Relatório n.º 32/2008, de 22 de Julho de 2008

Relatório n. 32/2008

Relatório do Conselho de Administraçáo

Senhores Accionistas

Em cumprimento das disposiçóes legais e estatutárias, o Conselho de Administraçáo vem submeter à apreciaçáo de V. Exas. o Relatório de Gestáo, o Balanço e Contas, bem como a Proposta de aplicaçáo de resultados referentes ao exercício de 2007.

1 - Enquadramento económico. - A economia mundial abrandou o seu crescimento em 2007, embora tenha mantido um ritmo relativamente forte, sendo notório um desenvolvimento mais difuso entre os principais blocos económicos mundiais, com as economias emergentes a serem responsáveis em mais de metade do crescimento económico global.

A economia europeia evidenciou bom desempenho, em resultado do contributo da procura externa e do investimento. No mercado financeiro, o Banco Central Europeu preocupado com a hipótese da subida dos riscos de pressóes inflacionista na zona euro, procedeu ao longo

do ano ao aumento em 50 b.p. da taxa de juro de referência, fixando-a em 4,0%, o valor mais elevado desde meados de 2001. Dado a crise de crédito nos EUA, cujos impactos ainda náo sáo totalmente visíveis, o Banco Central Europeu assumiu, desde finais de 2007, uma posiçáo mais cautelosa relativamente à política monetária.

Em 2007, a economia portuguesa caracterizou-se pela aceleraçáo da actividade real, associada ao aumento do investimento, sobretudo em máquinas e equipamentos, e à expansáo das exportaçóes de bens e serviços. A fragilidade da procura interna originada pelas despesas das famílias que enfrentam taxas de juro e níveis de endividamento elevados, conteve as importaçóes de bens e serviços. No entanto, o crescimento real da economia continuou abaixo do verificado na área euro, tendo o produto interno bruto (PIB) crescido 1,9%, mantendo-se a divergência real com a Uniáo Europeia, tendo no entanto sido atingido o objectivo de reduçáo do deficit orçamental, condiçáo imprescindível para o ajustamento macro-económico da economia portuguesa.

A taxa de inflaçáo anual evidenciou um aumento superior ao perspectivado, situando-se nos 2,5% contra os 3,0% observados no ano transacto. A situaçáo no mercado de trabalho evoluiu desfavoravelmente reflectindo o contexto económico, tendo a taxa de desemprego registado níveis elevados com máximos históricos.

2 - Enquadramento sectorial. - Os sectores de leasing e de factoring em 2007, continuaram a consolidar o seu posicionamento no financia-

32630 mento da economia portuguesa, tendo a actividade da BESLEASING E FACTORING contribuído consideravelmente para este propósito, com uma produçáo global representativa de uma quota de mercado de 20,2% (+ 157 b.p.) no leasing e de 18,0% (+ 36 b.p.) no factoring - créditos tomados - consolidando deste modo a segunda posiçáo no ranking nos respectivos segmentos de negócio, num mercado fortemente pressionado pela forma como os clientes operam com a consulta alargada ao maior número de instituiçóes de crédito com quem trabalham, provocando um esmagamento das margens comerciais e das comissóes.

2.1 - Leasing:

Leasing mobiliário - o volume de negócios do sector de locaçáo financeira mobiliária em 2007, ascendeu a 4 117,4 milhóes de euros, registando um crescimento de 18,0% em relaçáo ao ano anterior, consubstanciado na realizaçáo de 102 473 contratos (+ 11,1%), com valor médio unitário de 40,2 milhares de euros (+ 6,4%).

A BESLEASING E FACTORING neste segmento, denotou uma aceleraçáo em relaçáo ao ritmo do sector, tendo apresentado um crescimento de 31,6% que conduziu ao aumento em 177 b.p. da sua quota de mercado, fixando-se nos 17,2%, o seu melhor nível de sempre. Assim, assistiu-se à consolidaçáo do 2. lugar no ranking nacional das empresas de locaçáo financeira mobiliária, num mercado onde presentemente operam vinte e uma empresas, a maioria das quais inseridas em grupos bancários.

Leasing imobiliário - em 2007, o sector de leasing imobiliário atingiu um volume de negócios de 2 612,7 milhóes de euros, correspondendo a um aumento de 19,5% face ao exercício anterior, através da concretizaçáo de 5 555 contratos (+ 3,5%), com valor médio unitário de 470,3 milhares de euros (+ 15,4%), confirmando a tendência de crescimento dos últimos anos.

A empresa no segmento de leasing imobiliário também evidenciou um aumento superior ao do mercado, tendo o crescimento permitido posicionar-se no seu melhor nível de sempre ao atingir 25,5% de quota de mercado, equivalente a um ganho de 119 b.p. em relaçáo ao ano precedente. Deste modo, a empresa consolidou a 2.ª posiçáo no ranking das empresas deste segmento. Em sucessivos exercícios, a empresa tem vindo a bater recordes na conquista de mercado, onde actualmente operam treze empresas, a maioria das quais, também, inseridas em grandes grupos bancários.

2.2 - Factoring:

Créditos Tomados - em 2007, o sector de factoring (créditos tomados) apresentou um volume de negócios de 20 609,1 milhóes de euros, correspondendo a um crescimento de 3,9% em relaçáo ao período homó-logo, tendo a actividade de confirming, serviço no âmbito de pagamento a fornecedores, contribuído com uma representatividade de 18,1%.

A BESLEASING E FACTORING patenteou um crescimento de 6,0% nos créditos tomados, tendo conquistado 36 b.p. de quota de mercado, que se fixou nos 18,0%, mantendo o 2. lugar do ranking nacional das empresas de factoring, num mercado onde actualmente operam dez empresas, todas elas inseridas em grupos bancários.

Créditos sob Gestáo - no sector de factoring, os créditos sob gestáo ascenderam a 7 013,5 milhóes de euros, correspondendo a um aumento de 11,7%, em relaçáo ao exercício transacto.

Na BESLEASING E FACTORING, a carteira de crédito sob gestáo em 2007, registou um crescimento positivo de 9,7%. A quota de mercado da empresa fixou-se nos 20,8%, mantendo o 2. lugar no ranking nacional das empresas do ramo, num mercado onde dez empresa continuam a exercer a sua actividade.

3 - Actividade da Empresa. - A estratégia de crescimento e consolidaçáo da empresa passou pela disponibilizaçáo de novos produtos e serviços, em ambos os segmentos, tendo também iniciado a comercializaçáo de alguns produtos de leasing no canal de seguros e de factoring junto das pequenas e médias empresas. A política de aprovaçáo do crédito foi orientada de acordo com a estratégia do grupo BES, permitindo maior sinergia do esforço da rede comercial e da qualidade dos serviços prestados pela empresa aos seus clientes.

A produçáo global da BESLEASING E FACTORING ascendeu a 5 065,8 milhóes de euros, correspondendo a um crescimento de 11,3% em relaçáo ao ano anterior e a uma representatividade de 18,5% no total do crédito concedido em Portugal ao longo de 2007, pelos segmentos de leasing e de factoring. A produçáo foi canalizada fundamentalmente para os sectores de actividade ligados ao comércio, construçáo civil/obras publicas e indústria transformadora.

Para esta evoluçáo, foi decisivo na angariaçáo da maioria dos negócios, o desempenho da rede comercial bancária do grupo Banco Espírito Santo e das delegaçóes regionais da empresa, que também acompanharam e dinamizaram as Direcçóes Comerciais das Instituiçóes de Crédito do grupo.

3.1 - Leasing:

Leasing Mobiliário - no segmento mobiliário a empresa continuou a sua ascendência, com a realizaçáo de 7 886 contratos no valor de 707 779 milhares de euros, tendo evidenciado um crescimento de 31,6% em relaçáo ao ano anterior, com valor médio por contrato de 89,8 milhares de euros (+ 30,7%) originado pela celebraçáo de um maior número de contratos de equipamento pesado.

No segmento de leasing mobiliário, a produçáo foi orientada principalmente para os sectores de industria transformadora, transportes / comunicaçóes, comércio, e construçáo civil / obras públicas. Os principais tipos de bens objecto de locaçáo foram as viaturas, os equipamentos específicos para a indústria e os equipamentos circulantes.

Leasing Imobiliário - a empresa celebrou, no segmento imobiliário, 678 contratos no valor global de 653 122 milhares de euros, correspondendo a um aumento de 25,5% face ao exercício precedente, acelerando o ritmo de crescimento dos últimos anos. O valor médio por contrato foi de 963,3 milhares de euros (+ 19,7%) tendo o crescimento resultado da angariaçáo de algumas operaçóes ligadas a grandes projectos.

A produçáo da empresa no segmento de leasing imobiliário foi orientada principalmente para os sectores de construçáo civil / obras públicas, comércio e indústrias transformadoras. Os principais tipos de bens locados, foram os terrenos (por força de elevado número de pré-contratos), os imóveis comerciais e os armazéns.

3.2 - Factoring:

Créditos tomados - nos últimos anos, o segmento de factoring (créditos tomados) da empresa revelou crescimentos expressivos e 2007 náo foi excepçáo, ao atingir uma produçáo de 3 704,9 milhóes de euros, equivalente a um acréscimo de 6,0%, onde as sinergias do confirming foram já representativas (21,8%).

As principais áreas de actividade económica recorrentes do factoring, foram o comércio, a construçáo civil / obras públicas e as industrias transformadoras.

Créditos sob gestáo - em 2007, os créditos sob gestáo da empresa aumentaram 9,7% e ascenderam a 1 462,1 milhóes de euros, mantendo um ritmo de crescimento latente nos últimos anos.

4 - Crédito a clientes. - O crédito a clientes em 2007, registou um crescimento de 768,6 milhóes de euros (+ 24,8%), justificado pelo aumento no leasing mobiliário (+ 21,1%), no leasing imobiliário (+ 22,5%) e no factoring (+ 21,1%).

O nível elevado de diversificaçáo da carteira de crédito da empresa, tanto no aspecto sectorial como no aspecto de concentraçáo em termos de empresas e grupos económicos, proporcionou menor grau de risco de crédito, náo evitando contudo o ligeiro aumento do crédito vencido a mais de 90 dias em 1,48 milhóes de euros (+ 7,9%), por força da conjuntura adversa vivida no exercício. No entanto, a empresa ao ter por base uma política de elevado rigor na concessáo de crédito e uma melhoria na organizaçáo da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT