Portaria n.º 169/78, de 29 de Março de 1978

Portaria n.º 169/78 de 29 de Março O progressivo aumento das componentes do custo dos transportes tem originado para o erário público um crescente grau de encargos traduzidos em subsídios a empresas do sector para cobertura dos respectivos deficits de exploração.

A actual situação de austeridade do País obriga à presente revisão do sistema tarifário com vista a uma diminuição daqueles deficits. A par do aumento tarifário agora introduzido, procura-se promover condições menos gravosas para o utente sistemático dos transportes públicos, através, nuns casos, da consagração do sistema de passes sociais e, noutros casos, da manutenção, a título transitório, de assinaturas com descontos, sempre com vantagem para aquele tipo de utente.

A política de implementação dos passes sociais conhece agora um importante avanço com a entrada em vigor, nas redes urbanas da Carris, dos Serviços de Transportes Colectivos do Porto e nas carreiras fluviais da Transtejo, de um passe para a terceira idade, na sequência da crescente preocupação do Governo relativamente aos problemas sócio-económicos deste estrato da população.

Outra inovação consiste no lançamento de um passe semanal turístico para vigorar na rede urbana da Carris.

Finalmente, à semelhança da prática já existente no Metropolitano, são criados nas cidades de Lisboa e Porto bilhetes pré-comprados, adquiridos em cadernetas, com desconto relativamente ao bilhete simples.

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros dos Transportes e Comunicações e do Comércio e Turismo, o seguinte: 1.º São aprovadas as tarifas que a seguir se indicam para os diferentes serviços de transportecolectivo: 1 - Região de Lisboa 1.1 - Bilhetes simples e pré-comprados: 1.1.1 - Companhia Carris de Ferro de Lisboa: Autocarros: (ver documento original) Eléctricos: (ver documento original) Elevadores - Bilhete simples ... 2$50 1.1.2 - Metropolitano: Bilhete simples ... 7$50 Pré-comprado (ver nota a) ... 5$00 Bilhete de correspondência com as carreiras da empresa Joaquim Jerónimo, Lda. (ver nota b) ... 10$00 (nota a) Cadernetas de dez bilhetes pré-comprados - 50$00.

(nota b) Simultaneamente à entrada em vigor do aumento tarifário da empresa Joaquim Jerónimo, Lda., será criado para esta, em substituição do bilhete de correspondência, um bilhete pré-comprado no valor de 10$00 (em cadernetas de dez bilhetes no valor de 100$00), que poderá ser utilizado em conjugação com o bilhete pré-comprado do Metropolitano.

1.1.3 -...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT