Despacho n.º 5569/2018

Data de publicação05 Junho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Despacho n.º 5569/2018

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Gestão de Hotelaria e Restauração, a ministrar pelo Instituto Superior de Ciências da Administração;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 7240/2016, de 2 de junho:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão de Hotelaria e Restauração do Instituto Superior de Ciências da Administração.

9 de maio de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior

Instituto Superior de Ciências da Administração

2 - Curso técnico superior profissional

T421 - Gestão de Hotelaria e Restauração

3 - Número de registo

R/Cr 27/2018

4 - Área de educação e formação

811 - Hotelaria e restauração

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Coordenar, implementar e supervisionar as principais práticas de hotelaria e restauração, conciliando os objetivos organizacionais, com a satisfação do cliente.

5.2 - Atividades principais

a) Coordenar e controlar os trabalhos de serviços de restauração, estruturando ementas e calculando custos;

b) Coordenar e organizar as operações de alimentação e bebidas, garantindo a qualidade dos serviços;

c) Definir a política comercial de serviços de alimentação e bebidas, garantindo a qualidade dos serviços e a orientação para o cliente;

d) Gerir atividades e/ou operações de hotelaria e restauração, com recurso a aplicações informáticas;

e) Implementar processos inerentes à gestão de equipas de trabalho em hotelaria e restauração;

f) Supervisionar a aplicação das normas de higiene e segurança do ramo de hotelaria e restauração;

g) Supervisionar os planos de manutenção de equipamentos e sistemas nas unidades hoteleiras e de restauração;

h) Desenvolver e apoiar os resultados comerciais, através de estatística e da elaboração de relatórios;

i) Coordenar e controlar as atividades de receção, quartos e lavandaria/rouparia de uma organização hoteleira, garantindo a qualidade do serviço;

j) Definir a política comercial de alojamento, garantindo a qualidade dos serviços e a orientação para o cliente.

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