Louvor n.º 405/2017

Data de publicação03 Novembro 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete da Ministra

Louvor n.º 405/2017

Louvo o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (COMETLIS) pela forma empenhada e competente como tem, ao longo dos seus 150 anos, garantido a segurança e proteção dos cidadãos e dos seus bens, em especial em eventos de grande dimensão nacional e internacional de âmbito político, social, cultural e desportivo, realizados na sua área de competência, com enorme impacto na imagem do País.

Constituindo-se como uma unidade da Polícia de Segurança Pública de referência nacional e internacional na aplicação operacional do conhecimento e doutrina inovadores no âmbito da segurança e ordem pública, tem o COMETLIS contribuído para a evolução de métodos e teorias da gestão e controlo de multidões em acontecimentos de grande dimensão onde as condições de segurança são determinantes.

Salientam-se assim os eventos desportivos, em particular os jogos de futebol de risco elevado, os concertos e festivais musicais, eventos sociais de dimensão internacional como a Web Summit, as cerimónias de âmbito político e reuniões promovidas por instituições nacionais e internacionais, e ainda as cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República Dr. Mário Soares. Estes eventos, que contaram com a presença de um elevado número de pessoas e uma alargada visibilidade para o País, exigiram ao COMETLIS um intenso e permanente empenhamento e disponibilidade de todas as suas subunidades territoriais, bem como capacidade de planeamento e de mobilização operacional que contribuíram decisivamente para que os mesmos decorressem com serenidade.

Tendo presente o contexto de risco, de imprevisibilidade e de condicionalismos de vária ordem, o desempenho dos polícias deste Comando tem sido determinante para criar e garantir as condições de segurança à realização dos mais variados acontecimentos, só possível face à capacidade de planeamento, organização, coesão, envolvimento e qualidades de bravura e coragem evidenciadas pelo seu efetivo.

Determinado a enfrentar os desafios no futuro e determinado na melhoria da qualidade do serviço prestado, tem apostado na ação dos seus polícias e dos meios que dispõe, para melhor responder às muitas necessidades da população, prosseguindo os programas especiais de proximidade, em particular os dirigidos às crianças, aos idosos, aos turistas, bem como aos estudantes e comerciantes.

Garantindo a segurança das instalações de embaixadas estrangeiras, dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT