Despacho n.º 11163/2016

Data de publicação19 Setembro 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 11163/2016

A TEC PELLETS - Produção e Comercialização de Pellets, Lda. (TEC PELLETS), empresa constituída em 2012, propõe-se realizar um Projeto de Investimento (o "Projeto"), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo (Tipologia Inovação Produtiva PME), que consiste no aumento da capacidade da sua unidade industrial para o fabrico de pellets de biomassa, através da ampliação do estabelecimento já existente e da introdução de inovações tecnológicas no processo produtivo.

O Projeto assenta em dois investimentos fundamentais: a caldeira, inovadora pelo seu tamanho e pela tecnologia utilizada, e os silos de matéria-prima e de biomassa, altamente inovadores pela sua ação combinada, resultante da tecnologia implementada na caldeira.

Com o Projeto, a TEC PELLETS será a primeira empresa europeia cujo processo produtivo apresenta uma otimização dos silos de secagem de biomassa e de matéria-prima com o objetivo de reduzir a humidade e, consequentemente, os seus consumos, assim obtendo poupanças em termos económico e um melhor uso dos recursos naturais, tais como a madeira e a biomassa florestal.

O Projeto é implementado na região Norte, no concelho da Póvoa de Varzim, prevendo-se impactos positivos na região, resultantes do aumento do volume de produção e do desenvolvimento do novo processo produtivo, que se traduzem, principalmente, na criação de emprego, nomeadamente, de postos de trabalho altamente qualificados, no efeito de arrastamento, a montante e a jusante da cadeia de valor, sobre outras empresas portuguesas localizadas na região, e na elevação da riqueza gerada localmente, com todos os benefícios socioeconómicos que lhe estão associados.

O Projeto assume uma grande relevância para o desenvolvimento da economia nacional, através de um impacto direto nas exportações nacionais, e para a competitividade da região, através do aumento da qualificação e do poder de compra dos trabalhadores locais.

Entre 2014 e 2019, prevê-se um aumento do valor global de exportações que, no ano pós-projeto, representará perto de 95 % do volume de negócios total da TEC PELLETS.

Para além da manutenção do mercado do Reino Unido, prevê-se a entrada da empresa em novos mercados, tais como a Alemanha, a Bélgica, a Itália e a Suécia, estando, assim, em linha com a estratégia nacional de orientação para o aumento das exportações e de redução do défice da balança comercial.

O Projeto contribui também para os Domínios Prioritários da Estratégia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT