Despacho n.º 8359/2008, de 20 de Março de 2008

Despacho n. 8359/2008

1 - Nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 19., n. 1 do artigo 20. da lei Quadro dos Institutos Públicos, republicada em anexo ao Decreto -Lei n. 105/2007, de 3 de Abril, e em harmonia com o constante no n. 3 do artigo 18. da Lei Orgânica do Ministério da Saúde, aprovada pelo Decreto -Lei n. 212/2006, de 27 de Outubro, e no n. 1 do artigo 5. da Lei Orgânica do Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P., aprovada pelo Decreto -Lei n. 220/2007, de 29 de Maio, é nomeado, em comissáo de serviço, para exercer as funçóes de presidente do conselho directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P., o Coronel Médico Abílio António Ferreira Gomes, cujo perfil e aptidáo para o desempenho do cargo sáo evidenciados na sinopse curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 - Nos termos dos artigos 78. e 79. do Estatuto da Aposentaçáo, na redacçáo do Decreto -Lei n. 179/2005, de 2 de Novembro, está autorizado o exercício de funçóes públicas ao Coronel Médico Abílio António Ferreira Gomes, que se encontra na situaçáo de reserva fora da efectividade de serviço.

3 - O presente despacho produz efeitos a partir de 19 de Fevereiro de 2008.

19 de Fevereiro de 2008. - O Primeiro -Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - A Ministra da Saúde, Ana Maria Teodoro Jorge.

Sinopse curricular

Abílio António Ferreira Gomes tem 59 anos, nasceu em Vinhais e vive em Lisboa.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Medicina de Lisboa em 1974.

Coronel Médico do Exército na situaçáo de reserva.

Especialista e Assistente Hospitalar de Cardiologia pela Ordem dos Médicos e pelo Hospital Pulido Valente e antigo Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Exerceu funçóes da sua especialidade no Serviço de Cardiologia e na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Militar Principal enquanto acumulou funçóes como Director Clínico da Academia Militar.

Foi Director do Serviço de Cardiologia do Hospital Militar Principal. Foi Chefe do Serviço de Técnicas Cardiológicas e Reabilitaçáo Cardíaca do Hospital Militar de Belém

Fez o Curso Geral de Comando e Estado -Maior no Instituto de Altos Estudos Militares.

No Exército comandou unidades operacionais do Serviço de Saúde, nomeadamente o Destacamento Sanitário n. 7 / Hospital Cirúrgico Móvel, integrado na MONUA (Missáo de Observaçáo das Naçóes Unidas em Angola) e foi Comandante da Companhia Sanitária do Batalháo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT