secretariado da área cientifica de Estudos Africanos, constando de:

    1. Boletim de candidatura preenchido e assinado pelo próprio;

    2. Certidáo de licenciatura;

    3. Curriculum vitae;

    4. Fotografia;

    5. Fotocópia do bilhete de identidade ou documento equivalente;

    6. Carta de intençóes;

    7. Facultativamente, cópia de trabalhos científicos publicados.

  5. o

    Critérios de selecçáo e seriaçáo

    Os candidatos seráo seleccionados segundo os seguintes critérios:

    1. Currículo académico e científico;

    2. Classificaçáo da licenciatura;

    3. Experiência profissional ou de investigaçáo.

  6. o

    Prazos e calendário lectivo

    Os prazos de candidatura e inscriçáo, bem como o calendário lectivo, seráo fixados anualmente pelo presidente do ISCTE, sob proposta da comissáo científica de Estudos Africanos.

  7. o

    Condiçóes de funcionamento

    1 - As vagas para o mestrado sáo definidas anualmente pelo presidente do ISCTE, por proposta da comissáo científica de Estudos Africanos.

    2 - O presidente do ISCTE estabelece anualmente, por proposta da comissáo científica de Estudos Africanos, o número mínimo de inscriçóes indispensável ao funcionamento do mestrado.

    3 - As vagas sáo publicitadas com o início do período de candidatura.

  8. o

    Estrutura curricular e plano de estudos

    A estrutura curricular e o plano de estudos do mestrado, nos termos do despacho n.o 10 543/2005, sáo os constantes do anexo a este despacho, do qual faz parte integrante.

  9. o

    Atribuiçáo de créditos na admissáo

    1 - Uma vez inscritos, podem os alunos solicitar uma avaliaçáo para efeitos de equivalência a créditos pós-graduados correspondentes a conhecimentos científicos e técnicos já comprovadamente adquiridos.

    2 - Essa equivalência poderá passar pelo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT