Portaria n.º 1175/2010, de 16 de Novembro de 2010

Portaria n. 1175/2010

de 16 de Novembro

A Portaria n. 424 -B/2008, de 13 de Junho, alterada pela Portaria n. 106/2010, de 19 de Fevereiro, aprovou o Regulamento do Regime de Apoio aos Investimentos Produtivos na Aquicultura, no âmbito da Medida Investimentos Produtivos na Aquicultura, do eixo prioritário n. 2 do Programa Operacional Pesca 2007 -2013 (PROMAR), e estabelece no seu artigo 9. as taxas de apoio público para os projectos apresentados neste âmbito.

Verifica -se, porém, que a intensificaçáo da globalizaçáo dos mercados, aliado à integraçáo da economia portuguesa no espaço europeu, gerou um novo ambiente competitivo para as empresas do sector da transformaçáo e comercializaçáo de produtos da pesca e da aquicultura, exigindo das mesmas uma postura mais dinâmica, a fim de compensar as limitaçóes de um mercado doméstico pequeno e periférico.

Neste contexto, torna -se necessário apoiar estratégias empresariais orientadas para a internacionalizaçáo, pas-

sando a discriminar, de forma mais positiva, os investimentos cuja componente de exportaçáo é mais relevante.

Justifica -se, assim, a revisáo das taxas do apoio público e das majoraçóes previstas no artigo 9. da portaria em questáo, de molde a estimular níveis de crescimento e factores de dimensáo competitivos e sustentáveis, por via da criaçáo de valor para o sector e para a economia, através da exportaçáo de bens transaccionáveis, náo perdendo de vista a necessi-dade de apoiar a criaçáo de capital humano nas empresas.

Por outro lado, tem vindo igualmente a verificar -se que, diante do actual cenário de conjuntura de mercado adversa, as instituiçóes bancárias, por escassez de liquidez do sistema, vêem restringindo fortemente o acesso ao crédito, facto que limita a capacidade de execuçáo dos projectos por parte dos promotores, dificultando ou impossibilitando ainda a obtençáo pelos mesmos das garantias bancárias necessárias à percepçáo dos apoios a que se candidataram e que lhes foram atribuídos.

Esta circunstância dita, pois, a necessidade de alterar a natureza dos apoios prevista no artigo 10. do diploma

5194 em questáo, de modo que os mesmos passem a ser concedidos exclusivamente sob a forma de subsídio a fundo perdido.

Para além disso, a experiência na aprovaçáo e execuçáo de projectos de investimentos produtivos na aquicultura revelou que a estipulaçáo, no n. 1 do artigo 12. do respectivo Regulamento, de períodos restritos para a apresentaçáo de candidaturas tem vindo a criar dificuldades às comunidades piscatórias, atento o disposto no artigo 5., n. 1, do Decreto -Lei n. 81/2008, de 16 de Maio.

Essas dificuldades traduzem -se, concretamente, na necessidade por vezes sentida pelos promotores de realizarem despesas pressupostas pelo projecto durante o período em que se encontram legalmente impedidos de apresentar as respectivas candidaturas e, assim, garantirem a sua admissibilidade e consequente elegibilidade das despesas. Urge, pois, ultrapassar este constrangimento.

Sendo várias as alteraçóes a introduzir ao diploma em questáo, procede -se à sua integral republicaçáo.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, ao abrigo da alínea a) do n. 2 do artigo 3. do Decreto -Lei n. 81/2008, de 16 de Maio, alterado pelos Decretos -Leis n.os 128/2009, de 28 de Maio, e 37/2010, de 20 de Abril, o seguinte:

Artigo 1.

Alteraçóes ao Regulamento do Regime de Apoio aos Investimentos Produtivos na Aquicultura, aprovado pela Portaria n. 424 -B/2008, de 13 de Junho

Sáo alterados os artigos 6., 9., 10., 12. e 16. do Regulamento do Regime de Apoio aos Investimentos Produtivos na Aquicultura, aprovado pela Portaria n. 424 -B/2008, de 13 de Junho, alterado pela Portaria n. 106/2010, de 19 de Fevereiro, e que passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 6. [...]

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

j) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

l) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

m). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

n) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

o) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

p) Aquisiçáo ou adaptaçáo de embarcaçóes de serviço específicas para a actividade aquícola;

q) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

r) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

s) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

t) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

u) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

v) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 9.

[...]

1 - As taxas de apoio público para os projectos apresentados pelos promotores previstos na alínea b) do n. 1 do artigo 2. sáo as seguintes:

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - A taxa de apoio público para os projectos apresentados pelos promotores previstos na alínea a) do n. 1 do artigo 2. é de 35 %, à qual acrescem as seguintes majoraçóes:

a) 15 % nos projectos que visem a exportaçáo de, pelo menos, um terço da produçáo prevista;

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 10.

[...]

1 - Os apoios públicos revestem a forma de subsídio a fundo perdido.

a) (Revogada.)

b) (Revogada.)

c) (Revogada.)

2 - O limite máximo dos apoios públicos é de € 6 000 000.

3 - (Revogado.)

4 - (Revogado.)

Artigo 12.

[...]

1 - As candidaturas ao presente regime sáo apresentadas em qualquer altura nas direcçóes regionais de agricultura e pescas, adiante designadas por DRAP.

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 16.

[...]

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b)...

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