Louvor n.º 671/2008, de 28 de Outubro de 2008

Louvor n. 671/2008

Louvo o 1. Batalháo de Infantaria Pára -quedista da Brigada de Reacçáo Rápida pela forma altamente honrosa e brilhante como os militares constantes na relaçáo anexa cumpriram a sua missáo como Força de Reacçáo Rápida (Quick Reaction Force), no quadro da International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operaçóes (TO) do Afeganistáo, e pela forma como cumpriram todas as operaçóes e tarefas atribuídas, revelando nesses actos excepcionais qualidades militares e evidenciando dotes e virtudes de natureza extraordinária.

Esta Força Nacional Destacada, constituída por Comando e Secçáo de Comando, Destacamento de Apoio de Serviços e pela 11.ª Companhia de Atiradores Pára -quedistas, atribuída sob controlo operacional do Comando da ISAF (COMISAF), desenvolveu a sua actividade no TO do Afeganistáo entre 29 de Agosto de 2006 e 28 de Fevereiro de 2007, evidenciando -se desde o principio pela sua disponibilidade, flexibilidade de emprego e altos padróes de actuaçáo na conduçáo das missóes e tarefas que lhe foram atribuídas, destacando -se, destas, as seguintes:

A Operaçáo em Kandahar, onde, recém -chegados ao Teatro e durante um mês, garantiram a "segurança do perímetro do Aeroporto de Kandahar", tiveram a seu cargo a responsabilidade de detectar e dissuadir ameaças físicas, como as aproximaçóes de insurgentes, o lançamento de rockets e de granadas de morteiro, assim como o seu local de origem, tendo a sua actuaçáo merecido os mais rasgados elogios verbais e escritos do Comando do Aeroporto de Kandahar, realçando o seu profissionalismo, elevada competência, prontidáo e eficácia alcançada.

A Operaçáo Wiconda Oqab, no Comando Regional West, mais especificamente na província de Farah. Projectados a partir de 23 de Outubro, e após terem sido transportados por via aérea 125 homens e 22 viaturas, em 29 Outubro, toda a 11.ª Companhia de Pára -quedistas, reforçada com elementos do Destacamento de Apoio de Serviços, estava em Herat. Parte do Destacamento de Apoio de Serviços e alguns materiais foram helitransportados de Herat para Farah, enquanto a restante parte da força, com os equipamentos e as cargas respectivas, efectuou esse deslocamento por via terrestre, tendo sido necessárias 4 viagens para tudo e todos estarem prontos em Farah. Nessa província efectuaram 3 operaçóes: a Operaçáo OQAB 3, em que realizaram o cerco em Bakwa e Delaram, permitindo que o Exército Afegáo efectuasse as buscas no interior das mesmas; a Operaçáo OQAB 1, de patrulhamento dos itinerários principais da província de Farah e a Operaçáo OQAB 7, em que, em conjunto com a QRF Espanhola e Italiana, realizaram o cerco a Bala Baluk, apoiando a montagem de Postos de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT