Portaria n.º 212/2016

Data de publicação15 Julho 2016
SectionSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 212/2016

Louvo o Capitão-tenente engenheiro naval de armas e eletrónica (EN-AEL) (NII 20991) Bruno José Bergano Pica, pelas excecionais qualidades técnico-profissionais e virtudes militares evidenciadas no desempenho das suas funções na delegação da Missão da Construção dos Submarinos (MCSUB) em Kiel, Alemanha, no período de 16 de novembro de 2004 a 31 de outubro de 2010.

Durante o exercício da sua comissão de serviço desempenhou as funções de oficial adjunto para as áreas de armas e propulsão e energia, tendo a sua ação sido continuamente pautada pelo desejo de bem servir, refletida na elevada qualidade dos trabalhos realizados e na importante função de assessoria, ambos resultantes dos conhecimentos técnicos que evidenciou. Nos últimos três anos geriu com elevada proficiência a execução do contrato de aquisição de torpedos, onde a sua meritória ação foi reconhecida pelo fornecedor e trouxe claras vantagens à Marinha na otimização do objeto de fornecimento.

Ao longo do período em apreço, o engenheiro Bergano Pica evidenciou ainda um conjunto de aptidões e um padrão de desempenho profissional do mais elevado nível, patenteou uma grande competência no desenvolvimento de estudos de soluções técnicas nas suas áreas de responsabilidade com vista à resolução dos inúmeros problemas com que o projeto se deparou, contribuindo ainda de forma significativa para a construção das infraestruturas de apoio aos submarinos da 5.ª Esquadrilha.

De salientar ainda a sua total e permanente disponibilidade para fazer face às crescentes solicitações do projeto com prejuízo da sua vida familiar, envolvendo constantes deslocações caracterizadas por uma vasta diversidade geográfica e, por vezes, de longa duração.

Já em Portugal, o engenheiro Bergano Pica coordenou e conduziu grande parte das ações conducentes à realização da prova contratual de lançamento dos torpedos Black Shark, passando pela receção qualitativa e quantitativa do material...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT