Portaria n.º 137/2016 - Diário da República n.º 93/2016, Série I de 2016-05-13

FINANÇAS Portaria n.º 137/2016 de 13 de maio A nova redação do artigo 63.º -A da lei geral tributária torna necessário efetuar alterações ao modelo de declara- ção previsto n.º 2 do artigo 63.º -A da LGT, aprovado pela Portaria n.º 1066/2009, de 18 de setembro.

Nesta declaração devem ser comunicados os envios de fundos e as transferências que tenham como destinatário entidade localizada em país, território ou região com re- gime de tributação privilegiada mais favorável que não sejam relativas a pagamentos de rendimentos sujeitos a algum dos regimes de comunicação para efeitos fiscais já previstos na lei ou operações efetuadas por pessoas coletivas de direito público.

O n.º 2 do artigo 63.º -A da lei geral tributária, para além da obrigação de comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) pelas instituições de crédito e sociedades financeiras, passou também a consagrar esta obrigação para as demais entidades que prestem serviços de pagamento.

A atual redação deste número aumenta ainda a abrangência das operações obrigadas a comunicação, passando a incluir os envios de fundos.

O n.º 6 do mesmo artigo estende a obrigação de comu- nicação às operações financeiras efetuadas através das respetivas sucursais localizadas fora do território portu- guês ou de entidades não residentes com as quais exista uma situação de relações especiais, nos termos do n.º 4 do artigo 63.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas.

Assim: Manda o Governo, pelo Secretário de Estado dos As- suntos Fiscais, nos termos dos n. os 2 e 6 do artigo 63.º -A da lei geral tributária, aprovada pelo Decreto -Lei n.º 398/98, de 17 de dezembro, o seguinte: Artigo único 1 — É aprovado o novo modelo de declaração e respe- tivas instruções, designado por Declaração de Operações Transfronteiras (Modelo 38), para cumprimento da obri- gação referida nos n. os 2 e 6 do artigo 63.º -A da lei geral tributária. 2 — A declaração a que se refere o número anterior deve ser apresentada, por transmissão eletrónica de dados, para a comunicação de operações relativas a transferências e envios de fundos efetuados a partir de 1 de janeiro de 2015 e anos seguintes.

O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando António Portela Rocha de Andrade, em 28 de abril de 2016. 06 04 03 02 01 ANO CÓDIGO DO SERVIÇO DE FINANÇAS DA SEDE OU DOMICÍLIO FISCAL 3 4 5 DADOS DA DECLARAÇÃO 2 NUMERO DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL DO CONTABILISTA CERTIFICADO 1 NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL DO...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT