Decreto-Lei n.º 185/94, de 05 de Julho de 1994

Decreto-Lei n.° 185/94 de 5 de Julho A participação dos destinatários no processo de elaboração das leis constitui uma das características das sociedades abertas e deve, no quadro de valores constitucionais da comunidade portuguesa, considerar-se uma das vertentes de aprofundamento da democracia participativa.

Porque entende assim, o Governo tem feito incluir, em múltiplos diplomas, na necessidade de audição de entidades representativas de interesses colectivos na preparação de diplomas onde se cure desses interesses.

No entanto, verifica-se alguma indefinição quanto à metodologia da audição, sendo imperioso, para introduzir maior transparência e celeridade no processo legislativo, o estabelecimento de regras claras nesta matéria.

É esse o fundamento do presente diploma, em ordem à certeza e segurança do direito.

Assim: Nos termos da alínea a) do n.° 1 do artigo 201.° da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.° A obrigação legal de audição, pelo Governo, de sujeitos ou de órgãos, públicos ou privados, representativos de quaisquer interesses colectivos, no quadro do processo legislativo, pode ser cumprida através de publicação do projecto de diploma em jornal oficial ou por consulta directa, sem prejuízo do disposto na Lei n.° 16/79, de 26 de Maio.

Art. 2.° - 1 - A publicação do projecto de diploma em jornal oficial é feita em anexo à 2.' série do Diário da República.

2 - O prazo para apreciação pública é de 14 dias ou, quando se trate de processo urgente, de 7 dias consecutivos.

3 - O anexo a que se refere o n.° 1 deve conter: a) O texto integral do projecto; b) A designação sintética da matéria objecto do projecto; c) O prazo para apreciação pública; d) Indicação do departamento ao qual devem ser remetidos os pareceres; e) Transcrição do modelo para a emissão de parecer, que figura em anexo ao...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT