Aviso n.º 10227/2016
Data de publicação | 18 Agosto 2016 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 10227/2016
Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que, por meu despacho de 23 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Turísticos pelo Instituto Superior de Administração e Gestão.
2 de agosto de 2016. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Instituto Superior de Administração e Gestão
2 - Curso técnico superior profissional
T255 - Desenvolvimento de Produtos Turísticos
3 - Número de registo
R/Cr 290/2015
4 - Área de educação e formação
812 - Turismo e Lazer
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Construir, desenvolver, promover e comercializar diferentes serviços e produtos turísticos em empresas turísticas e outros organismos do setor que efetuem operações turísticas diversificadas.
5.2 - Atividades principais
a) Planear e organizar produtos e ou serviços turísticos no domínio das respetivas áreas técnicas de operações turísticas;
b) Elaborar programas especiais de incentivos para organizações e packages à medida;
c) Coordenar os serviços de venda de produtos e ou serviços turísticos ajustados às necessidades dos clientes;
d) Elaborar o processo de avaliação da satisfação dos clientes com o serviço prestado, assegurando a política de qualidade de serviço da empresa;
e) Gerir e implementar políticas e estratégias de marketing mix de empresas turísticas, em colaboração com os órgãos responsáveis da organização;
f) Elaborar estudos de mercado relativos à segmentação de clientes e mercados, atendendo aos interesses, motivações e perfis dos consumidores;
g) Elaborar métodos e técnicas de inventariação e avaliação de recursos, bem como a sua valorização e atratividade;
h) Coordenar práticas e políticas suscetíveis de salvaguardar os fatores do bem-estar geral e a distribuição justa e equitativa dos diversos atores;
i) Planear operações de comercialização de produtos turísticos integrados;
j) Elaborar ações conducentes com os códigos de ética e socialmente responsáveis nas empresas turísticas;
k) Coordenar as ações conducentes com parcerias entre agentes empresariais e institucionais, com os objetivos de qualificar os produtos e ou destinos turísticos, de forma a incrementar a competitividade dos mesmos;
l) Elaborar e monitorizar a realização de eventos, conferências, programas de animação e programas especiais para grupos.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos fundamentais das tendências de turismo;
b) Conhecimentos fundamentais de língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação fluente e conhecimentos de vocabulário técnico específico);
c) Conhecimentos fundamentais de gestão de recursos humanos - fundamentos de liderança e gestão, staffing, gestão de carreiras e relações interpessoais;
d) Conhecimentos abrangentes de contabilidade;
e) Conhecimentos fundamentais dos princípios de gestão da qualidade dos produtos e serviços turísticos;
f)...
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