Relatório 10-E/2007, de 16 de Julho de 2007

Relatório n. 10-E/2007

Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (2.ª Secçáo). Matrícula n. 1495/900126; identificaçáo de pessoa colectiva n. 502280182; número e data da inscriçáo: 37/30 de Setembro de 2002.

Maria Filomena da Costa Silva Loureiro, segunda-ajudante, da

Conservatória do Registo Comercial de Lisboa:

Certifica, que as cópias em anexo sáo a reproduçáo integral dos documentos arquivados na pasta respectiva, referentes à prestaçáo de contas simples e consolidadas, da sociedade em epígrafe do ano de 2001.

Está conforme o original.

Lisboa, 26 de Julho de 2003. - A Segunda-Ajudante, Maria Filomena da Costa Silva Loureiro.

Relatório e contas de 2001 Órgáos sociais

Mesa da assembleia geral:

Presidente: Raul Bordalo Junqueira.

Secretário: Diogo Leónidas Rocha.

Conselho fiscal:

Presidente: Pedro Rebelo de Sousa.

Manuel de Oliveira Rego, em representaçáo da Oliveira Rego & Associados - Sociedade de Revisores Oficiais de Contas.

Joáo Francisco Ferreira de Almada e Quadros Saldanha.

Vogais suplente:

José Miguel Caseiro Martins Godinho.

Alexandre Hipólito dos Santos, em representaçáo da Oliveira Rego & Associados - Sociedade de Revisores Oficiais de Contas.

Conselho de administraçáo:

Presidente: Rogério dos Santos Carapuça.

José Afonso Oom Ferreira de Sousa.

Pedro Miguel Quinteiro Marques de Carvalho. Luís Paulo Cardoso Salvado.

Joáo Nuno da Silva Bento.

Álvaro José da Silva Ferreira.

Paulo Jorge Freire Andrez.

Joáo Vasco Tavares da Mota Ranito.

Joáo Filipe Santos Teixeira Neto.

José Carlos de Almeida Pedro de Jesus.

Nuno Miguel Isidoro Duarte.

Mensagem do presidente

Terminou mais um ano de actividade da Novabase. Mais um ano de grande; crescimento face ao exercício anterior, quer em volume de negócios (82,5%), quer em resultados operacionais (85,4%), quer em resultados líquidos (38,9%). Retirando o efeito de mais-valias financeiras realizadas em 2000, o crescimento dos resultados líquidos em 2001 foi de 192,4%. Os ganhos por acçáo (EPS - earnings per share) atingiram os 0,315 euros contra 0,227 euros em 2000, ou seja regis-taram um crescimento de 38,7%. Tudo isto num contexto recessivo, quer nacional quer internacionalmente.

20 254-(24)A Novabase é, no final do exercício de 2001, uma empresa quatro vezes maior e com resultados cinco vezes superiores do que no último exercício imediatamente anterior à sua entrada em bolsa (em 1999, apenas há dois anos).

Caminhamos assim, com passos seguros, rumo à liderança do mercado português de tecnologias de informaçáo. Aumentámos também a dimensáo das nossas operaçóes no Brasil e iniciámos uma nova frente de trabalho (geografia) em Espanha.

Os novos negócios na área da TV Interactiva prosperaram, constituindo já em 2001 parte significativa do nosso volume de negócios (20,8%). O ASP (Application Service Provider) deu os seus primeiros passos, conquistou os seus primeiros clientes, num ano em que muitos falharam iniciativas deste tipo. Esta divisáo representou já 1,8% do volume de negócios da Novabase. Novas áreas emergentes ganharam projecçáo como a bilhética e o controlo de acessos), estabelecendo a Novabase náo apenas como uma empresa de integraçáo de sistemas e outsourcing, mas também de soluçóes de engenharia, envolvendo hardware e software embarcado.

No plano bolsista o comportamento do título Novabase pode considerar-se positivo dadas as tendências internacionais negativas relativas às empresas do sector das TMT, acentuadas pela fraqueza demonstrada pela bolsa nacional em geral e pelo sector das tecnologias em particular.

A Novabase é, no contexto das suas congéneres cotadas no conjunto das bolsas de Lisboa e Madrid, isto é, no espaço ibérico, a empresa do sector das tecnologias de informaçáo que mais cresceu em 2001, quer em volume de negócios, quer em resultados.

Uma Novabase mais internacional implica mais processos e melhores sistemas. O, exercício de 2001 foi igualmente marcado pela produçáo e arranque de exploraçáo dos primeiros módulos de uma nova geraçáo de sistemas de informaçáo de gestáo internos. Destacam-se as aplicaçóes para a área de recursos humanos (já em produçáo), para a área comercial (já em produçáo) e para as áreas financeira, contabilística, logística e de gestáo de projectos (a entrar em produçáo ao longo de 2002).

Uma outra iniciativa na área do workflow e gestáo documental já permitiu eliminar a maior parte da circulaçáo interna de documentaçáo em papel. Uma nova versáo da Intranet e um novo site institucional na Internet estáo igualmente em fase de conclusáo para entrar em funcionamento no início de 2002.

Para 2002 vamos reforçar a nossa organizaçáo, reagrupando os nossos negócios em três divisóes, com o objectivo de que cada uma delas corresponda a um negócio de características diferentes dos restantes. Assim, teremos a divisáo Novabase Consulting, que incluiu as anteriores estruturas Novabase e Consulting, Novabase ASP e a NBO (recrutamento e cedência de recursos humanos). Por seu turno, as áreas de TV Interactiva, bilhética e controlo de acessos integram a nova divisáo Novabase Engineering Solutions. Finalmente pretende-se criar uma nova área de formaçáo (quer tradicional, quer baseada em novas plataformas de e-learning), materializada na divisáo Novabase Training. A marca Octal será utilizada para linhas de equipamentos fornecidas pela divisáo Novabase Engineering Solutions.

Em 2002 temos como objectivo aprofundar a nossa aposta na inter-nacionalizaçáo das divisóes Novabase Consulting e Novabase Engineering Solutions, bem como, na frente doméstica, aprofundar as nossas actividades no domínio do outsourcing e dar um novo impulso à área da formaçáo.

Criar novas organizaçóes da Novabase noutros países exige sobretudo uma adequada formalizaçáo quer dos nossos valores organizacionais como da nossa forma de funcionar (ADN da Novabase). Este é um pilar fundamental para uma Novabase de dimensáo internacional. Uma Novabase que aposta nas pessoas como o seu activo central e que aposta na inovaçáo como alavanca competitiva principal. Queremos e podemos ser uma forte empresa no mercado ibérico das tecnologias de informaçáo e um membro de pleno direito do grupo das empresas com maior potencial de crescimento e valorizaçáo no espaço europeu.

O Presidente do Conselho de Administraçáo, Rogério Carapuça.

Relatório de gestáo do conselho de administraçáo

Srs. Accionistas:

Em cumprimento das disposiçóes legais e estatutárias, cumpre a esta administraçáo submeter à vossa apreciaçáo o relatório e contas do exercício findo em 31 de Dezembro de 2001.

1 - Introduçáo

Durante o exercício de 2001, a empresa procedeu a um reforço do capital no valor de 27 982 euros, para o total de 14 127 982 euros, traduzido em 28 255 964 acçóes no valor nominal de 0,5 euros cada uma, tendo sido aprovado em assembleia geral e implementado um Plano de Stock Options para todos os colaboradores do grupo Novabase.

A participaçáo durante 2001, na constituiçáo de três novas sociedades veio permitir o, reforço da oferta da Novabase nas áreas especializadas onde o grupo já opera, bem como a criaçáo de novas ofertas tecnológicas especializadas e a intervençáo em novas áreas de elevado potencial.

O universo das participadas da Novabase, cuja consolidaçáo se torna exigível nos termos da lei, é caracterizada pela estreita ligaçáo de todas elas à empresa-máe, quer em termos de gestáo quer em termos de actividade inter-empresas.

A actividade desenvolvida pela Novabase reside na prestaçáo de serviços de apoio à gestáo e coordenaçáo das participadas.

Ao nível de gestáo, as preocupaçóes dominantes têm sido estruturar as áreas de negócio dotando-as das competências necessárias que potenciem o desenvolvimento da estratégia definida, bem como pros-seguir a reflexáo estratégica acerca dos melhores sistemas de negócio capazes de corresponder aos desafios estratégicos dos clientes, acreditando continuar a evoluir positivamente, com base na capacidade de inovaçáo já demonstrada e no crescimento sustentado visível ao longo dos últimos anos.

O investimento na participaçáo da constituiçáo das três sociedades referidas totalizou o montante de 555 000 euros.

Da análise das demonstraçóes financeiras importa referir a manutençáo do ratio de autonomia financeira em 82% (82% em 2001), reflexo da estrutura financeira da empresa, bem como a manutençáo de adequados níveis de liquidez.

2 - Acçóes próprias

A empresa transaccionou em bolsa cerca de 967 000 acçóes próprias, ficando em carteira no final do exercício com o total de 87 258 acçóes próprias.

O preço médio das acçóes transaccionadas durante o ano de 2001 situou-se entre os sete euros e os 13 euros.

3 - Mençóes obrigatórias

Durante o exercício, náo foram concedidas, nem solicitadas, auto-rizaçóes para a concretizaçáo de negócios entre os administradores e a sociedade.

A empresa náo tem débitos em mora à administraçáo fiscal nem ao Centro Regional de Segurança Social.

4 - Proposta de aplicaçáo dos resultados

O resultado líquido apurado no exercício de 2001, foi de 8 678 420,25 euros, que se propóe tenha a seguinte aplicaçáo:

Reserva legal: 433 921,01 euros (86 993 352$).

Resultados transitados: 8 244 499,24 euros (1 652 873 697$).

5 - Agradecimentos

Por último, queremos expressar o nosso apreço e agradecimento aos nossos clientes, pelos desafios que sempre nos colocam; a todos os colaboradores, pelo esforço e dedicaçáo com que desempenharam as suas funçóes; aos nossos accionistas pela confiança demonstrada; ao conselho fiscal pelo seu permanente acompanhamento e aconselhamento.

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2002. - O Conselho de Administraçáo: Rogério dos Santos Carapuça, presidente - José Afonso Oom Ferreira de Sousa - Pedro Miguel Quinteiro Marques de Carvalho - Luís Paulo Cardoso Salvado - Joáo Nuno da Silva Bento - Álvaro José da Silva Ferreira - Paulo Jorge Freire Andrez - Joáo Vasco Tavares da Mota Ranito - Joáo Filipe Santos Teixeira Neto - José Carlos de Almeida Pedro de Jesus - Nuno Miguel Isidoro Duarte.Balanço em 31 de Dezembro de 2001

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT