Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 11/2013/A, de 14 de Junho de 2013

Autónoma dos Açores n. 11/2013/A

CRIAÇÁO DO MUSEU DA ILHA DO CORVO

O Programa do XI Governo Regional dos Açores descreve a natureza e funçáo da Rede Regional dos Museus dos Açores da seguinte forma:

"(...) um conjunto de museus que pretendem refletir o território onde se situam, o caráter das suas gentes e a história das suas comunidades. Oito museus - al-guns deles polinucleados - dáo corpo a esta missáo de guardar a memória das ilhas e oferecer a quem as visita uma perspetiva da sua cultura".

Assim, como bem refere o Programa do Governo Regional, "(...) um variado e rico património cultural, quer de ordem material (tanto móvel como imóvel) quer de ordem imaterial sáo outro garante da riqueza cultural dos Açores. O seu património constituído, expresso de Santa Maria ao Corvo, os tesouros que se guardam nos seus museus e as vibrantes expressóes no domínio do património intangível vivenciadas pelas comunidades, traduzem outra dimensáo daquilo que é peculiar, daquilo que nos engrandece e nos deve proporcionar uma especial autoestima".

Nesta visáo programática reconhece -se a identidade cultural coletiva do povo dos Açores, mas também se valoriza a especificidade do território, da história e do património das diversas "comunidades" insulares açorianas, de Santa Maria ao Corvo. A Rede Regional dos Museus dos Açores, espalhada por oito das nossas nove ilhas, realça e simboliza o triunfo de uma política cultural autonómica que valoriza e protege o património de todas e cada uma das comunidades insulares açorianas.

O Corvo é, neste momento, a única ilha açoriana que náo possui um museu que guarde a memória e ofereça, a quem a visita, uma perspetiva da sua cultura. No entanto, o poder autonómico náo deixou de prever, em várias ocasióes, a construçáo de um museu na ilha do Corvo. A sua existência esteve sucessivamente prevista no Decreto Regulamentar Regional n. 25/77/A, de 5 de setembro, no Decreto Regulamentar Regional n. 40/91/A, de 25 de novembro e no Decreto Regulamentar Regional n. 36/2000/A, de 7 de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT