Portaria n.º 795/89, de 09 de Setembro de 1989

Portaria n.º 795/89 de 9 de Setembro Sob proposta do Instituto Politécnico de Santarém e da sua Escola Superior de Educação; Considerando o disposto no artigo 13.º e no n.º 2 do artigo 33.º da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro); Ao abrigo do disposto no capítulo III do Decreto-Lei n.º 316/83, de 2 de Julho: Manda o Governo, pelo Ministro da Educação, o seguinte: 1.º Criação O Instituto Politécnico de Santarém, através da sua Escola Superior de Educação, confere os diplomas de estudos superiores especializados em: a) Apoio Educativo a Populações Especiais; b) Comunicação Educacional Multimédia; c) Estudos Africanos e Ensino da Língua Portuguesa em África; ministrando, em consequência, os respectivos cursos.

  1. Objectivos 1 - O curso de estudos superiores especializados em Apoio Educativo a Populações Especiais visa fornecer competência específica para a produção de trabalho educativo junto de populações especiais, entendidas estas como crianças ou jovens que apresentem problemas de aprendizagem devido a causas maturacionais, desfavorecimento de cariz sócio-cultural e ou diferenças linguísticas (populações migrantes, bilingues ou linguisticamente diferentes da língua de escolarização) e concebido o trabalho educativo em trêsvertentes: a) Directo, junto das referidas populações escolares; b) De suporte metodológico, junto dos professores que as integram nos gruposescolares; c) De apoio e diálogo a nível da família/grupo de pertença dos citados grupos.

    2 - O curso de estudos superiores especializados em Comunicação Educacional Multimédia visa projectar os modelos escolares para fora do ambiente restrito da comunicação oral ou escrita, procurando, designadamente: a) Viabilizar uma formação criteriosa face aos sistemas multidimensionais de referência teórico-conceptual que permitem situar globalmente, e analisar criticamente, os diferentes produtos/actos de comunicação educacional multimédia; b) Facultar uma formação técnica eficaz que permita a realização de projectos/produtos pessoais devidamente justificados, tanto a nível epistemológico como a nível de adequação da mensagem/objectivo aos meios usados para a materializar e à especificidade do público a que se destina; c) Proporcionar uma tecitura constante de espaços de diálogo interno e externo motivadamente aberto a intervenções estimulantes e inovadoras, largamente participativo, através de contributos traduzíveis em investigação e experimentação pessoais e equilibradamente atento à conexão dual do real (exequível) e do imaginável (possível).

    3 - O curso de estudos superiores especializados em Estudos Africanos e Ensino da Língua Portuguesa em África visa preparar docentes para o ensino da língua portuguesa, tendo em conta a especificidade do português em África: língua oficial, língua veicular em situação...

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