Portaria n.º 1023/82, de 06 de Novembro de 1982

Portaria n.º 1023/82 de 6 de Novembro Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação, nos termos do n.º 1 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 94/82, de 25 de Março, o seguinte: 1.º São aprovados os programas das disciplinas dos cursos de completamento de formação dos professores de Trabalhos Manuais do ensino preparatório e do 12.º grupo do ensino secundário, anexos à presente portaria e dela fazendo parte integrante.

  1. A presente portaria entra imediatamente em vigor.

Ministério da Educação, 21 de Outubro de 1982. - O Ministro da Educação, João José Fraústo da Silva.

As correntes actuais da pedagogia e a sua inserção política, económica e social 1 - Pedagogia e pedagogias. Pedagogia, ciências da educação ou ciência da educação.

2 - Raízes do pensamento pedagógico actual: do final do século XIX à pedagogia científica do século XX.

3 - Panorama das concepções pedagógicas nos nossos dias.

4 - Exemplos de correntes actuais da pedagogia: a) A pedagogia do trabalho; b) As atitudes não directivas; c) A pedagogia de grupo; d) A pedagogia institucional; e) O ensino individualizado.

5 - As diversas correntes pedagógicas à luz de condicionantes políticas, económicas e sociais.

6 - A situação das correntes pedagógicas dos nossos dias em Portugal.

7 - Prospectiva: a educação do futuro.

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem 1 - Introdução: 1.1 - Apresentação das linhas gerais do programa e da filosofia que lhe está subjacente.

1.2 - Pressupostos fundamentais: 1.2.1 - A estrutura do sujeito.

1.2.2 - As tarefas da aprendizagem e a sua estruturação.

1.2.3 - A interacção entre a estrutura do sujeito e a estrutura da tarefa.

2 - Estrutura do sujeito e desenvolvimento humano: 2.1 - Noções.

2.2 - Processos normalmente seguidos no seu estudo.

2.3 - Principais aspectos a considerar na estrutura do sujeito numa perspectiva desenvolvimentista, diferencial e globalizante.

2.4 - Fase etária e estádio: noção, distinção e legitimidade.

2.5 - Alguns modelos de desenvolvimento humano. Sua apreciação crítica.

Perspectivaactual.

3 - Psicologia da aprendizagem: tarefas a propor e sua estruturação: 3.1 - Desenvolvimento e aprendizagem. Natureza da aprendizagem.

3.2 - Tarefas da aprendizagem. Sua finalidade e diversidade.

3.3 - Algumas teorias da aprendizagem. Sua apreciação crítica. Perspectivas actuais.

3.4 - Estrutura do sujeito, estrutura da tarefa.

3.5 - Pré-requisitos da aprendizagem. Conceito de readiness.

4 - Interacção entre a estrutura do sujeito e a estrutura da tarefa no processo educativo: 4.1 - Natureza da interacção.

4.2 - Principais factores que intervêm nessa interacção.

4.3 - Acção educativa e relação educativa.

5 - Actividade didáctica e suas fases: 5.1 - Planificação.

5.2 - Interacção.

5.3 - Avaliação.

5.4 - Observação.

5.5 - Diagnóstico.

6 - Conclusões.

Noções de sociologia de educação A construção social da educação escolar 1 - A problemática social da educação escolar: 1.1 - A dimensão social da educação.

1.2 - Perspectivas sociológicas.

1.3 - A problemática social da educação escolar.

2 - Génese e institucionalização da educação escolar: 2.1 - A escola e as outras instâncias educativas.

2.2 - Características especiais da instituição escolar.

2.3 - A escolaridade universal, a intervenção crescente do Estado e o desenvolvimento da escola como instituição educativa.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT