Despacho n.º 9677/2018

Data de publicação16 Outubro 2018
SectionSerie II
ÓrgãoAgricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 9677/2018

Criada em 1999, a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização da agricultura nacional.

Natural da Guarda, Carlos Alberto Pereira Rego licenciou-se em Medicina Veterinária e estabeleceu a sua ligação ao Ministério da Agricultura em novembro de 1974, quando iniciou a sua atividade profissional na Intendência de Pecuária de Faro. Tornou-se Chefe da Divisão de Higiene Pública Veterinária da Direção Regional de Agricultura do Algarve em janeiro de 1978, cargo que exerceu até julho de 1992, altura em que assumiu as funções de Diretor de Serviços de Proteção à Produção Animal. Em junho de 1996 tornou-se Subdiretor Regional de Agricultura do Algarve, cargo que deixou em 1998 e ao qual voltaria em 2005, tendo-se aposentado em fevereiro de 2007. Entretanto, em representação do Ministério, exerceu funções nos Conselhos de Administração de diversas empresas públicas.

Especializado na área laboratorial, Carlos Alberto Pereira Rego integrou e coordenou vários grupos de trabalho, dos quais se salienta aquele que procedeu ao levantamento e caraterização de todos os laboratórios existentes no Ministério da Agricultura. Empenhou-se na criação do Laboratório Veterinário e de Qualidade Alimentar da Direção Regional de Agricultura do Algarve.

Autor e coautor de diversos trabalhos escritos, promotor e participante em diversas conferências, seminários e congressos, coordenou numerosos trabalhos de inspeção e fiscalização de bens alimentares, tendo sido um precursor dos Serviços de Fiscalização do Ministério da Agricultura. Criou e coordenou um Serviço de Educação Escolar, que manteve com sucesso durante vários anos, através...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT