Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 9/2013/A, de 24 de Maio de 2013

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 9/2013/A Salários em atraso — Suspensão temporária das obrigações relativas ao crédito à habitação As empresas açorianas vivem dificuldades sem prece- dentes em tempos de Autonomia.

As famílias açorianas enfrentam, igualmente, os efeitos da maior crise financeira, social e económica da Autono- mia.

Confrontam -se com quebras de atividade substanciais há vários anos, com maior expressão em determinados domínios.

Estas dificuldades têm como consequência a existência de salários em atraso em muitas empresas, quando não mesmo o desemprego.

O destaque vai essencialmente para dois setores: a construção civil e o turismo.

No caso do primeiro, tem -se verificado uma redução acentuada das frentes de trabalho, provocando o não aproveitamento de diversos investimen- tos efetuados ao longo dos anos e a dispensa de inúmeros colaboradores.

No caso do segundo, vários dos vultuosos investimentos feitos no ramo da hotelaria encontram -se hoje encerrados em diversas ilhas, levando à consequente redução dos respetivos quadros de pessoal.

Os que se encontram em funcionamento vivem com grandes difi- culdades, muitas vezes não conseguindo cumprir os seus compromissos com os trabalhadores.

As quebras nesses dois setores, assim como os efeitos da política de austeridade que se encontra em curso a nível nacional, na sequência da assinatura do acordo com a Troika, têm produzido um efeito de arrastamento a outros setores da atividade económica regional.

São hoje em dia praticamente inexistentes os setores que não vivem uma situação crítica significativa, com o setor do comércio a conhecer uma redução substancial dos seus negócios, face à quebra do rendimento disponível das famílias açorianas.

Por outro lado, alastram as situações de falta de paga- mento a fornecedores, com especial relevância para os que têm como responsáveis as entidades públicas regionais. É no setor da Saúde que tem sido assinalada a maior inten- sidade deste verdadeiro flagelo para as empresas, mas são hoje em dia conhecidos inúmeros incumprimentos transversais a toda a estrutura do Governo Regional, bem como das entidades que constituem o setor empresarial público açoriano.

O principal problema que a sociedade açoriana enfrenta nos dias de hoje é fruto desta situação que vive o setor empresarial privado.

A dispensa de colaboradores que as empresas se viram obrigadas a promover, tem conduzido a um aumento brutal do desemprego...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT