Relatório 11-J/2007, de 13 de Agosto de 2007

Relatório n. 11-J/2007

Relatório e contas 2005 Relatório do conselho de administraçáo

1 - Consideraçóes gerais

O ano de 2005 foi marcado por alguns condicionalismos, inerentes ao período de seca extrema que assolou o país, com especial incidência na nossa regiáo.

A seca foi um factor limitante ao investimento que havia sido previsto para 2005, no sentido de que se tornaram necessários investimentos náo previstos, mas contudo inadiáveis, nomeadamente novas captaçóes e reabilitaçáo de outras já existentes.

A diminuiçáo da receita de venda de água é reflexo da crise de seca que assolou o nosso país, e das consequentes campanhas que se desenvolveram no sentido de incutir nos utentes a noçáo de que a água é um bem cada vez mais escasso e precioso, é óbvio que se por um lado esta campanha resulta positiva por outro tem o lado negativo, que é como se pode comprovar pelo reflexo das contas do exercício em questáo, a diminuiçáo do volume de água vendida (- 265 647 m3) que corresponde à diminuiçáo da respectiva receita.

Ao nível dos corpos sociais, de salientar que os novos membros do conselho de administraçáo, nomeados por deliberaçáo da Câmara Municipal em 31 de Outubro de 2005, tomaram posse em 3 de Novembro de 2005, competindo aos mesmos a elaboraçáo do relatório e sua apresentaçáo, para aprovaçáo, à Câmara Municipal de Beja.

Durante o ano de 2005 a EMAS, E. M. e o STAL concluíram a discussáo do acordo de empresa, iniciada em 2004, documento que constitui uma mais-valia quer para a EMAS, E. M., quer para os seus trabalhadores, tratando-se do primeiro acordo subscrito por um sindicato da administraçáo pública e uma entidade regida pelo direito privado.

2 - Serviço de estudos, controlo e qualidade

2.1 - Estaçáo de Tratamento de Águas do Roxo

Foram adquiridos durante o ano de 2005 à Associaçáo de Regantes do Roxo 3 667 350 m3 de água, tendo destes sido produzidos e distribuídos 3 438 205 m3.

Comparativamente com ano de 2004 houve um ligeiro aumento, 0,9%, do volume de água captado e consequentemente do volume produzido.

A percentagem de perdas no sistema de tratamento foi de 6%, que representam o volume de água de lavagem dos filtros, nas purgas de lamas dos decantadores e na água de serviço da ETA representando a lavagem dos filtros a maior parcela deste valor, cerca de 70%.

Do volume total de água produzido na ETA do Roxo, 941 677 m3, correspondentes a 27,4%, foram exportados para a Câmara Municipal de Aljustrel, e o restante distribuído para abastecimento às freguesias do concelho de Beja cobertas pelo sistema do Roxo.

Relativamente à água distribuída para o município de Aljustrel registou-se uma diminuiçáo de 7,7%, comparativamente com o ano anterior.

Em 2005 verificou-se um aumento significativo do número de análises efectuadas em laboratórios externos e no laboratório de micro-biologia da EMAS. No que respeita ao recurso a laboratórios externos o aumento do número de análises deveu-se à presença praticamente durante todo o ano de espécies fitoplânctónicas potencialmente produtoras de toxinas.

Passou a ser efectuado duas vezes por semana o controlo dos parâmetros microbioiógicos na água tratada da ETA e a sua evoluçáo durante o processo de tratamento, tentando-se deste modo aumentar a fiabilidade da qualidade da água produzida na instalaçáo.

Para o controlo dos processos unitários de tratamento foram efectuadas no laboratório interno da ETA 11 304 determinaçóes analíticas.

Foram efectuados os ensaios de aplicaçáo de Dióxido de Carbono (CO2) no sistema de tratamento para acerto do pH de coagulaçáo, tendo no seguimento dos mesmos se decidido a utilizaçáo em permanente deste reagente.

Por forma a avaliar a aplicabilidade de ozono na pré-oxidaçáo da água bruta, foram iniciados ensaios com uma unidade piloto, náo sendo possível no entanto chegar a uma conclusáo definitiva pelo que se optou por prolongar os mesmos durante o primeiro semestre de 2006.

Foi iniciado o processo de implementaçáo do Plano de Segurança da Água para Consumo Humano recomendado pela Organizaçáo Mundial de Saúde na ediçáo de 2004 do Guidelines for Drinking Water Quality.

2.2 - Distribuiçáo de água

Em 2005 foram distribuídos no sistema do Roxo 2 965 155 m3 dos quais 401 760 m3 foram introduzidos a partir das captaçóes de água subterrânea de reserva a este sistema.

Comparativamente com 2004 verifica-se que no sistema do Roxo houve uma reduçáo do volume de água distribuído e consequentemente do volume de água vendido e perdido, que no entanto náo se traduziu numa reduçáo da taxa de perdas globais, a qual foi de 34,2% valor muito idêntico ao registado no ano anterior.

Nos denominados sistemas independentes, isto é, nos sistemas náo cobertos pelo sistema do Roxo, foram distribuídos 446 543 m3 de água, verificando-se uma ligeira diminuiçáo em relaçáo a 2004.

No total do concelho foram distribuídos 3 411 698 m3 e vendidos 2 241 890 m3 o que corresponde a um volume de perdas de 1 169 808 m3, isto é, 34,2%.

Relativamente ao volume de perdas, estas náo representam a ineficiência da utilizaçáo dos recursos hídricos, isto é, as perdas físicas de água originadas por fissuras, roturas e extravasamentos dos órgáos que constituem a rede de distribuiçáo, mas sim a água náo facturada em termos de custo.

Durante o ano foi dada continuidade ao Estudo Hidrogeológico com a colaboraçáo do IGM/INETI para identificaçáo de possíveis pontos de captaçáo de água, tendo sido efectuadas sete novas captaçóes definitivas e a recuperaçáo de duas captaçóes desactivadas.

Como reflexo deste trabalho é de registar que em 2005 apesar do ano ter sido de seca extrema no concelho de Beja, que náo houve registo de qualquer interrupçáo do abastecimento de água, mesmo em freguesias em que em anos chuvosos era normal haver registo de quebra de recuperaçáo de níveis e caudais das captaçóes subterrâneas.

2.3 - Qualidade da água

O controlo da qualidade da água distribuída durante o ano de 2005 foi assegurado em funçáo de um Plano de Qualidade da Água (PCQA) em alta e em baixa e de vários Planos de Controlo Operacional (PQCAO).

Os PCQA foram efectuados segundo o que consta no Decreto-Lei n. 243/01, de 5 de Setembro, tendo sido aprovado pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos.

No âmbito do PCQA em baixa foram efectuadas 1904 determinaçóes, tendo-se obtido 1,5% de inconformidades.

TABELA I

Água distribuída no concelho de Beja

Percent. Número Número de análises de análises de análises

Tipo de controlo em incumrealizadas em incump. primento com VP ao VP ao VP

Controlo rotina 1 ............... 500 7 1,4

Controlo rotina 2 ............... 672 18 2,6

Controlo inspecçáo ............. 758 3 0,4

Total ................... 1 904 28 1,5

Das náo conformidades obtidas de salientar que 40% dizem respeito a náo conformidades ao parâmetro nitratos, e que as três náo confor-midades obtidas aos parâmetros do controlo de inspecçáo devem-se ao parâmetro cloretos, originados pelo baixo volume de água armazenada na Albufeira do Roxo.

No que respeita aos PCQAO de salientar que os mesmos foram efectuados nas origens de captaçáo, na rede de distribuiçáo e nos reservatórios, num total de 13 166 determinaçóes aos vários parâmetros microbiológicos e físico-químicos considerados indispensáveis para um adequado acompanhamento da qualidade da água produzida e distribuída no concelho.

3 - Laboratório

3.1 - Actividades desenvolvidas

Participaçáo no Programa Europeu de Garantia de Qualidade Equase coordenado pelo instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Cooperaçáo com o Serviço de Saneamento e Obras através do estudo microbiológico de águas residuais tratadas para posterior rega do Parque Urbano.

Determinaçáo de parâmetros microbiológicos em águas para consumo, reservatórios, captaçóes subterrâneas, água para rega e piscinas.

Determinaçáo de parâmetros químicos em águas para consumo, captaçóes subterrâneas e águas residuais.

Cumprimento de solicitaçóes analíticas na área da química e da microbiologia, requeridas por clientes particulares.

Envio ao Instituto Regulador de Água e Resíduos (IRAR) de documentaçáo técnica para continuidade de entidade referência no âmbito da análise microbiológica em águas para consumo humano.

Análise de um total de 206 pontos de colheita e de um total de 9958 determinaçóes paramétricas.

3.2 - Microbiologia

TABELA II

Quantidade de análises efectuadas por cliente

Clientes SECQ SSO EXT

Microbiológicas ................... 6 721 46 222

3.3 - Química

TABELA III

Quantidade de análises efectuadas por cliente

Clientes SECQ SSO EXT

Químicas .............................. 2 121 766 82

3.4 - Total de análises efectuadas

TABELA IV

Volume de determinaçóes analíticas

Determinaçóes

Parâmetros

Microbiológicos ................... 4 141 8 085 6 989

Químicos ............................. - - 2 969

Total ................... 4 141 8 085 9 958

4 - Serviço de águas de abastecimento

4.1 - Propostas e estudos

Foi relançado o processo para a remodelaçáo do sistema público de distribuiçáo de água de Beja, tendo sido revistos o programa base, o caderno de encargos e o programa de concurso. Foi efectuado o respectivo concurso público para adjudicaçáo da empreitada e feita a avaliaçáo das propostas concorrentes.

Foi elaborado uma proposta para a ligaçáo da rede de rega da Rua de Lisboa à rede de Rega do Parque Urbano.

Foram estudadas melhorias duas zonas com deficientes condiçóes de abastecimento Rua Vasco da Gama e Moinhos de Santa Maria.

Foi elaborado o projecto para o abastecimento à Fonte de Mouro e Apolinárias

4.2 - Obras

Foi estendida a rede de distribuiçáo a alguns montes a NE da cidade na zona da Fonte de Mouro e Apolinárias, de que resultou uma ampliaçáo da rede de distribuiçáo em cerca de 2250 m.

Foi efectuada a ligaçáo de parte da rede de rega da Rua de Lisboa à rede de rega do Parque Urbano.

Foi reforçada a ligaçáo da Rua Cândido de Oliveira à Rua José Moedas nos Moinhos de Santa Maria.

Foi efectuada uma extensáo da rede pública desde a rotunda da Rua Comandante Ramiro Correia até ao posto de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT