Deliberação n.º 307/2021

Data de publicação25 Março 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoOrdem dos Advogados

Deliberação n.º 307/2021

Sumário: Regimento do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados.

Regimento do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados

Artigo 1.º

Âmbito

O presente regimento tem por objeto a organização e o funcionamento do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados, nos termos dos artigos 48.º e seguintes do Estatuto da Ordem dos Advogados, aprovado pela Lei n.º 145/2015, de 9 de setembro.

Artigo 2.º

Composição

1 - O Conselho Fiscal é constituído por um Presidente, dois vogais e um revisor oficial de contas.

2 - Assumirá as funções de Secretário-Executivo o membro designado em reunião do Conselho Fiscal.

3 - Pode ainda haver um Vice-Presidente, nomeado pelo seu Presidente, para o substituir nas suas faltas ou impedimentos.

Artigo 3.º

Eleição

1 - Com exceção do revisor oficial de contas, só podem ser eleitos membros do Conselho Fiscal os advogados com inscrição em vigor e no pleno exercício dos seus direitos.

2 - Os membros do Conselho Fiscal são eleitos para um período de três anos civis.

Artigo 4.º

Substituição

1 - No caso de renúncia, perda ou caducidade do mandato por motivo disciplinar, morte ou qualquer outro, e ainda nos casos de impedimento permanente do Presidente do Conselho Fiscal, assumirá funções o vogal que vier a ser eleito pelos membros do órgão.

2 - No caso de impedimento temporário de algum membro, o Conselho Fiscal decide sobre a verificação do impedimento e determina a sua substituição.

3 - Em cada de vacatura, deve o órgão cooptar o novo membro.

Artigo 5.º

Ação disciplinar

1 - O mandato para o exercício do cargo de membro do Conselho Fiscal cessa sempre que o respetivo titular seja punido disciplinarmente com sanção superior à de advertência e por efeito da irrecorribilidade da respetiva decisão.

2 - Em caso de suspensão preventiva ou de decisão disciplinar de que seja interposto recurso, o titular punido fica suspenso do exercício de funções até que a decisão não seja passível de recurso.

Artigo 6.º

Deveres

Para além dos deveres previstos na lei, os membros do Conselho Fiscal devem, em particular:

a) Desempenhar as funções com assiduidade e diligência;

b) Exercer uma fiscalização conscienciosa, prudente e imparcial;

c) Obter todos os esclarecimentos de que necessitem para o desempenho das suas funções, bem como aceder a todos os documentos cujo conhecimento reputem indispensável para o exercício das suas funções;

d) Informar todas as diligências que realizem e os seus resultados;

e) Comunicar em reunião do órgão qualquer circunstância que afete ou venha...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT