Resolução da Assembleia da República n.º 153/2019

 
TRECHO GRÁTIS

Resolução da Assembleia da República n.º 153/2019

Sumário: Recomenda ao Governo que crie um museu de memória da resistência ao fascismo, no imóvel onde funcionou a delegação da ex-PIDE/DGS, no Porto, enquadrando-o numa Rede Nacional de Museus da Resistência.

Recomenda ao Governo que crie um museu de memória da resistência ao fascismo, no imóvel onde funcionou a delegação da ex-PIDE/DGS, no Porto, enquadrando-o numa Rede Nacional de Museus da Resistência

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:

1 - Disponibilize, através do Ministério da Defesa Nacional, o prédio da Rua do Heroísmo onde funcionou a delegação do Porto da ex-PIDE/DGS, e que encontre um novo local para a instalação do Museu Militar do Porto, em melhores condições para a realização da sua missão.

2 - Crie um novo Museu no Porto, de memória da resistência ao fascismo, no imóvel onde funcionou a delegação do Porto da ex-PIDE/DGS.

3 - Garanta a valorização e o apoio à implementação do projeto museológico «Do Heroísmo à Firmeza» - Percursos da Memória na Casa da PIDE no Porto (1936/74), em curso.

4 - Envolva, neste processo, organizações representativas da resistência ao fascismo, como a «União de Resistentes Antifascistas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO