Portaria n.º 925/87, de 04 de Dezembro de 1987

Portaria n.º 925/87 de 4 de Dezembro O Decreto-Lei n.º 165/85, de 16 de Maio, instituiu o novo regime de formação profissional em cooperação entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e as diversas entidades do sector público, privado ou cooperativo que pretendam desenvolver acções de formação profissional.

Uma das formas de promoção da formação profissional em cooperação consiste na celebração de protocolos através dos quais são criados centros de formação profissional com a finalidade de responder às necessidades permanentes de formação num ou vários sectores da economia.

Considerando o disposto no artigo 32.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 165/85, de 16 de Maio, procedeu-se à adaptação do respectivo protocolo ao regime jurídico instituído por aquele diploma legal.

Por força das referidas disposições legais, torna-se agora necessário dotar o Centro de personalidade jurídica, mediante a respectiva homologação.

Nestes termos, ao abrigo do disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 165/85, de 16 de Maio: Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Emprego e da Segurança Social, o seguinte: 1.º É homologado o protocolo que criou o Centro de Formação Profissional para o Sector das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM), outorgado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Associação Nacional das Indústrias de Madeira.

  1. O texto do protocolo, devidamente adaptado ao regime do Decreto-Lei n.º 165/85, por força do disposto no seu artigo 32.º, é publicado em anexo a esta portaria.

Ministério do Emprego e da Segurança Social.

Assinada em 17 de Novembro de 1987.

Pelo Ministro do Emprego e da Segurança Social, António José de Castro Bagão Félix, Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional.

Adaptação do protocolo do Centro de Formação Profissional para o Sector das Indústrias da Madeira e Mobiliário O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Nacional das Indústrias da Madeira (ANIM) adaptam o protocolo que criou o Centro de Formação Profissional, de harmonia com as cláusulas seguintes: CAPÍTULO I Disposições gerais I Denominação O Centro Protocolar adapta a designação de Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM).

II Natureza e atribuições 1 - O Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, de ora avante designado por Centro, é um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.

2 - São atribuições do Centro promover actividades de formação profissional para valorização dos recursos humanos no sector.

III Destinatários A frequência do Centro é facultada, por ordem de prioridades: a) Aos empresários e trabalhadores das empresas associadas da ANIM; b) Aos candidatos às profissões que se enquadrem no âmbito do sector de actividade do segundo outorgante; c) Aos empresários e trabalhadores do sector das madeiras e mobiliário, ainda que não membros da Associação outorgante; d) Aos dirigentes e trabalhadores da entidade outorgante ou indicados pelo IEFP.

IV Âmbito e duração O Centro exerce a sua competência no território continental e durará por tempoindeterminado.

V Sede e delegações O Centro tem a sua sede no Porto e pode criar as delegações que se mostrarem comprovadamente necessárias.

CAPÍTULO II Estrutura orgânica VI Órgãos A estrutura orgânica do Centro compreende os seguintes órgãos: a) O conselho de administração; b) O director; c) O conselho técnico-pedagógico; d) A comissão de fiscalização.

SECÇÃO I Do conselho de administração VII Composição 1 - O conselho de administração é constituído por quatro elementos, sendo dois em representação do IEFP e dois em representação do segundo outorgante.

2 - O presidente do conselho de administração do Centro é, necessariamente, um dos representantes do primeiro outorgante e, nas suas faltas ou impedimentos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT