Portaria n.º 1628/2007, de 28 de Dezembro de 2007

Portaria n. 1628/2007

de 28 de Dezembro

Nos termos da Lei n. 47/2006, de 28 de Agosto, que define o regime de avaliaçáo, certificaçáo e adopçáo dos manuais escolares dos ensinos básico e secundário, bem como os princípios e objectivos a que deve obedecer o apoio sócio -educativo relativamente à aquisiçáo e empréstimo de manuais escolares, e do artigo 15. do Decreto -Lei n. 261/2007, de 17 de Julho, que a regulamenta, cumpre definir os procedimentos para a adopçáo formal e a divulgaçáo da adopçáo dos manuais escolares a seguir pelos agrupamentos de escolas e pelas escolas náo agrupadas.

Foram ouvidas as entidades representativas dos editores e livreiros.

Assim:

Nos termos do disposto nos artigos 20. da Lei n. 47/2006, de 28 de Agosto, e 15. do Decreto -Lei n. 261/2007, de 17 de Julho:

Manda o Governo, pela Ministra da Educaçáo, o seguinte:

Artigo 1.

Objecto

A presente portaria define os conceitos e os procedimentos para a adopçáo formal e divulgaçáo da adopçáo dos manuais escolares a seguir pelos agrupamentos de escolas e pelas escolas náo agrupadas, nos termos do artigo 20.

da Lei n. 47/2006, de 28 de Agosto, e do artigo 15. do Decreto -Lei n. 261/2007, de 17 de Julho.

Artigo 2.

Certificaçáo

Os agrupamentos de escolas e as escolas náo agrupadas só podem proceder à adopçáo de manuais certificados ou cuja disciplina ou área curricular tenha sido, nos termos da lei ou de norma regulamentar, excepcionada do procedimento de certificaçáo.

Artigo 3.

Competência para a adopçáo

A adopçáo dos manuais escolares é da competência do órgáo de coordenaçáo e orientaçáo educativa dos agrupamentos de escolas e das escolas náo agrupadas, sob proposta dos departamentos curriculares em que se integre a respectiva disciplina ou área curricular, e no respeito pela liberdade e autonomia dos agentes educativos, designadamente na apreciaçáo, selecçáo e utilizaçáo destes recursos didáctico-pedagógicos.

Artigo 4.

Decisáo de náo adopçáo

O órgáo de coordenaçáo e orientaçáo educativa dos agrupamentos de escolas e das escolas náo agrupadas pode náo proceder à adopçáo de manuais escolares, devendo comunicar os fundamentos da decisáo ao serviço responsável pela coordenaçáo pedagógica e curricular do Ministério da Educaçáo.

Artigo 5.

Adopçáo e aquisiçáo facultativa

Sempre que, nos termos do artigo 36. da Lei n. 47/2006, de 28 de Agosto, e do artigo 17. do Decreto -Lei n. 261/2007, de 17 de Julho, seja determinada a adopçáo facultativa ou a aquisiçáo facultativa de manuais escolares, os agrupamentos de escolas e as escolas náo agrupadas, através dos órgáos de gestáo e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT