Relatório n.º 46/2008, de 19 de Novembro de 2008

Relatório n. 46/2008

Relatório e contas do exercício de 2007

Avenida do Engenheiro Duarte Pacheco, torre 2, Amoreiras, 17. andar, 1070-102Lisboa

Capital social: € 1 000 000,00.

Núnero de identificaçáo fiscal e matrícula na Conservatória do. Registo Comercial de Lisboa 502318988.

1 - Relatório do Conselho de Administraçáo

Em cumprimento das disposiçóes legais e estatutárias vem este Conselho de Administraçáo submeter à apreciaçáo e aprovaçáo de V.Exas., o Relatório de Gestáo no qual se insere a Proposta de Aplicaçáo de Resultados, relativo ao exercício transacto de 2007.

1 - Como é do conhecimento dos Senhores Accionistas a GEF, SA passou, no ano de 2006, a gerir mais seis fundos do que aqueles que anteriormente geria e administrava. Se aquele exercício correspondeu ao primeiro ano de actividade daqueles Fundos, o ano de 2007 marca a consolidaçáo das suas actividades no respeito pela estratégia delineada pela sociedade gestora, sempre no interesse dos participantes.

2 - De seguida o Conselho apresenta aos Senhores Accionistas, ainda que de forma sucinta, uma pequena súmula da actividade desenvolvida por cada um dos referidos fundos de investimento imobiliário, iniciando essa análise pelo Fundo de Investimento Imobiliário GEF 2, o mais antigo Fundo de Investimento gerido por esta sociedade gestora.

3 - No que concerne ao imóvel sito na Av. António Augusto de Aguiar, em Lisboa, designado "Alto do Parque", o ano de 2007 marca o

concluir do processo de comercializaçáo com a realizaçáo das escritura de compra e venda das fracçóes que integram aquele empreendimento aqui se excepcionando as que se destinam a comércio e serviços, relativamente às quais foi possível, já no início de 2008, proceder à alteraçáo do titulo constitutivo da propriedade horizontal através do qual se redesenhou o espaço comercial do edifício com a transformaçáo da galeria comercial ali previamente existente num só fracçáo destinada a comércio.

O fundo conseguiu já identificar pelo menos duas entidades interessadas no arrendamento daquele espaço com as quais se espera poder a vir celebrar os respectivos contratos no decurso do primeiro semestre de 2008.

Já relativamente ao empreendimento denominado Paço do Duque sito em Lisboa na Rua António Maria Cardoso, prevê -se que a obra esteja concluída no decurso do segundo semestre de 2008.

Pese embora este facto e tendo em conta as características da obra tem sido possível manter os compromissos assumidos com os diversos clientes bem como continuar a desenvolver os esforços necessários à conclusáo da comercializaçáo em curso, sendo certo que à data da elaboraçáo do presente Relatório se encontram somente por prometer vender oito fracçóes.

Quanto ao loteamento industrial de Tunes, e uma vez concluídas as obras de infra estruturas prevê -se, logo que terminada a construçáo dos armazéns que integram o Lote 3 ser possível identificar no mercado de arrendamento alguns interessados em ali tomar posiçáo.

A construçáo dos armazéns que integram o lote 1 decorrerá de acordo com o ritmo da procura.

Já relativamente aos imóveis adquiridos na Rua da Emenda, em Lisboa, é de referir que as obras relativas aos mesmos tiveram o seu inicio de Julho de 2007 decorrendo actualmente a bom ritmo situaçáo que tem acompanhado o ciclo normal da comercializaçáo deste empreendimento, pode dizer -se que das 13 fracçóes que o compóem (12 fracçóes de habitaçáo e um aloja) haviam 3 apartamentos foram objecto de contrato

47366 promessa de compra e venda celebrado no final do exercício em análise, sendo que já em 2008 foi possível celebrar mais um contrato relativo a uma fracçáo de habitaçáo.

Relativamente aos demais empreendimentos nomeadamente as denominadas "Residências de S. Bento", continuam ainda por vender, apesar dos esforços nesse sentido, duas das lojas que o integram.

Nos lotes de terreno do Moinho do Guizo, em A -da -Beja, concelho da Amadora continuam ainda por se realizar as vendas de um conjunto de lotes o que tem vindo a dever -se à situaçáo de recessáo que se verifica no mercado imobiliário de habitaçáo, designadamente no da periferia de Lisboa, onde o loteamento em causa se insere, situaçáo que pode vir a inverter -se face a alteraçáo sugerida pela Câmara Municipal da Amadora ao processo de loteamento.

No que respeita ao empreendimento designado por "Alcântara Residence" sito na Rua Luís de Camóes, em Lisboa realizaram -se as escrituras de compra e venda dos lugares de estacionamento com as quais se encerrou, junto dos anteriores proprietários, o processo de pagamento do terreno onde o mesmo se desenvolveu.

O fundo mantem a participaçáo que já detinha no âmbito da sociedade CAPC adquirida em Junho de 2006 que gere um projecto residencial no Bairro da Graça em Lisboa bem como um edifício de escritórios e um clube de golfe "Driving Range" ambos situados em Matosinhos.

4 - Relativamente ao Fundo de Investimento Imobiliário GEF 3 e centrando -nos no loteamento da Quinta do Mineiro é de referir que o Fundo adquiriu, como é sabido, no decurso do ano de 2006 a totalidade dos oito lotes que o integram para ainda no decurso do primeiro trimestre daquele ano alienar a um outro Fundo de Investimento Imobiliário, cinco daqueles oito lotes, alienaçáo essa ao abrigo da qual o Fundo GEF 3 manteve a obrigaçáo de levar a cabo as obras de urbanizaçáo cujo início ocorreu no final do último trimestre de 2006.

5 - Já no decurso de 2007 o Fundo desenvolveu de forma cabal as citadas obras de urbanizaçáo ao ponto das mesmas se encontrarem praticamente concluídas em termos de poderem ser recepcionadas pela Câmara Municipal de Lisboa.

6 - Ainda no final de 2007 o fundo alienou mais um dos lotes que integram este loteamento, mais concretamente o Lote 1.

7 - Conforme é do conhecimento dos Senhores Accionistas, em Novembro de 2006 a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a alteraçáo ao Alvará de Loteamento, motivada pela modificaçáo de uso do Lote 2 de escritórios para habitaçáo, bem como a alteraçáo nos restantes lotes residenciais (4 e 5), no que concerne ao número de fogos e tipologias como forma de melhor responder à realidade da altura no que toca à procura no mercado imobiliário habitacional.

8 - Pese embora tal aprovaçáo e tendo por base a crise politica que a Câmara Municipal de Lisboa viveu, o Fundo atravessou todo o exercício de 2007 a aguardar a emissáo de tal título, o que só deverá vir a ocorrer no início de 2008.

9 - Tal situaçáo tem vindo a provocar o atraso no arranque do desenvolvimento deste empreendimento aguardando -se que a CML tome posiçáo sobre os diversos projectos de arquitectura relativos aos diferentes lotes que integram o loteamento.

10 - Como também temos vindo a dar conta aos Senhores Accionistas o Fundo adquiriu em 2006 dois pequenos projectos residenciais localizados em Campo de Ourique e já em condiçóes de serem licenciados, dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT