Aviso n.º 10227/2016

Data de publicação18 Agosto 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Aviso n.º 10227/2016

Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que, por meu despacho de 23 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Turísticos pelo Instituto Superior de Administração e Gestão.

2 de agosto de 2016. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior

Instituto Superior de Administração e Gestão

2 - Curso técnico superior profissional

T255 - Desenvolvimento de Produtos Turísticos

3 - Número de registo

R/Cr 290/2015

4 - Área de educação e formação

812 - Turismo e Lazer

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Construir, desenvolver, promover e comercializar diferentes serviços e produtos turísticos em empresas turísticas e outros organismos do setor que efetuem operações turísticas diversificadas.

5.2 - Atividades principais

a) Planear e organizar produtos e ou serviços turísticos no domínio das respetivas áreas técnicas de operações turísticas;

b) Elaborar programas especiais de incentivos para organizações e packages à medida;

c) Coordenar os serviços de venda de produtos e ou serviços turísticos ajustados às necessidades dos clientes;

d) Elaborar o processo de avaliação da satisfação dos clientes com o serviço prestado, assegurando a política de qualidade de serviço da empresa;

e) Gerir e implementar políticas e estratégias de marketing mix de empresas turísticas, em colaboração com os órgãos responsáveis da organização;

f) Elaborar estudos de mercado relativos à segmentação de clientes e mercados, atendendo aos interesses, motivações e perfis dos consumidores;

g) Elaborar métodos e técnicas de inventariação e avaliação de recursos, bem como a sua valorização e atratividade;

h) Coordenar práticas e políticas suscetíveis de salvaguardar os fatores do bem-estar geral e a distribuição justa e equitativa dos diversos atores;

i) Planear operações de comercialização de produtos turísticos integrados;

j) Elaborar ações conducentes com os códigos de ética e socialmente responsáveis nas empresas turísticas;

k) Coordenar as ações conducentes com parcerias entre agentes empresariais e institucionais, com os objetivos de qualificar os produtos e ou destinos turísticos, de forma a incrementar a competitividade dos mesmos;

l) Elaborar e monitorizar a realização de eventos, conferências, programas de animação e programas especiais para grupos.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

a) Conhecimentos fundamentais das tendências de turismo;

b) Conhecimentos fundamentais de língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação fluente e conhecimentos de vocabulário técnico específico);

c) Conhecimentos fundamentais de gestão de recursos humanos - fundamentos de liderança e gestão, staffing, gestão de carreiras e relações interpessoais;

d) Conhecimentos abrangentes de contabilidade;

e) Conhecimentos fundamentais dos princípios de gestão da qualidade dos produtos e serviços turísticos;

f)...

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