Relatório n.º 13-Q/2007, de 14 de Novembro de 2007

Relatório n. 13-Q/2007

Sede social: Avenida José Gomes Ferreira, 13, Algés.

Capital social: 15 000 000 de euros.

Pessoa colectiva n. 500069891.

Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais, sob o n. 15 482.

Cândida Maria Coelho Borralho Reis, segunda-ajudante da Conservatória do Registo Comercial de Cascais, certifica que foram depositados os documentos de prestaçáo de contas consolidadas do ano de 2003, em relaçáo à sociedade em epígrafe.

Está conforme o original.

14 de Abril de 2005. - A Segunda-Ajudante, Cândida Maria Coelho Borralho Reis.

Relatório e contas consolidadas de 2003 Relatório do conselho de administraçáo Informaçáo geral sobre a actividade da empresa e restantes empresas englobadas na consolidaçáo

No cumprimento do normativo em vigor, o conselho de administraçáo da Compta - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A., vem prestar informaçáo sobre a actividade da empresa, bem como das restantes sodedades englobadas na consolidaçáo de contas, em relaçáo ao exercido de 2003.

Em relaçáo ao grupo de empresas objecto da consolidaçáo de contas, os factos mais relevantes ocorridos no exercício em apreço podem sintetizar-se nos seguintes números (em euros):

Investimentos e desinvestimentos:

Imobilizado incorpóreo ...................................... (481 882)

Imobilizado corpóreo ......................................... 1 110 500

Imobilizado financeiro ........................................ 195 354

Operaçóes financeiras (acréscimo líquido no período):

De curto prazo ................................................... (4 650 324)

Volume de negócios ............................................... 27 686 276

Custos mais significativos:

Custos com o pessoal ......................................... 7 942 154

Amortizaçóes ..................................................... 3 759 565

Resultados financeiros ............................................ (1 093 548)

Outros elementos:

Valor global das provisóes para créditos de cobrança duvidosa ................................................... 2 142 986

230 pessoas ao serviço no final do período.

33 132-(54)De seguida é apresentada uma análise mais detalhada do que foi a actividade de cada uma das sociedades englobadas na consolidaçáo:

1 - Compta - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A.

1.1 - Actividade comercial

Manteve-se no exercício de 2003 o clima de recessáo no mercado e na economia que já se vinha defrontando de há dois anos a esta parte. A economia portuguesa náo reflectiu ainda a anunciada saída da crise. Têm-se atravessado períodos em que incipientes sinais pare-ciam apontar para tal mas, a seguir, voltam a surgir indicadores apontando num sentido negativo.

Assim, no exercido de 2003 a procura manteve-se em retracçáo, com reflexos muito negativos para toda a economia em geral e particularmente penalizadora dos fornecedores de produtos à área das telecomunicaçóes, sector onde a Compta desenvolve parte substancial da sua actividade. A Compta é um reconhecido fornecedor de soluçóes integradas para as áreas das telecomunicaçóes e de sistemas de informaçáo para médias e grandes empresas e também como prestadora de serviços, quer no campo das telecomunicaçóes quer no das tecnologias de informaçáo. Está, pois, situada numa área de negódo fortemente afectada pela recessáo.

Natural e consequentemente em períodos que apresentam os contornos acabadas de referir a concorrência exacerba-se, os clientes procuram, legitimamente, tirar partido da situaçáo, as condiçóes de comer-cializaçáo, nomeadamente os prazos de pagamento, degradam-se e tudo isto acaba por se fazer reflectir nas margens e nos resultados.

Em 2003 o volume de negócios foi de 22,6 milhóes de euros, situando-se cerca de 12% aquém do registado no exercício anterior. A quebra fez-se sentir nas áreas dos produtos (12,3 milhóes de euros contra 13,5 em 2002) e dos serviços (10,4 milhóes de euros contra 12,3 no ano anterior).

A margem média de comercializaçáo situou-se na ordem dos 19,5% no exercício em apreço, a nível sensivelmente idêntico ao do ano anterior.

Quanto à área da prestaçáo de serviços continuaram a realizar-se investimentos de monta, fundamentalmente na formaçáo dos colaboradores, em ordem à melhoria da qualidade de serviços, assumindo custos cujos proveitos associados se projectam nos exercícios futuros.

1.2 - Estratégia

A Compta oferece ao mercado vasto e diversificado leque de soluçóes e serviços cobrindo as áreas das redes multiserviço ATM, frame relay e TCP/IP, redes locais com e sem fios (wireless lan), redes ADSL, gestáo e operaçáo de redes e de sistemas, Voz sobre IP, vídeo sobre IP, equipamento para teste de redes, contact centers, sistemas de resposta interactiva por voz (IVR), CRM, data minning e data wharehousing, help desk, gestáo de conteúdo, arquivo e workflow, business integration, segurança de redes e de sistemas de informaçáo, apresentaçáo e pagamento electrónico de documentos (EBPP), vídeo comunicaçóes, segurança, etc.

A oferta da Compta desenvolve-se náo apenas através da activi-dade comercial junto dos utilizadores finais de tecnologia mas também duma actuaçáo indirecta, em parceria com operadores de telecomunicaçóes, consultores e grandes fabricantes internacionais. Neste sentido, tem apostado na consolidaçáo de parcerias com entidades de reconhecida notoriedade, nomeadamente as que já celebrou e oportunamente publicitou com a Lucent Technologies, IBM, etc.

Nas soluçóes que disponibiliza ao mercado, a Compta inclui produtos de alguns dos principais leaders mundiais no mercado das tecnologias de informaçáo, com os quais mantém um relacionamento privilegiado, destacando-se entre eles, Allot Communications, Altitude Software, Angoss, AppeL Checkfree, Cirpack, Cisco Systems, Data-Pulse CT1, eWare, Emblaze, Filenet Corporation, Genesys Labs, IBM, mtervoice/Brite, 1SS, Juniper Networks, Lucent Technologies, Mercom, Microsoft, Multitech, Nokia, Nortel Networks, Oracle, Remedy, Seebeyond, Sonns Networks, Sun Microsystems, Tellabs, Trend Communications, Vanguard MS, etc.

Continua-se a apostar no lançamento de novos produtos, de tecnologias de ponta e dirigidos a nichos de mercado, cujo reflexo esperável venha a tornar-se mais significativo nos próximos exercícios. Tem-se investido com muito interesse na pesquisa desses produtos, com o objectivo consolidaçáo da Compta como agente dos mais importantes nestes mercados bem como a necessidade de obtençáo de margens mais confortáveis. Na área da comercializaçáo dos produtos e estudo das soluçóes integradas, manteve-se a política que tem sido preocupa-

çáo da empresa - inovaçáo, qualidade, imaginaçáo na concepçáo e segurança das soluçóes e eficácia na prestaçáo de serviços.

No âmbito da reestruturaçáo da Compta iniciada em 2001, consolidou-se o trabalho de análise sobre a estrutura, os processos e métodos, bem como o desenvolvimento de novas parcerias e produtos. Este objectivo já se fez sentir em 2002 e 2003, só náo sendo mais clara-mente evidente o seu reflexo nos resultados devido à influência dos enunciados factores adversos. Permitiu, contudo, minimizar os efeitos da conjuntura nos resultados operacionais. A necessidade de implantaçáo acelerada destas acçóes tornou-se mais premente na medida em que se teve de adequar e articular a diminuiçáo significativa do quadro de colaboradores com início no último trimestre de 2002, com o programa de lay-off parcial que se prolongou até Maio de 2003.

1.3 - Análise económica e financeira

Mau grado os factores adversos já anteriormente descritos e que conduziram ao decréscimo do volume de actividade, foi possível melhorar os resultados operacionais, que acabaram por fixar-se nos 630 000 euros, contra, os 119,4 mil euros apurados em 2002. O resultado líquido do exercício mostrou-se ainda negativo, na ordem dos 689 000 euros, fundamentalmente devido à desfavorável influência, embora positiva, dos ganhos em empresas do Grupo, da ordem dos 1,6 milhóes de euros, entre os anos de 2002 e 2003.

A conjuntura vivida, com toda a imprevisibilidade associada, gera desequilíbrios na economia de exploraçáo das empresas, caracterizada pelas maior ou menor rigidez dos custos em confronto com a incerteza dos proveitos.

Na vertente custos dependentes da gestáo, têm-se tomado decisóes de maior controlo e contençáo ajustadas à situaçáo.

No que respeita aos proveitos investe-se na procura de novos produtos, com características mais favoráveis e conformes com as necessidades dos clientes, acçóes estas que, normalmente, só produzem resultados a prazos mais dilatadas.

Face às circunstâncias referidas foi accionado, já em 2002 e que se prolongou a 2003, um plano de reestruturaçáo visando adequar o mais possível, custos aos proveitos, com o objectivo de restabelecer o desejável equilíbrio na exploraçáo. A concretizaçáo do plano passou pela adopçáo de medidas no âmbito do objectivo incrementar proveitos (pesquisa de novos produtos e mercados) e conter custos (controlo e rigor).

Náo obstante esta evoluçáo de economia de exploraçáo agravada ainda pelo prazo médio dos recebimentos superior em cerca de 45 dias ao dos pagamentos, foi possível regredir o passivo total em cerca de 3,2 milhóes de euros, sendo 2,1 milhóes de euros de passivo remunerado e 1,1 milhóes de euros de passivo náo remunerado.

O decréscimo dos capitais circulantes foi mais do que proporcional à quebra de actividade, atingindo cerca de 4,8 milhóes de euros em resultado da rigorosa gestáo na rotaçáo dos stods e prazos médios de recebimentos e de pagamentos que se saldaram por reduçóes, respectivamente, de 50 dias e de 15 dias.

1.4 - Investimentos e desinvestimentos

Salvo raras excepçóes, a Compta náo se limita a fornecer um produto - v.g., um modem, uma central telefónica, etc. - em condiçóes idênticas às que seguem, por exemplo, os simples distribuidores/ importadores. Procura responder às solicitaçóes do mercado em que actua, solicitaçóes essas que, pelo seu lado, também raramente se limitam ao pedido de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT