Decreto Legislativo Regional n.º 8/2013/M, de 18 de Fevereiro de 2013

Decreto Legislativo Regional n.º 8/2013/M Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional nº 28/2009/M, de 25 de setembro, que estabelece o regime de exercício da atividade industrial na Região Autónoma da Madeira O Decreto Legislativo Regional nº 28/2009/M, de 25 de setembro, estabeleceu os procedimentos e as competências para efeitos de licenciamento e fiscalização das unidades industriais na Região Autónoma da Madeira.

Decorridos três anos após a sua aplicação, verifica -se ser oportuno melhorar algumas das suas disposições a nível dos procedimentos, dando melhor resposta aos agentes econó- micos e potenciando o desenvolvimento industrial regional.

Atendendo que o tecido empresarial regional é, maiori- tariamente constituído por pequenas e médias empresas, no âmbito das medidas de simplificação dos processos, foram alterados os parâmetros de tipificação dos estabelecimentos industriais, pelo que a maior parte destes passa a enquadrar -se no tipo 3, sujeitos ao regime de registo, de maior simplificação.

Assim: A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Ma- deira decreta ao abrigo da alínea

  1. do nº 1 do artigo 227º, do nº 1 do artigo 228º da Constituição da República Por- tuguesa e da alínea ee) do artigo 40º do Estatuto Político- -Administrativo da Região Autónoma da Madeira, aprovado pela Lei nº 13/91, de 5 de junho, revisto pelas Leis nºs 130/99, de 21 de agosto e 12/2000, de 21 de junho, o seguinte: Artigo 1º Alteração ao Decreto Legislativo Regional nº 28/2009/M, de 25 de setembro 1 — Os artigos 2º, 3º, 4º, 8º, 12º, 14º, 15º, 17º, 18º, 37º, 44º, 45º e 52º e os anexos I, IV e V do Decreto Legislativo Regional nº 28/2009/M, de 25 de setembro, passam a ter a seguinte redação: «Artigo 2º […] . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  6. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  7. (Revogado.)

  8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  10. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  11. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  12. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  13. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  14. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    o)(Revogado.)

  15. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  16. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  17. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  18. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  19. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  20. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  21. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  22. «Título de exploração» o documento que habilita a instalação e exploração de estabelecimentos industriais, atividade temporária e operadores da atividade produtiva local sujeitos aos procedimentos de declaração prévia ou de registo previstos no presente diploma.

    Artigo 3º […] 1 — O presente diploma aplica -se às atividades in- dustriais e à atividade produtiva local nos termos de- finidos no anexo I ao presente diploma, do qual faz parte integrante. 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 4º […] 1 — Os estabelecimentos industriais classificam -se em função do grau de risco potencial inerente à sua exploração, para a pessoa humana e para o ambiente, em três tipos. 2 — São incluídos no tipo 1 os estabelecimentos cujos projetos de instalações industriais se encontrem abrangidos por, pelo menos, um dos seguintes regimes jurídicos:

  23. Avaliação de impacte ambiental (AIA), previsto no Decreto -Lei nº 69/2000, de 3 de maio;

  24. Prevenção e controlo integrados da poluição (PCIP), previsto no Decreto -Lei nº 173/2008, de 26 de agosto;

  25. Prevenção de acidentes graves (PAG) que envol- vam substâncias perigosas, previsto no Decreto -Lei nº 254/2007, de 12 de julho.

  26. (Revogado.) 3 — São incluídos no tipo 2 os estabelecimentos in- dustriais não incluídos no tipo 1 desde que abrangidos por pelo menos um dos seguintes regimes jurídicos ou circunstâncias:

  27. Potência elétrica contratada igual ou superior a 99 kVA;

  28. Potência térmica superior a 12x10 6 kJ/h;

  29. Número de trabalhadores superior a 20;

  30. Necessidade de obtenção de título de emissão de gases com efeito de estufa (TEGEE), previsto no Decreto -Lei nº 233/2004, de 14 de dezembro;

  31. Necessidade de obtenção de alvará ou parecer para operações de gestão de resíduos, nos termos do Decreto -Lei nº 178/2006, de 5 de setembro. 4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 8º […] 1 — A pessoa singular ou coletiva que exerça ativi- dade industrial em estabelecimento abrangido por seguro obrigatório deve apresentar à entidade coordenadora, no prazo de 30 dias contados a partir da data de início da exploração, comprovativo da celebração de contrato de seguro de responsabilidade civil, acompanhado do respetivo recibo de prémio. 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 12º […] 1 — Para além da entidade coordenadora, nos pro- cedimentos previstos no presente diploma podem pronunciar -se, nos termos das respetivas atribuições e competências legalmente previstas, as seguintes enti- dades públicas:

  32. Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA);

  33. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  34. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  35. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  36. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 14º […] 1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  37. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  38. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  39. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  40. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  41. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  42. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 — Os estabelecimentos a localizar em zona portuá- ria, nos leitos e margens de cursos de água, em área do domínio público marítimo, ou em área de servidão mi- litar, necessitam de autorização de localização a emitir pelas entidades que detêm a jurisdição sobre aquelas zonas. 6 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 15º […] 1 — Os projetos de eletricidade e de produção de energia térmica, instruídos nos termos da legislação aplicável, são entregues:

  43. À entidade coordenadora, que os remete às enti- dades competentes para os devidos efeitos; ou

  44. Diretamente junto das entidades competentes para a sua apreciação, devendo nesse caso o industrial fazer prova da sua entrega junto da entidade coordenadora. 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 17º […] 1 — No prazo de 5 ou 10 dias, consoante haja ou não lugar a consultas, contado a partir da data do pe- dido de autorização, a entidade coordenadora procede à verificação sumária do pedido, incluindo os respeti- vos elementos instrutórios, e disponibiliza às entidades públicas que, nos termos da lei, devam pronunciar -se sobre o pedido de autorização os elementos do processo pertinentes tendo em conta as respetivas atribuições e competências. 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 18º […] 1 — Se a verificação do pedido de autorização e res- petivos elementos instrutórios revelar a sua não con- formidade com os condicionamentos legais e regula- mentares aplicáveis, a entidade coordenadora profere, no prazo de 20 dias contados a partir da data do pedido de autorização:

  45. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  46. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 —...

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