Regulamento n.º 852/2016

Data de publicação01 Setembro 2016
SectionSerie II
ÓrgãoUniversidade do Algarve - Serviços Académicos

Regulamento n.º 852/2016

Programa Doutoral em Química

Regulamento de Atribuição de Créditos e Outras Orientações

O doutoramento em Química foi criado em 2011 conforme deliberação n.º 1254/2011, publicada no DR, 2.ª s, n.º 112, de 9 de junho 2011.

No âmbito do Dec. Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto que alterou e republicou o Dec. Lei n.º 74/2006, de 24 de março, sobre Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior, do Regulamento n.º 546/2014, publicado no DR, 2.ª s, n.º 239, em 11 de dezembro de 2014 sobre creditação de formação anterior e de experiência profissional da Universidade do Algarve (UAlg) e ainda do Regulamento n.º 646/2015, publicado no DR, 2.ª s, n.º 188, de 25 de setembro de 2015 sobre os ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e de doutor da Universidade do Algarve, as creditações e orientações próprias do ciclo de estudos em Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia são agora objeto de regulamento próprio para tornar claros e objetivos a forma de avaliação, as regras de creditação e os critérios de seriação.

Este regulamento foi sujeito a apreciação do conselho científico e a homologação do Reitor.

Artigo 1.º

Âmbito e definição

1 - As normas aplicáveis ao doutoramento em Química, desde a candidatura à defesa da tese, e ao seu funcionamento em geral são as constantes do "Regulamento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e de doutor da Universidade do Algarve" (UAlg).

2 - As normas constantes do presente regulamento são aplicáveis apenas ao programa doutoral em Química.

3 - O presente regulamento tem como objetivo essencial tornar claros os procedimentos relativos à seriação dos candidatos, à atribuição de créditos e à avaliação/classificação.

Artigo 2.º

Estrutura do ciclo de estudos

1 - A Universidade do Algarve confere o grau de doutor em Química e ministra o curso de doutoramento a ele conducente, a seguir designado por programa doutoral.

2 - O plano curricular do programa doutoral compreende unidades curriculares (uc) para dotar o doutorando de ferramentas fundamentais para a investigação no tema proposto e elaboração e defesa do plano de tese e da dissertação final, como é o caso de "Técnicas Experimentais Avançadas", "Empreendedorismo", unidades opcionais e Seminário de Investigação. A unidade curricular "Tese" é dedicada à investigação científica no tema em estudo e que será o objeto da tese.

Artigo 3.º

Objetivos e competências

São objetivos do programa doutoral:

a) Proporcionar aos alunos condições para a aquisição de competências que lhes possibilitem planear e realizar investigação científica original e de elevado nível na área científica de Química.

b) Estimular o rigor científico, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, proporcionando competências sólidas para a criação e o desenvolvimento do conhecimento nas ciências químicas e sua aplicação ao desenvolvimento tecnológico, em observância dos princípios da ética científica.

c) Estimular a compreensão sistemática abrangente dos fenómenos químicos, o conhecimento das metodologias de investigação numa das principais áreas de especialização da Química e a capacidade para propor e desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico na área de especialização e/ou na interface desta com outras áreas do conhecimento.

d) Dotar os alunos de capacidades de comunicação dos objetivos e resultados da investigação, tanto ao mundo académico, através da publicação em revistas de especialidade conceituadas, como ao público em geral, promovendo o avanço do conhecimento científico e também a literacia científica.

Artigo 4.º

Duração e Organização

1 - O programa doutoral tem uma duração de quatro anos, a que corresponde um total de 240 ECTS, assim distribuídos:

a) 180 - Tese/s;

b) 6 - Empreendedorismo;

c) 12 - Técnicas Experimentais Avançadas;

d) 30 - Seminários (18 - Seminários de investigação; 12 - Seminário de tese)

e) 12 - Unidades Opcionais.

2 - A tese é distribuída pelos 4 anos e inclui trabalho experimental (laboratório e/ou campo) a desenvolver durante os 4 anos, pesquisa bibliográfica, participação em congressos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT