Relatório n.º 6-H/2008, de 21 de Fevereiro de 2008

Relatório n. 6-H/2008

Conservatória do Registo Comercial de Cascais. Matrícula n. 15 482; identificaçáo de pessoa colectiva n. 500069891; número e data da apresentaçáo: 4240/7 de Julho de 2003.

Maria Elisabete de Rato Patráo de Sousa Freitas, escriturária superior da Conservatória do Registo Comercial de Cascais:

Certifica, que foram depositados os documentos de prestaçáo de contas consolidadas, relativo ao exercício do ano de 2002.

Está conforme o original.

25 de Fevereiro de 2005. - A Escriturária Superior, Maria Elisabete de Rato Patráo de Sousa Freitas.

Relatório e contas de 2002

Informaçáo geral sobre a actividade da Compta e restantes empresas englobadas na consolidaçáo no exercício de 2002

No cumprimento do normativo em vigor, o conselho de administraçáo da Compta - Equipamento e Serviços de Informática, S. A., vem prestar informaçáo sobre a actividade da empresa, bem como das restantes sociedades englobadas na consolidaçáo de contas, em relaçáo ao exercício de 2002.

Em relaçáo ao grupo de empresas objecto da consolidaçáo de contas, os factos mais relevantes ocorridos no exercício em apreço podem sintetizar -se nos seguintes números:

Investimentos e desinvestimentos:

Imobilizado incorpóreo ............................................... (711 474)

Imobilizado corpóreo .................................................. 460 387)

Imobilizado financeiro ................................................ (1 956 320)

Operaçóes financ. (acréscimo líq. no período) (a):

Crédito bancário de curto prazo .................................. 3 930 204)

Volume de negócios ........................................................ 47 161 937

Custos mais significativos...............................................

Custos com o pessoal .................................................. 22 926 804)

Amortizaçóes .............................................................. 4 462 243)

Resultados financeiros ................................................ (1 843 100)

Valor global das provisóes para créd. de cobr. duvidosa 2 123 386)

675 pessoas ao serviço no final do período.

(a) Inclui novas empresas que passaram a estar inseridas no perímetro de consolidaçáo.

De seguida é apresentada uma análise mais detalhada do que foi a actividade de cada uma das sociedades englobadas na consolidaçáo.

Relatório do conselho de administraçáo

1 - COMPTA - Equipamentos e Serviços de Informática, S. A.

1.1 - Actividade comercial

No ano de 2002 a actividade económica global esteve sujeita a um agravamento das dificuldades com que já se vinha defrontando, num enquadramento desfavorável de natureza política e económica., em clima de pré -guerra que em 2003 veio a deflagrar.

A economia portuguesa teve um desempenho negativo, muito para além do esperado pelo ambiente depressivo acima referido, entrando mesmo, como os indicadores vieram a mostrar, em fase de recessáo.

Assim, o exercício de 2002 caracterizou -se pela persistência na retracçáo da procura, fenómeno com reflexos muito negativos para toda a economia e muito particularmente para as empresas fornecedoras de produtos para a área das telecomunicaçóes, sector ande a COMPTA desenvolve grande parte da sua actividade. O protelamento na tomada

de decisóes, na concretizaçáo de investimentos e na adjudicaçáo de contratos sáo reflexos deste clima recessivo.

A COMPTA, inserida neste contexto, desenvolvendo a sua actividade como fornecedor de soluçóes integradas para as áreas das telecomunicaçóes e de sistemas de informaçáo para médias e grandes empresas e também como prestadora de serviços quer no campo das telecomunicaçóes quer no das tecnologias de informaçáo, foi significativamente afectada pela recessáo.

1.2 - Estratégia

Para fazer face aos novos condicionalismos do mercado, consequência de condiçóes da concorrência crescente resultantes da globalizaçáo, a COMPTA apostou, no reforço da sua actuaçáo na área de prestaçáo de serviços c procurou ampliar e diversificar a gama da oferta de produtos, especialmente produtos de nicho que, normalmente, permitem obter melhores condiçóes de comercializaçáo.

A COMPTA oferece ao mercado um vasto leque de soluçóes e serviços abrangendo as áreas das redes multiserviço ATM, Frame Relay e TCP/IP, redes locais e a sua interligaçáo, gestáo e operaçáo de redes e de sistemas, voz sabre DSL (VoDSL), Voz sobre IP (VoIP), transmissáo de vídeo sobre redes 2.5 e 3G, equipamento para teste de redes, contact centers, sistemas de resposta interactiva por voz (TVR), CRM, data minning e data wharehousing, help desk, gestáo de conteúdo, arquivo e workflow, business integration, segurança de redes e de sistemas de informaçáo, apresentaçáo e pagamento electrónico de documentos (EBPP), vídeo comunicaçóes, etc.

A oferta da COMPTA desenvolvesse náo apenas através da sua activi-dade comercial junto doa utilizadores finais de tecnologia mas também através duma actividade indirecta,. em parceria. com operadores de telecomunicaçóes, consultores e grandes fabricantes internacionais. Neste sentido, tem apostado na celebraçáo e consolidaçáo de parcerias com entidades de reconhecida notoriedade, nomeadamente as que já celebrou e oportunamente publicitou com a Juniper Networks, Tellabs, eWare, Sonus Networks, etc.

Nas soluçóes que disponibiliza no mercado, a COMPTA inclui produtos de alguns dos principais leaders mundiais no mercado das tecnologias de informaçáo, com os quais mantém um relacionamento privilegiado, destacando -se entre eles, Allot Communications, Altitude Software, Angoss, Appel, Checkfree, Cirpack, Cisco Systems, DataPulse CTI, eWare, Emblaze, Filenet Corporation, Genesys Labs, HP, Intervoice/Brite, ISS, Juniper Networks, Mercom, Microsoft, MTS, Multitech, Nokia, Nortel Networks, Oracle, Remedy, See-beyond, Sonus Networks, Sun, Microsistems, Tellabs, Trend Communications, Vanguard MS, etc.

Na área da comercializaçáo dos produtos e escudo das soluçóes Integradas, manteve -se a política que tem sido preocupaçáo da empresa, isto é, inovaçáo, qualidade, imaginaçáo na concepçáo e segurança das soluçóes e eficácia na prestaçáo de serviços. Lançaram -se novos produtos, dirigidos a nichos de mercado, cujo reflexo se espera vir a ser mais significativo nos próximos exercícios. Na continuaçáo da linha traçada, intensificou -se o esforço de penetraçáo no mercado dos serviços, tendo esta área mantido um nível de actividade semelhante ao atingido no exercício anterior e, assim, ficou favorecida, a sua posiçáo relativa no volume de negócios global da empresa.

No âmbito da reorganizaçáo da Compta iniciada em 2001, continuou-se a desenvolver o trabalho de análise sobre a estrutura, os processos e métodos bem como no desenvolvimento de novas parcerias e produtos. Este objectivo já se fez sentir em 2002, só náo sendo mais claramente evidente o seu reflexo devido à concorrência dos enunciados factores adversos. A necessidade de implantaçáo acelerada destas medidas tornou-se mais premente na medida em que se teve de adequar e articular a diminuiçáo significativa do quadro de colaboradores com o início, no último trimestre de 2002, do programa de lay-off parcial.

1.3 - Análise económica e financeira

No exercício de 2002 náo foi possível alcançar os objectivos programadas em termos de volume de negócios.

Face ao clima de recessáo prevalecente no mercado, já anteriormente descrito nos seus contornos gerais, os resultados da COMPTA neste exercício evoluíram de um modo consonante. Assim, os resultados operacionais caíram para 119 000 euros e o resultado líquido do exercício mostrou -se mesmo negativo, na ordem dos 675 000 euros.

7116-(72) A conjuntura vivida, com toda a imprevisibilidade associada, gera desequilíbrios na economia de exploraçáo das empresas, caracterizada pela maior ou menor rigidez dos custos e incerteza dos proveitos.

Face às circunstâncias referidas foi accionado um plano de reestruturaçáo visando adequar custos aos proveitos, com o objectivo de atingir resultados favoráveis na exploraçáo. A concretizaçáo do plano passou pela adopçáo de medidas no âmbito dos objectivos de proveitos e custos, nos termos que a seguir sáo sintetizados.

Objectivos e proveitos:

A finalidade passou pela intensificaçáo da força de venda da actual gama diversificada de produtos, sem negligenciar particular atençáo, sempre presente, aos novos produtos que surgiráo. Cumulativamente, constitui já hoje componente significativa das vendas a prestaçáo de serviços (manutençáo, conservaçáo, assistência, etc.). O objectivo será. aumentar as vendas sem perder de vista a melhoria das margens. Para tal tem sido diversificados os mercados alvo procurando, em especial, a apresentaçáo de novas soluçóes nomeadamente para redes de operadores de comunicaçóes, redes de valor acrescentado para operadores, Wire Lesa Lan para o mercado empresarial, EBPP, Mobilidade, e -Forms (incluindo e -Government), segurança, etc. Daí resultaram acordos de parceria com múltiplos novos fornecedores dos quais se distinguem: Sonus Networks, Juniper Networks, Emblaze, Appel, Celltrex, Mediatrix, Tellabs, Proxim, Bluesocker, Checkfree, Netdelivery, Eware, Tekever, Tecnic.

Objectivo reduçáo de custos:

Tendo presentes as conjunturas vivida e esperada foi entendido proceder à análise aprofundada da economia de exploraçáo do Grupo, em ordem a melhor adequar os custos aos proveitos, náo olvidando a relativa rigidez de alguns custas e o carácter aleatório da actividade. Assim, foram decididas algumas medidas, encontrando -se outras em fase de estudo e subsequente concretizaçáo, de entre as quais destacamos as que a seguir se descrevem:

Instalaçóes - Foi adquirido em 2001, em regime de leasing, um edifício em Miraflores, para. onde se transferiram a. sede e diversos serviços que funcionavam dispersos pela cidade de Lisboa. Esta soluçáo representa, em relaçáo à situaçáo anterior, uma reduçáo anual de cerca de 300 000 euros decorrente da rescisáo de contrato de arrendamento.

A nova área disponível permitiu a instalaçáo de mais seis...

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