Aviso n.º 5460/2018
Data de publicação | 23 Abril 2018 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 5460/2018
Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 5 de julho de 2017, proferido, por delegação de competências, ao abrigo do n.º 1 do mesmo artigo, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Operações em Alojamento e Receção em Hotelaria da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
5 de fevereiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
2 - Curso técnico superior profissional
T384 - Operações em Alojamento e Receção em Hotelaria
3 - Número de registo
R/Cr 47/2017
4 - Área de educação e formação
811 - Hotelaria e Restauração
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Organizar, controlar, executar e gerir, de forma autónoma, todas as atividades e operações inerentes ao departamento de alojamento duma unidade hoteleira, nomeadamente nas áreas de reservas, acolhimento e atendimento ao cliente, receção e portaria e housekeeping em estabelecimentos hoteleiros e similares, garantindo um serviço de qualidade e a satisfação do cliente.
5.2 - Atividades principais
a) Organizar e participar em operações de reservas, distribuição e ocupação do alojamento, maximizando a sua capacidade e estabelecendo a afetação dos recursos necessários;
b) Organizar, executar e supervisionar as atividades de front office, nomeadamente nos serviços de receção e acolhimento (check in, check out, acolhimento, atendimento ao cliente), zelando pelo cumprimento de todas as formalidades incluindo o registo e tratamento de dados informaticamente;
c) Organizar, executar e supervisionar as atividades de Housekeeping (serviços de quartos e andares, limpeza áreas públicas e de serviço, lavandaria e ou rouparia);
d) Coordenar as atividades de aprovisionamento, prevendo e calculando as necessidades de bens de consumo necessários aos serviços de alojamento (amenities, produtos limpeza, fardas, roupas, impressos e formulários, entre outros) evitando ruturas de stock;
e) Elaborar, executar e supervisionar as normas e padrões de serviço de acordo com check lists;
f) Controlar os serviços de housekeeping, front office e back office garantindo o máximo de qualidade e rentabilidade;
g) Coordenar e supervisionar os processos de comunicação com o cliente em diferentes idiomas;
h) Executar, coordenar e supervisionar a aplicação de procedimentos de segurança, higiene e...
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