Relatório 1-AT/2007, de 18 de Abril de 2007

Relatório n. 1-AT/2007

Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (2.ª Secçáo). Matrícula n. 435/800617; identificaçáo de pessoa colectiva n. 500963312; número e data da inscriçáo: 23/8 de Maio de 2003.

Maria do Carmo Ferraz Jardim de Azevedo Fontes, escriturária superior da Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (2.ª Secçáo):

Certifica que foram depositados na pasta respectiva os documentos referentes à prestaçáo de contas do ano de 2002.

Está conforme o original.

Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (2.ª Secçáo), 4 de Fevereiro de 2004. - A Escriturária Superior, Maria do Carmo Ferraz Jardim de Azevedo Fontes.

Relatório e contas de 2002 Relatório de gestáo

É com o maior gosto que apresentamos, para aprovaçáo, as contas da Norfin - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários, S. A., referentes ao exercício de 2002, as quais foram revistas pela Sociedade de Revisores Oficiais de Contas J. Bastos & C. Sousa Góis, SROC.

1 - Introduçáo

Durante o ano 2002 consubstanciou-se o desenvolvimento da Norfin - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários, S. A. (Norfin), tendo sido lançado o segundo Fundo Imobiliário administrado por esta sociedade - o Office Park Expo - e prosseguiu-se o desenvolvimento do Vision Escritórios tendo sempre presente a estratégia definida inicialmente de concentrar os investimentos em edifícios adquiridos na totalidade, bem localizados, novos ou renováveis, com boas acessibilidades e estacionamento e comercializar o seu arrendamento junto das grandes e médias empresas e instituiçóes de reconhecido prestígio e capacidade financeira.

Em 25 de Setembro de 2002, o conselho directivo da Comissáo do Mercado de Valores Mobiliários deliberou autorizar a constituiçáo do fundo de investimento imobiliário fechado Office Park Expo, mediante oferta particular de subscriçáo.

O desenvolvimento de um office park, na zona de intervençáo da Expo 98, com um elevado padráo de qualidade, integrado e moderno, é uma necessidade e uma oportunidade que náo pode deixar de inter-pelar promotores e investidores nacionais de grande relevo.

O projecto a implementar visa concorrer para o desenvolvimento estruturado de um segmento importante do imobiliário de rendimento em Portugal, contribuindo, simultaneamente para a afirmaçáo urbanística da zona de intervençáo da Expo 98 e para o desenvolvimento da oferta de escritórios de qualidade em Portugal, cuja procura, fruto da integraçáo europeia e da crescente necessidade das empresas em instalarem os seus serviços em espaços dotados de equipamentos modernos e que contribuam para o reforço de uma acentuada imagem corporativa, tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Esta procura latente, e ainda náo satisfeita, aponta no sentido da oportunidade crescente de espaços integrados de imóveis para escritórios administrados de forma profissional e pró-activa.

De facto, as grandes empresas e instituiçóes exigem, cada vez mais, espaços tecnicamente bem equipados (ar condicionado, estacionamento, boa acessibilidade, piso sobre elevado, iluminaçáo natural, etc.), mantidos segundo altos parâmetros de gestáo imobiliária (limpeza, segurança, controlo de acesso, prevençáo de acidentes, jardinagem, etc.) preocupando-se, cada vez mais, com os chamados serviços de terceira geraçáo (cablagens estruturadas, acesso a fibra óptica para telecomunicaçóes, TV cabo, centralizaçáo de compras, etc.).

Perante o enquadramento exposto e em resposta às necessidades apresentadas surgiu a associaçáo entre determinadas entidades institucionais que têm vindo a prosseguir estratégias de investimento visíveis no mercado imobiliário nacional, como sejam o Fundo de Pensóes do Banco de Portugal, o Fundo de Pensóes do Pessoal da Caixa Geral de Depósitos, o Fundo de Estabilizaçáo Financeira da

10 146-(42)Segurança Social e a Fundaçáo Calouste Gulbenkian, tendo em vista a execuçáo de um office park na zona de intervençáo da Expo 98.

A execuçáo do projecto e o seu adequado financiamento têm por veículo um fundo de investimento imobiliário fechado de subscriçáo particular, o Office Park Expo - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, cujas unidades de participaçáo foram adquiridas pelas acima referidas entidades, as quais, entre si, já assumiram o compromisso de proceder aos necessários aumentos de capital até um montante de 200 milhóes de euros.

Este Fundo que representa o trabalho da Norfin de cerca de dois anos junto dos quatro investidores e da Parque Expo, S. A., vem de forma inequívoca demonstrar a credibilidade da Norfin junto dos grandes investidores institucionais e representa um salto qualitativo subs-tancial na vida da Empresa.

Durante o ano 2002 o Governo procedeu à revisáo do regime legal dos fundos de investimento imobiliário tendo publicado o Decreto-Lei n. 60/2002, que foi desde logo complementado com o regulamento da CMVM n. 08/2002

2 - Vision Escritórios - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

Em Julho de 2002 foi o capital do Fundo aumentado para 25 847 087 unidades de participaçáo fazendo com que o património do Fundo ultrapassasse os 150 milhóes de euros.

A colocaçáo do aumento de capital do Vision Escritórios junto de investidores institucionais nacionais contou com uma óptima adesáo desses investidores, o que se ficou a dever à proposta de valor apresentada e também à boa oportunidade temporal, que permitiu tirar partido de uma conjuntura de baixa remuneraçáo das alternativas de investimento (baixas taxas de juro) e necessidade de diversificaçáo do risco.

No dia 20 de Dezembro de 2002 foram distribuídos rendimentos aos participantes, tendo-se pago 0,2241120881042 euros por unidade de participaçáo correspondentes a rendimentos e 0,0951061304047 euros por unidade de participaçáo correspondentes a IRC retido, que foi distribuído somente às instituiçóes isentas de IRC (que compóe uma razoável percentagem dos participantes no Fundo).

Durante o intervalo de tempo que mediou entre a liquidaçáo financeira do aumento de capital e o final de 2002, deu-se corpo à estratégia de investimento proposta aos investidores e espelhada no regulamento, tendo-se alcançado em 31 de Dezembro de 2002 um valor global do Fundo de 151 405 733,11 euros dos quais 146 385 896,62 euros (incluindo as regularizaçóes de compra de imóveis) em aplicaçóes imobiliárias e o restante em aplicaçóes financeiras remuneradas, a prazo e à ordem.

3 - Office Park Expo - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

No seguimento da aprovaçáo da CMVM acima referida foi efectuada a subscriçáo do capital inicial do Fundo, no montante de 20 milhóes de euros (4 000 000 unidades de participaçáo subscritas a 5 euros cada) que foi subscrito 25% por cada um dos investidores atrás mencionados.

Após o aumento de capital inicial o Fundo tomou, por cessáo de posiçáo contratual, o lugar dos investidores no contrato de promessa de compra e venda do terreno (12 277 026,75 euros) e deu andamento às acçóes previstas de reunir com a Comissáo Técnica do Fundo e com o respectivo Comité de Investimento com vista ao lançamento de um concurso restrito para selecçáo da equipa projectista.

Embora se desejasse a conclusáo desta fase no final do ano, só será possível escolher o gabinete de arquitectura no início de 2003.

Em 31 de Dezembro de 2002 o valor global do Fundo era de 19 911 404,02 euros dos quais 12 277 026,75 euros (incluindo as regularizaçóes de compra de imóveis e os valores a regularizar do Fundo) em aplicaçóes imobiliárias e o restante em aplicaçóes financeiras remuneradas, a prazo e à ordem.

4 - Meios materiais e humanos

Durante o ano 2002 a Norfin reforçou os seus meios técnicos e humanos tendo em vista o desenvolvimento da actividade.

Manteve-se uma aposta clara na informatizaçáo de todos os serviços, tendo-se recorrido a fornecedores de sistemas (hardware e software) da máxima qualidade e reputaçáo.

Durante o ano de 2002 foi recrutado um director sénior para acompanhar a actividade do Office Park Expo.

Durante o ano foi também admitida uma licenciada do Iscal para colaborar na direcçáo administrativa e financeira reforçando esta importante área da empresa.

5 - Balanço e demonstraçáo dos resultados

Da análise do balanço e demonstraçáo dos resultados podem-se retirar os seguintes valores:

Proveitos

Os proveitos da Norfin têm as seguintes proveniências:

Comissáo de Gestáo dos Fundos - 1 267 966,27 euros; Juros de aplicaçáo do capital - 41 736,24 euros.

O total de receitas para o período foi de 1 309 702,51 euros.

Custos

O total dos custos operacionais foi de 608 789,54 euros reflectindo para além de outros os encargos com pessoal.

Amortizaçóes

O total de amortizaçóes ascendem a 35 030,55 euros dizendo respeito, na maior parte do seu valor a investimentos efectuados com sistemas informáticos.

Resultados

Os resultados antes de impostos foram de 701 365,07 euros que se traduziram em 506 777,80 euros depois de impostos.

6 - Declaraçóes respeitantes ao Decreto-Lei n.o 411/91, de 17 de Outubro, e ao artigo 66.o do Código das Sociedades Comerciais

6.1 - De acordo com o Decreto-Lei n. 411/91, de 17 de Outubro, a sociedade náo tinha, no final do exercício, quaisquer dívidas em mora à segurança social.

6.2 - De acordo com o previsto no artigo 66. do Código das Sociedades Comerciais:

Náo foram adquiridas nem alienadas acçóes próprias durante o exercício náo detendo a sociedade quaisquer acçóes próprias no final do exercício.

Náo foram concedidas quaisquer autorizaçóes a negócios entre a sociedade e os seus administradores.

6.3 - Por outro lado, nada temos a referir em relaçáo às alíneas b), c) e g) do n. 2 do artigo 66., acima referido.

7 - Aplicaçáo dos resultados

Em funçáo dos resultados alcançados, o conselho de administraçáo submete à apreciaçáo e deliberaçáo da assembleia geral a seguinte proposta de aplicaçáo dos resultados líquidos apurados no exercício de 2002: transferência de 373 274,82 euros para resultados transitados, 50 677,78 euros para reservas legais e de 82 825,20 euros para...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT