Despacho n.º 30106/2008, de 21 de Novembro de 2008

 
TRECHO GRÁTIS

Despacho n. 30106/2008

Encontra-se em fase de testes, na Polícia de Segurança Pública, o Sistema de Segurança e Gestáo do Transporte de Explosivos (SIGESTE), projecto-piloto que envolve seis veículos e três empresas do sector.

O projecto, cujos contornos foram definidos pelo despacho n. 1267/2008, de 23 de Abril, visa a melhoria da segurança no transporte dos produtos explosivos, dando execuçáo a medidas previstas no SIMPLEX e no Plano Tecnológico do MAI.

O SIGESTE visa oferecer inovadoras condiçóes de segurança num domínio especialmente relevante, possibilitando o seguimento dos veículos de transporte de explosivos e o respectivo controlo e monitorizaçáo à distância. O Sistema inclui mecanismos de segurança activos e passivos e recorre a avançadas tecnologias de geolocalizaçáo e a sistemas de informaçáo apropriados.

A iniciativa desenvolve-se no quadro mais vasto de um processo de cooperaçáo estratégica entre o Ministério da Administraçáo Interna, o Ministério da Economia e da Inovaçáo, as forças de segurança e as associaçóes representativas do sector dos explosivos e da pirotecnia, que tem vindo a propiciar resultados positivos em diversos domínios.

O relatório apresentado pela Direcçáo Nacional da PSP, nos termos do n. 3 do despacho n. 1267/2008, permite concluir pela eficácia das funcionalidades cuja aplicaçáo ao transporte de explosivos vem sendo testada. Nele se propóe um período...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO