Despacho n.º 3430-A/2017

Data de publicação21 Abril 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação - Gabinetes dos Ministros da Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação e do Secretário de Estado das Autarquias Locais

Despacho n.º 3430-A/2017

Considerando que através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 48-D/2017, de 31 de março, foi promovido o Plano Nacional de Leitura, doravante PNL 2027, no horizonte da próxima década, estabelecendo uma aposta na consolidação das ações concretizadas nos primeiros dez anos do plano e em novas vertentes a desenvolver até 2027, através de um reforço da articulação entre as áreas das autarquias locais, da cultura, da ciência, tecnologia e ensino superior e da educação, e foram aprovadas as respetivas linhas orientadoras.

Tendo em conta que a referida resolução prevê, respetivamente, nos n.os 3, 5, alíneas a) e b), e 8, a constituição de uma Comissão Interministerial, presidida por um comissário, coadjuvado por um subcomissário, a designar por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas autarquias locais, cultura, ciência, tecnologia e ensino superior e educação.

Assim, nos termos do n.º 8 da mencionada resolução e do Despacho n.º 1046/2016, do Ministro Adjunto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 15, de 22 de janeiro de 2016:

1 - São designadas, em comissão de serviço, respetivamente, como Comissária e Subcomissária do PNL 2027, Maria Teresa do Carmo Soares Calçada e Elsa Maria Quelhas Fernandes Conde, cujas idoneidade, experiência e competência profissionais são patentes nas notas curriculares que constam dos anexos I e II ao presente despacho e do qual fazem parte integrante.

2 - O presente despacho produz efeitos no dia 1 de abril de 2017.

20 de abril de 2017. - O Ministro da Cultura, Luís Filipe Carrilho de Castro Mendes. - 19 de abril de 2017. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor. - 20 de abril de 2017. - O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. - 18 de abril de 2017. - O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel.

ANEXO I

Nota curricular de Maria Teresa do Carmo Soares Calçada

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Professora de Filosofia do ensino secundário, entre 1973 e 1981.

Técnica do Instituto Português do Livro, Ministério da Cultura, desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura.

Membro do grupo de trabalho que, em 1986, definiu as bases de uma política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais.

Vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nessa qualidade, foi responsável...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT