Portaria n.º 402/2007, de 10 de Abril de 2007

Portaria n.o 402/2007

de 10 de Abril

A Portaria n.o 1147/2001, de 28 de Setembro, alterada pela Portaria n.o 1301-A/2002, de 28 de Setembro, aprovou o Regulamento do Transporte de Doentes, que atribuiu ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a competência para a vistoria das ambulâncias e emissáo do respectivo certificado.

O mesmo Regulamento isenta de alvará para o exercício da actividade de transporte de doentes as associaçóes ou corpos de bombeiros, bem como as delegaçóes da Cruz Vermelha Portuguesa. Náo obstante, as ambulâncias destas entidades estáo sujeitas a licenciamento pela Direcçáo-Geral de Viaçáo, ou pelo organismo que lhe venha a suceder nas suas atribuiçóes, o que só pode verificar-se depois de vistoriadas pelo INEM.

Desta forma, importa proceder à clarificaçáo dos procedimentos a adoptar no âmbito da vistoria de ambulâncias.

Aproveita-se o ensejo para proceder à redefiniçáo do número de tripulantes das ambulâncias de socorro de acordo com as boas práticas, internacionalmente definidas, e a análise de custo/benefício.

Por outro lado, é necessário proceder a uma adequaçáo de alguns anexos à definiçáo legal dos actos permitidos aos tripulantes de ambulância de socorro dos quais se excluem os actos de realizaçáo obrigatória por médicos ou enfermeiros.

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.o 2 do artigo 6.o do Decreto-Lei n.o 38/92, de 28 de Março:

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e da Administraçáo Interna e da Saúde, o seguinte:

  1. o Nos n.os 1.4 e 3.6 do Regulamento do Transporte de Doentes, aprovado pela Portaria n.o 1147/2001, de 28 de Setembro, alterada pela Portaria n.o 1301-A/2002, de 28 de Setembro, onde se lê «certificado de alvará» deve ler-se «certificado de vistoria».

  2. o Os n.os 10, 10.1, 10.2, 25.1 e 25.3 do Regulamento do Transporte de Doentes passam a ter a seguinte redacçáo:

    10 - O licenciamento das ambulâncias é da competência da Direcçáo-Geral de Viaçáo, na sequência de vistoria realizada pelo INEM, que emite o respectivo certificado de vistoria.

    10.1 - No caso de ambulâncias pertencentes às entidades referidas no n.o 1.3 o certificado de vistoria fica sujeito ao pagamento de 25% da taxa prevista na alínea b)don.o 3.6.

    10.2 - A vistoria de ambulâncias pertencentes a outras entidades faz-se no âmbito do processo previsto no n.o 3.6.

    25.1 - A tripulaçáo das ambulâncias de socorro é constituída por dois elementos, sendo um simultaneamente o condutor.

    25.3 - O outro elemento deve ter, pelo menos, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT