Portaria n.º 389/2016

Data de publicação10 Novembro 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 389/2016

Louvo o Coronel de Artilharia, NIM 109177683, Manuel Maria Barreto Rosa pela forma altamente meritória e competente com que desempenhou o cargo de Conselheiro Militar no Núcleo do Comité Político e de Segurança (COPS) da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), no período compreendido entre 1 de outubro de 2013 e 30 de setembro de 2016, nomeadamente as funções de delegado nacional no Grupo Político-Militar, Grupo de Capacidades UE-OTAN, Comité Especial ATHENA, Centro de Satélites da União Europeia e Colégio Europeu de Segurança e Defesa e Ex-UEO.

Oficial de elevadíssima craveira, o Coronel Barreto Rosa revelou um conjunto de excecionais qualidades e virtudes militares e um permanente sentido de defesa do interesse nacional no desempenho do diversificado leque de tarefas que exerceu ao longo da comissão de serviço na REPER. Às qualidades e virtudes militares alia um conjunto de qualidades humanas, em particular a sua integridade de caráter, correção e afabilidade, que garantiram o respeito e a amizade de todos quantos com ele privaram.

No exercício destas funções, merecem destaque a sua participação nos trabalhos de preparação e acompanhamento das conclusões do Conselho Europeu de dezembro de 2013, o primeiro inteiramente dedicado à Defesa, bem como a preparação das reuniões formais e informais de Ministros da Defesa e dos Diretores de Política de Defesa da União Europeia, além do aconselhamento dos Representantes Permanentes junto do COPS relativamente ao lançamento das operações EUNAVFORMED Operação Sophia e EUFOR RCA, bem como de outras matérias inscritas na agenda do Comité Político e de Segurança da União Europeia. De referir, ainda, a sua valiosíssima participação como representante nacional no Grupo de Amigos da Presidência que elaborou o plano de ação para a estratégia de segurança marítima e o acompanhamento dos trabalhos da Agência Europeia de Defesa.

O nível de desempenho evidenciado pelo Coronel Barreto Rosa nas variadíssimas e importantes funções que lhe foram cometidas apenas foi possível devido à sua competência profissional, capacidade de organização...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT