Portaria n.º 655/2018

Data de publicação03 Dezembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Marinha - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada

Portaria n.º 655/2018

O Dr. Raul Manuel Matias Moreira é o Diretor de Filatelia dos CTT desde 2005, ano em que, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial e do Dia Nacional do Mar, a Marinha e os CTT se associaram no lançamento da série de selos subordinados ao tema "Modernização da Marinha de Guerra", retratando um submarino, um navio de patrulha oceânico, um navio hidrográfico e um navio polivalente logístico.

Dando corpo às suas próprias palavras: "Não é possível pensar em Portugal sem que a mente nos transporte de imediato para o ruído do mar e a vista das ondas" e "Desde sempre, ou quase sempre, que o Mar foi protagonista da filatelia portuguesa", o Dr. Raul Moreira tem vindo a demonstrar grande simpatia e recetividade às propostas de associação dos CTT a relevantes eventos da Marinha, usualmente com origem na Academia de Marinha e na Comissão Cultural de Marinha.

Enquanto Diretor de Filatelia dos CTT, a sua permanente disponibilidade e empenho estão bem patentes na emissão dos selos alusivos aos "Observatório Real de Marinha", em 2009, "50 Anos do Instituto Hidrográfico", em 2010, "50 anos da Escola de Fuzileiros", em 2011, "Navios Sagres e Creoula", em 2012, "Portugal na WWI- NRP Adamastor", em 2017, e, mais recentemente, "História da Navegação à Vela".

Quanto a outras importantes emissões filatélicas, a colaboração ainda tem sido mais intensa nos últimos anos, com a emissão dos postais inteiros relativos aos "50 anos da Reserva Naval", em 2008, "75 anos da Escola Naval", em 2011 e "150 anos do Clube Militar Naval", em 2016, tendo em 2017 ocorrido dois, os "700 anos do diploma régio em que D. Dinis outorgou o título de Almirante a Manuel Pessanha" e o "Centenário da Aviação Naval".

No corrente ano, em que já houve acolhimento, por parte dos CTT, para outras peças filatélicas, já ocorreram três emissões e novos inteiros postais, nomeadamente a "Evocação do Caça Minas Augusto de Castilho", os"120 anos do Aquário Vasco da Gama" e o "Centenário da Base Naval no Alfeite", e, mais recentemente, um sobrescrito com carimbo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT