Portaria n.º 1487/2008, de 19 de Dezembro de 2008

Portaria n. 1487/2008

de 19 de Dezembro

O Decreto -Lei n. 122/2007, de 27 de Abril, diploma que aprova o regime de acçáo social complementar dos trabalhadores da administraçáo directa e indirecta do Estado estabelece, no seu n. 3 do artigo 2., que o regime dos benefícios sociais é definido em portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administraçáo Pública.

O regime de atribuiçáo dos subsídios de frequência de creche e de educaçáo pré -escolar que ora se consagra assenta em dois pressupostos essenciais: o enquadramento das situaçóes abrangidas pelos vários regimes de acçáo social complementar vigentes nos vários serviços sociais e a diferenciaçáo positiva dos beneficiários em funçáo dos rendimentos, da composiçáo e da dimensáo do agregado familiar. Com base nestes pressupostos, pretende -se propiciar um maior benefício às famílias de mais escassos recursos ou com agregado familiar mais numeroso.

Procedeu -se ainda à eliminaçáo dos escalóes existentes que náo comportavam limite de rendimentos para atribuiçáo dos subsídios, permitindo assim uma melhor e mais racional distribuiçáo dos recursos disponíveis pelas famílias mais carenciadas.

Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n. 23/98, de 26 de Maio;

Assim:

Nos termos do n. 3 do artigo 2. do Decreto -Lei

n. 122/2007, de 27 de Abril, manda o Governo, pelo Ministro de Estado e das Finanças, o seguinte:

Artigo 1.

1 - É aprovado o Regulamento dos Subsídios de Frequência de Creche e de Educaçáo Pré -Escolar, em anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

2 - Tendo em vista a avaliaçáo do impacte da aplicaçáo da presente portaria e seu Regulamento, os SSAP devem apresentar ao membro do Governo competente um relatório circunstanciado da execuçáo dos primeiros 12 meses, contados a partir da data da sua entrada em vigor.

Artigo 2.

Entrada em vigor e produçáo de efeitos

A presente portaria entra em vigor no 1. dia útil seguinte ao da sua publicaçáo no O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em 15 de Dezembro de 2008.

REGULAMENTO DO SUBSÍDIO DE FREQUêNCIA DE CRECHE E DE EDUCAÇÁO PRÉ -ESCOLAR

Artigo 1.

Objecto e âmbito

O presente Regulamento define as condiçóes e formas de apoio a prestar pelos Serviços Sociais da Administraçáo Pública (SSAP) aos seus beneficiários, no âmbito das despesas por estes suportadas com o acompanhamento e educaçáo de crianças desde os três meses de idade até ao ingresso no ensino básico.

Artigo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT