Portaria n.º 181/2021

Data de publicação05 Maio 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Gabinete do Ministro

Portaria n.º 181/2021

Sumário: Concessão de Medalha de Serviços Distintos, grau prata, ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Jorge Gomes Lopes.

Louvo, por proposta do diretor-geral de Política de Defesa Nacional, o 25986, Capitão-de-Mar-e-Guerra de Marinha Paulo Jorge Gomes Lopes, pela forma extraordinariamente competente e empenhada como desempenhou, entre 3 de outubro de 2016 e 24 de abril de 2021, as funções de gestor dos Programas-Quadro da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) com Angola e Cabo Verde, que lhe foram atribuídas na Direção de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa (DCD) da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN).

Neste período, o comandante Gomes Lopes revelou extraordinária dedicação e competência no planeamento, concretização e coordenação das múltiplas necessidades que se colocaram às assessorias militares naqueles dois países, conferindo grande atenção no que respeita à respetiva segurança e bem-estar, garantindo uma excelente capacidade de resposta em áreas sensíveis e relevantes da CDD.

Militar sereno e discreto, com elevado espírito de missão, o comandante Gomes Lopes muito contribuiu para a boa execução da política de CDD, procurando sempre soluções que permitissem harmonizar as necessidades e expectativas dos parceiros angolanos e cabo-verdianos com as capacidades e recursos nacionais, num quadro muito particular em matéria de recursos disponíveis.

Na sua ação, o comandante Paulo Gomes Lopes relacionou-se de forma extraordinariamente positiva com um vasto conjunto de interlocutores, nacionais e estrangeiros, para o que muito contribuíram as suas qualidades pessoais, tendo sempre presente a defesa do interesse público, constituindo-se assim como um colaborador muito válido da DCD.

Neste período, importa destacar, a título exemplificativo, o impacto que o seu contributo teve em processos muito relevantes para esta cooperação, como foram a elaboração e negociação do Contrato-Programa para o Ensino e Formação de Militares Angolanos nos Estabelecimentos de Ensino Militar e Não Militar em Portugal, celebrado entre os Ministérios da Defesa Nacional de Portugal e de Angola, bem como o desenvolvimento do projeto de cooperação trilateral no domínio da Defesa, que se encontra em curso, envolvendo Portugal, Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo.

De referir, ainda, que o comandante Paulo Gomes Lopes assumiu, já no final da sua presença na DGPDN, a responsabilidade de substituir o diretor de serviços da DCD, de forma cumulativa e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT