Portaria n.º 53/2019

Data de publicação10 Janeiro 2019
SectionSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 53/2019

Louvo, por proposta do Diretor do Instituto da Defesa Nacional, o Capitão-de-Mar-e-Guerra AN 26374 Daniel Filipe Silva Duarte, pela forma altamente prestigiante, muito empenhada e competente como vem exercendo, ao longo de mais de quatro anos, as funções de Assessor de Estudos do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Possuidor de notáveis qualidades pessoais e profissionais, de que se destacam os seus elevados dotes de caráter, sentido do dever e espírito de iniciativa, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Duarte desempenhou com notável proficiência todas as funções que lhe têm sido atribuídas, afirmando-se como um muito valioso colaborador da direção do Instituto da Defesa Nacional e uma inestimável mais-valia para a prossecução dos seus objetivos.

Oficial experiente, dotado de uma sólida cultura militar e elevada capacidade de planeamento e organização, desenvolveu um trabalho de muito elevado mérito, desde logo, na organização e coordenação dos Cursos de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva. Neste âmbito, constituiu uma grande mais-valia para a consecução dos objetivos destes cursos a forma muito competente e pró-ativa como acompanhou todas as atividades programadas, o elevado dinamismo que induziu na fase prática dos trabalhos de grupo e o modo eficiente como soube sempre promover um excelente ambiente entre os auditores destes cursos.

Paralelamente, desenvolveu um trabalho de extraordinária valia no âmbito da Educação para a Cidadania, designadamente no âmbito da implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, junto do sistema educativo nacional, seja no apoio ao planeamento de agrupamentos de escolas dos ensinos básico e secundário em matéria de programação de atividades relacionadas com o Referencial, seja no quadro da formação certificada de professores que o IDN ministra em coordenação com a Direção-geral da Educação, seja ainda no domínio da assessoria prestada na área da segurança e defesa aos professores envolvidos na implementação deste projeto.

Neste contexto, merece particular destaque a forma superior como coordenou com os Ramos das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança a elaboração do E-Book sobre segurança e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT