Portaria n.º 248/2020

Data de publicação20 Outubro 2020
ELIhttps://data.dre.pt/eli/port/248/2020/10/20/p/dre
SeçãoSerie I
ÓrgãoAdministração Interna

Portaria n.º 248/2020

de 20 de outubro

Sumário: Estabelece o valor das taxas a cobrar pela aprovação do plano de segurança de transporte, pela prestação de serviços de escolta e certificação do registo de armas e munições embarcadas e desembarcadas.

O regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada armada a bordo de navios que arvorem a Bandeira Portuguesa e que atravessem áreas de alto risco de pirataria, previsto no Decreto-Lei n.º 159/2019, de 24 de outubro, por forma a assegurar a efetiva capacidade de proteção dos navios, prevê que os armadores dos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa podem, desde que atravessem áreas de alto risco de pirataria, contratar empresas de segurança privada para a prestação de serviços de segurança a bordo, com recurso a armas e munições consideradas, do ponto de vista técnico, adequadas ao propósito de proteção sem descurar os mecanismos de segurança pública necessários.

Para esse efeito, as empresas que detenham alvará atribuído podem adquirir, importar, exportar e transferir as armas e munições, previstas naquele decreto-lei, mediante autorização da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP). As armas e as munições adquiridas pelas empresas de segurança a bordo ou pelas entidades formadoras para além de registo ficam à guarda da PSP.

Existe também intervenção da PSP através da aprovação do plano de segurança de transporte terrestre das armas e munições, da realização da escolta a este transporte, bem como da certificação do registo de embarque, com a aposição do selo de segurança, e desembarque.

Ao exercício da atividade de segurança a bordo aplica-se a Lei n.º 5/2006, de 23 de fevereiro, na sua redação atual, e respetiva regulamentação, em tudo o que não estiver regulado naquele decreto-lei e na respetiva regulamentação. Importa assim, nos termos das alíneas b), e), f) e g) do n.º 1 e do n.º 3 do artigo 52.º do Decreto-Lei n.º 159/2019, de 24 de outubro, fixar o valor a pagar pelos serviços prestados pela PSP no âmbito deste regime.

A presente portaria procede assim à previsão das taxas aplicáveis aos serviços prestados pela PSP no âmbito daquele diploma, designadamente pela aprovação do plano de segurança de transporte, pela prestação de serviços de escolta e certificação do registo de armas e munições embarcadas e desembarcadas, pela emissão do certificado de registo das armas da classe A e pela emissão da autorização da aquisição, importação, exportação ou transferência de armas e munições.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT