Portaria n.º 208/2009, de 23 de Fevereiro de 2009

Portaria n. 208/2009

de 23 de Fevereiro

As alteraçóes do contrato colectivo de trabalho entre a ASCOOP - Associaçáo das Adegas Cooperativas do Centro e Sul de Portugal e a FETESE - Federaçáo dos Sindicatos dos Trabalhadores de Serviços e outro, publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego, n. 32, de 29 de Agosto de 2008, abrangem as relaçóes de trabalho entre adegas e unióes que exerçam a actividade industrial de produçáo e comercializaçáo de vinho e trabalhadores ao seu serviço representados pelas associaçóes que as outorgaram.

As associaçóes subscritoras da convençáo requereram a extensáo das alteraçóes às relaçóes de trabalho entre empregadores náo representados pela associaçáo de empregadores outorgante e trabalhadores ao seu serviço filiados nas associaçóes sindicais subscritoras e que, no território nacional, se dediquem à mesma actividade.

A convençáo actualiza a tabela salarial. O estudo de avaliaçáo do impacte da extensáo da tabela salarial teve por base as retribuiçóes efectivas praticadas no sector abrangido pela convençáo, apuradas pelos quadros de pessoal de 2006 e actualizadas com base no aumento percentual médio das tabelas salariais das convençóes publicadas em 2007. Os trabalhadores a tempo completo do sector abrangido pela convençáo, com exclusáo dos aprendizes, dos praticantes e do residual (que inclui o ignorado), sáo 1606, dos quais 651 (40,5 %) auferem retribuiçóes inferiores às convencionais, sendo que 105 (6,5 %) auferem retribuiçóes inferiores às convencionais em mais de 11,3 %.

Sáo as empresas do escaláo entre 21 e 50 trabalhadores que empregam o maior número de trabalhadores com retribuiçóes inferiores às convencionais.

A convençáo actualiza, ainda, outras prestaçóes de conteúdo pecuniário, nomeadamente o subsídio de turno, o abono para falhas e o subsídio de refeiçáo, com acréscimos de, respectivamente, 10 %, 8,5 % e 12,9 %. Náo se dispóe de dados estatísticos que permitam avaliar o impacte destas prestaçóes. Considerando a finalidade da extensáo e que as mesmas prestaçóes foram objecto de extensóes anteriores, justifica -se incluí -las na extensáo.

O grupo IX da tabela A («Serviços administrativos e auxiliares») e os grupos L e M da tabela B («Trabalhadores de armazém»), ambas constantes do anexo III da

convençáo, prevêem retribuiçóes inferiores à retribuiçáo mínima mensal garantida em vigor para o ano de 2009. No entanto, a retribuiçáo mínima mensal garantida pode ser objecto de reduçóes relacionadas com o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT